Das klagende Lied é uma Cantata composta entre 1878 e 1880 por Gustav Mahler. Ou seja, entre os 18 e 20 anos do compositor. Mahler começou a escrever Das klagende Lied, provavelmente inspirado num conto de fadas de Ludwig Bechstein, durante o inicio do último ano no Conservatório de Viena, onde estudou entre 1875 e 1878. A Cantata divide-se em 3 partes: Waldmärchen (Lenda da Floresta), Der Spielmann (O Trovador) e Hochzeitsstück (Peça de Casamento). Modificada por Mahler entre 1893 e 1898, a Cantata (sem Waldmärchen) estreou em 17 de fevereiro de 1901 em Viena.
Eu acho essa música sensacional, principalmente a Waldmärchen, mas houve drama… A Cantata foi apresentada em uma competição de composições — o Prêmio Beethoven. Entre os juízes estava Brahms e ele deu o primeiro lugar para um tal Robert Fuchs (1847-1927), em vez de para a cantata de Mahler. Dizem que Brahms a achou detestavelmente wagneriana. Em 1883, Mahler, mostrou trabalho a Liszt, mas, mais uma vez, ele foi rejeitado. O velho opinou que a Waldmärchen era um horror. Por outro lado, o CD também traz o último trabalho de Mahler, o fragmento inicial de sua 10ª Sinfonia, a qual permaneceu incompleta.
Gustav Mahler (1860-1911): Das Klagende Lied / Symphony No. 10
1. Das Klagende Lied – Beim Weidenbaum, Im Kuhlen Tann
2. Das Klagende Lied – Ein Spielmann Zog Einst Des Weges Daher
3. Das Klagende Lied – Ach Spielmann, Lieber Spielmann Mein
4. Das Klagende Lied – Von Hohen Felsen Erglanzt Das Schlo
5. Das Klagende Lied – Was Ist Der Konig So Stumm Und Bleich
6. Das Klagende Lied – Ach Spielmann, Lieber Spielmann Mein
7. Das Klagende Lied – Auf Springt Der Konig Van Seinem Thron
8. Das Klagende Lied – Ach Bruder, Lieber Bruder Mein!
9. Symphony No. 10 In F Sharp Major – Andante – Adagio
Heather Harper, soprano
Norma Procter, contralto
Werner Hollweg, tenor
Netherlands Radio Chorus
Royal Concertgebouw Orchestra
Bernard Haitink, conductor
PQP
PQP, não sei s ando meio avoado, mas acho q a Sinfonia No 2 desse ciclo também não apareceu por aqui ainda – ou eu dormi no ponto?
Maravilha pura. Não sabia desse fragmento inicial da 10ª sinfonia! E nem daquele concurso…muito bom. Só fiquei com uma dúvida: eu tenho a 10ª. com Karajan in F# major mas você diz aqui que é em F# minor. Qual é o correto?
obrigado pqpbach e um abraço.
manuel
É major mesmo.
“Um tal Robert Fuchs”? Ele era um compositor talentoso. Mahler talvez fosse mais talentoso, vá lá, mas também faz uma música mais mais chata. Fuchs tem um quinteto com clarinete muito bom, que só empalidece porque em geral é colocado lado a lado com o do próprio Brahms… e aí não tem comparação possível.