Obras de Tatyana Mikheyeva

Peço perdão pelo longo silêncio que já virou praxe, mas a vida anda dando suas pequenas voltas. A pior foi queimar o HD e estar sem meus LPs e CDs por alguns meses. Mas este não é o caso da compositora de hoje, que estava no meu mp3 player todo o tempo. Seu nome é Tatyana Mikheyeva (lê-se Mirreieva), cazaque, nascida em 1962 em Talgar, no sul do Cazaquistão, próximo a antiga capital Almaty, já na fronteira com a República Quirguiz. Estudou no Conservatório de Música justamente de Almaty, mas quando estive lá, o pessoal do conservatório não sabia quem era (ou fizeram pouco esforço para lembrar, já que eu disse que ela estava em Moscou agora. Parece também que já chegou a dar uma passada pelo Festival Música Nova, em Santos.

Deixando de lado o blá, blá, blá biográfico de quem nada sabe da vida da moça, sua música é muito interessante. Não que seja profundamente revolucionária. Está mais para um crossover, cheio de elementos folclóricos e improvisação jazzística, mas tendendo tudo a caminhar em direção à música clássica, embora, frequentemente, com mais soltura (que é o que me pega aqui). Boa parte das peças são cantadas, mas não é nada que lembre canto lírico. Tem tudo isso, no entanto, uma força magnífica, uma preocupação expressiva bem peculiar e uma harmonização de diversos elementos que me chamam a atenção. Basicamente, não é uma revolução, mas me soa muito singular.

Coloquei tudo que tenho dela aqui (e tudo vêm do Classical Archives). Eu, particularmente, gosto muito da “Morning Mountain Music for Voice, Piano, Cello and Small Ensemble” e me divirto muito com várias partes do Réquiem (ainda que, às vezes, ela exagere um pouquinho no sintetizador).

Boa diversão!!

Tatyana Mikheyeva
(1962- )

01 – Archaic Canons for Cello, Voices, Choir and Phonograph
02 – Moonlight Woman for Flute, Alto Flute and Percussion
03 – Morning Mountain Music for Voice, Piano, Cello and Small Ensemble
04 – Music for the Pregnant for Voice and Synthesizer
05 – Music in the Dark for two Pianos, Percussion and Phonograph
06 – The Prophecy of Yahavi’ for Voice, Percussion and Sea Wave

Requiem in Memory of Dmitry Pokrovsky
07 I. Great Devastation
08 II. Trisna
09 III. Voices of Ancestors
10 IV. Krada
11 V.  Lullaby of Iriy

Dmitry Cheglakov, cello (faixa 1)
K. Drasavin, voz (faixa 1)
T. Smyslova, regente (faixa 1, 7-11)
Tatyana Mikheyeva, soprano (faixa 1, 7-11), sons eletrônicos (faixa 3), voz (faixa 4, 6)
D.Pokrovsky Theater of Folk Music Chamber Ensemble (faixa 1, 7-11)
D. Denisov, flauta (alta) (faixa 2)
Natalia Pshenichnikova, flauta (faixa 2)
V. Grishin, percussion (faixa 2)
Andrey Zelensky, sintetizador (faixa 3)
N. Shiryaev, baixo (elétrico) (faixa 3)
N. Vintskevich
, saxofone (faixa 3)
V. Kuleshov, bateria (faixa 3)
M. Dubov, piano (faixa 5), M. Pekarski, piano (faixa 5)
Mark Pekarsky Percussion Ensemble Chamber Ensemble (faixa 5)
Bolshoi Theater Percussion Ensemble Chamber Ensemble (faixa 6)
V. Grishin, regente (faixa 6)
V. Pushechnikov, piano (faixa 6)

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itadakimasu

6 comments / Add your comment below

  1. Não curti. Nos melhores momentos, parece uma Meredith Monk piorada. Nos piores… bah.
    Mas, enfim, (quase) tudo é uma questão de gosto. Fico feliz de ter conhecido.
    E para o Paulo II, algumas dicas de outras mulheres compositoras que valem a pena: Grażyna Bacewicz, Anna Clyne, Unsuk Chin, Claudia Montero, Johanna Doderer, Raminta Šerkšnytė, Sofia Gubaidulina, Jennifer Higdon, Galina Ustvolskaya, Diana Soh… Entre as mais antigas, Fanny Mendelssohn-Hensel, Clara Schumann, Lili Boulanger, Mel Bonis, Clémence de Grandval, Barbara Strozzi. Vale a pena se aventurar nesse repertório.

      1. Muito bom! Os quartetos de cordas da Bacewicz também são excelentes. E tanta coisa mais… Ela tem sido bastante gravada nos últimos anos.

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