Rutter, Glass & Françaix: Concertos para Cravo – Christopher D. Lewis ֍

Rutter: Suíte Antiga

Glass: Concerto para Cravo

Françaix: Concerto para Cravo

Christopher D. Lewis, cravo

West Side Chamber Orchestra

Kevin Mallon

 

im-PER-DÍ-VEL!!

Este é um disco que poderia facilmente ser deixado de lado, mas se você fizer isto, vai perder uma verdadeira pérola, uma belezura…

A capa poderia envolver música composta nos séculos XVII ou XVIII, mas as peças deste disco foram compostas na segunda metade do século XX. Uma, inclusive, é de 2002, no terceiro milênio.

A Suíte Antiga, para flauta, cravo e cordas, foi composta por John Rutter para o Britain’s Cookham Festival de 1979, para dividir o programa com o Concerto de Brandenburgo No. 5, o que influenciou a escolha dos instrumentos. A presença marcante da flauta faz pensar também na Suíte Orquestral No. 2. Rutter é conhecido por escrever música coral, mas aqui esbalda competência, criando uma linda peça. Aposto que você ouvira a Valsa – A Jazz waltz – e a Chanson mais de uma vez.

Eu conheço pouco a obra de Philip Glass, um compositor de música minimalista, mas entendi que neste Concerto para Cravo ele fez uma leitura moderna dos mestres do barroco. Particularmente bonito é o movimento ‘lento’.

A peça composta primeiro é a última no disco. Jean Françaix é um mestre da orquestração, com a expertise francesa para escrever para instrumentos de sopros, e com a leveza de um neoclassicista escreveu este lindíssimo concerto em 1959.

Christopher D. Lewis queria saber onde o pessoal do PQP Bach apara as madeixas…

O cravista Christopher D. Lewis nasceu no País de Gales, mas mudou-se em 2005 para o Canadá, para estudar com Luc Beauséjour e Hank Knox. Seu principal interesse, como fica evidente por este disco, é música moderna para cravo.

Ele tem uma excelente conexão com os músicos que o acompanham nesta gravação. Veja o que os críticos disseram: The WSCO deserves special praise under Kevin Mallon – balance is always an issue with a harpsichord, but those instances in this recording are scarce indeed. The orchestra is never too delicate, nor is it too hefty. Mallon deftly elicits warm, evocative performances from the orchestra while preserving the interplay, dialog, and cohesion of each work. (A WSCO com a direção de Kevin Mallon merece elogios especiais – equilíbrio com o cravo é sempre um problema, mas os exemplos nesta gravação são realmente escassos. A orquestra nunca é muito delicada, nem muito pesada. Mallon habilmente elicia performances calorosas e evocativas da orquestra, preservando a interação, o diálogo e a coesão de cada trabalho.)

 

John Rutter (Nascido em 24 de setembrode 1945)

Suíte Antiga para flauta, cravo e cordas

  1. Prelude
  2. Ostinato
  3. Aria
  4. Waltz – A Jazz waltz
  5. Chanson
  6. Rondeau

Philip Glass (Nascido em 31 de janeiro de 1937)

Concerto para Cravo

Jean Françaix (1912 –  1997)

Concerto para Cravo

  1. Toccata I
  2. Toccata II
  3. Andantino
  4. Menuet
  5. Finale

Christopher D. Lewis, cravo

John McMurtery, flauta

West Side Chamber Orchestra

Kevin Mallon

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 341 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 181 MB

Lewis wandering… Quando será que o pessoal do PQP Bach postará outro dos meus CDs?
O cravo sorrindo para você!

BBC Music Magazine – Christmas Issue 2013: Typically adventurous, Naxos programmes Rutter’s pastoral prettiness with Glass’s insistent dancing patterns and Francaix’s lissom, quirky lyricism.

Gramophone – November 2013: [the Glass] makes for an understated and appealing piece, and one to which Christopher D Lewis is as responsive as he is to the other works here – sensitively accompanied by the West Side Chamber Orchestra under the attentive direction of Kevin Mallon…If the programme appeals, then there is no need to hesitate.

Aproveite!
René Denon

Rutter e seu pet… O PQ Bach apoia compositores que amam seus animais de estimação… especialmente quando sua música é boa…

2 comments / Add your comment below

  1. Fui ouvir o álbum com o concerto para cravo do Martinu (e, claro: também com todo o Bach) na cabeça e não podia ser maior a minha surpresa. Foi um daqueles nós bons de ir desatando, aos poucos. É um álbum mesmo muito bom de ouvir. Obrigado por isso.

Deixe um comentário