Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Sinfonia Concertante K. 364, Rondo K. 373, Adagio K. 261, Concerto for Violin and Orchestra n°2 K. 211 (Dumay, Hagen)

Ouvi tantas vezes e amo tanto a Sinfonia Concertante K. 364 que me tornei muito exigente. Ela está presente não apenas no filme Amadeus (1º movimento) como em Afogando em Números (2º movimento), de Peter Greenaway, lembram? Acho que os excessos românticos de Dumay lhe caíram mal. Para piorar, o homem ainda é o regente, ou seja, foi quem mandou a orquestra comportar-se da forma estranha e cheia de pompa e retórica como ela faz aqui. Claro que é um bom disco do ponto de vista técnico, mas não tão bom assim artisticamente. É minha opinião. Muito melhores são esta versão e principalmente esta. O restante do disco vem com obras menos conhecidas de Mozart e o prazer de ouvir obras menos divulgadas supera qualquer restrição. Um bom disco para quem gosta de um Mozart mais romântico.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Sinfonia Concertante K. 364, Rondo K. 373, Adagio K. 261, Concerto for Violin and Orchestra n°2 K. 211 (Dumay, Hagen)

01. Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364 (320d) 1. Allegro maestoso
02. Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364 (320d) 2. Andante
03. Sinfonia Concertante in E flat major, K. 364 (320d) 3. Presto

04. Rondo in C major, K 373 Allegretto grazioso

05. Adagio in E major, K. 261

06. Concerto for Violin and Orchestra no. 2 in D major, K. 211 1. Allegretto mode
07. Concerto for Violin and Orchestra no. 2 in D major, K. 211 2. Andante
08. Concerto for Violin and Orchestra no. 2 in D major, K. 211 3. Rondeau. Allegro

Veronica Hagen – Viola
Camerata Academica Salzburg
Augustin Dumay – Violin & Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

A foto de Dumay foi censurada em razão de seu topete.

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Mas como Veronica Hagen não apareceu naquela lista das beldades que tem lá no post da Gesa Lücker???? Eu não a conhecia, mas agora conheço.
    Apesar de já ter decidido que o nome do meu filho vai ser Siegfried, fui com a cara dessa Hagen.

    Sobre o post, adorei. Mozart é sempre bom, mas em alguns casos, como neste, é ótimo.

    Uma coisa que há muito eu queria perguntar: é verdade que a viola era o instrumento favorito de Mozart? Não sei por que, eu tinha isso na cabeça quando comecei a estudar. Eu achava que tinha lido no encarte de algum album dos Grandes Compositores da Abril, mas procurei esse trecho recentemnte e não achei. Alguém pode me dizer se é doidice minha ou se tem fundamento?

  2. Não conheço esse detalhe da biografia de Mozart, Duda. Precisaria pesquisar. A Hagen até pode aparecer naquela listagem das beldades, porém ela é um pouco mais velha, talvez seja da geração da Von Otter. Mas concordo contigo: por este ângulo da foto ela aparenta ser muito bela.

  3. Duda, também já ouvi falar da predileção de Mozart pela viola diversas vezes, mas também sempre de modo esparso – notas de programa, introdução a certo concerto feita pelo Marcelo Jaffé etc. De qualquer modo, não sei se era “o” instrumento favorito, mas parece ser bem certo que ele adorava a viola. Bom gosto.

Deixe uma resposta