Tchaikovsky / Nielsen: Concertos para Violino (Frang)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Vilde Frang é muitas vezes comparada com a jovem Anne-Sophie Mutter e elas muitas vezes tocam juntas. É merecido. Surgiram muitas violinistas depois de Mutter e Mullova, mas a única que pode conversar com elas no mesmo degrau é Frang. Fico feliz por tê-la descoberto sem ter lido nada antes a respeito. Cruzei com um CD dela e disse logo de cara: isso não é normal!

Bem, voltemos. Aqui, Vilde Frang interpreta o muito amado Concerto de Tchaikovsky e nos dá sua terceira versão para o Concerto de Nielsen. Note que ela tinha 25 anos quando gravou este CD e já estava na terceira versão (hoje tem 29). No Tchai, Frang demonstra um virtuosismo seguro mas, longe de soltar fogos de artifício vazios, ela usa sua incrível técnica para reduzir um pouco a emoção habitual dos violinistas que costumam enfrentar a peça de forma ardente. A coisa fica mais sofisticada. O resultado final é uma gravação verdadeiramente notável — de cair o queixo — deste cavalo de batalha. Tudo o que se ouve desmente a juventude de Frang. Peça difícil e célebre, é complicado demonstrar novidades nela, só que a menina consegue. Já o Concerto de Nielsen mora em seu coração. Composto por Nielsen na terra natal da solista, a Noruega, foi estreado na Dinamarca. Vilde sempre foi louca por ele. O trabalho é muito escandinavo: melodias simples e sinceras colocadas em locais espaçosos e varridos pelo vento. Ouça com atenção. Frang é a violinista.

E nasceu num 19 de agosto, o que é um selo de alta qualidade.

Em colaboração com mamãe Mutter
Em colaboração com Mutter
E recebendo nosso aplauso
E ambas recebendo nosso aplauso

Tchaikovsky: Violin Concerto in D Major, Op. 35
1 I. Allegro moderato 18:33
2 II. Canzonetta (Andante) 6:27
3 III. Finale (Allegro vivacissimo) 10:10

Nielsen: Concerto for Violin and Orchestra Opus 33
4 I. Part I: Praeludium – Largo 6:47
5 II. Part I: Allegro cavalleresco 13:09
6 III. Part 2: Poco Adagio 6:14
7 IV. Part 2: Rondo: Allegretto scherzando 10:25

Vilde Frang
Danish National Symphony Orchestra
Eivind Gullberg Jensen

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Se eu tivesse o talento dela, jamais pararia de rir.
Se eu tivesse o talento dela, jamais pararia de rir.

PQP

9 comments / Add your comment below

  1. É com prazer, que venho constantemente a este site, em busca de audições que eduquem e aprimorem o meu parco conhecimento de música clássica.
    Obrigado pelos ensinamenos.

  2. PQP, bom dia!
    Por acaso seria pedir muito uma postagem solo de Villa Lobos? Queria conhecer melhor o trabalho do nosso querido artista, mas não sei onde começar e nem qual gravação seria uma boa referência.
    Um grande abraço!

    1. Quanto às referências que pede, e como ainda não é proibido FALAR de Villa por aqui, eu as indico com prazer. Não sou o maior conhecedor de sua obra aqui no blog, mas presumindo que você se refira a música para piano solo, acho que as duas séries da “Prole do Bebê” e o “Ciclo Brasileiro” são boas introduções. Sou fã das Cirandas e do Guia Prático, que acho ótimas ilustrações de sua imensa criatividade de compor para o teclado. Quanto às obras para outros instrumentos, sua integral para violão solo cabe num disco e é de altíssimo nível.

      1. Nossa, mas que tristeza saber disso. E concordo totalmente com o posicionamento de vocês.
        Se não fosse pelo magnânimo trabalho do blog, eu mesmo nem teria me “iniciado” na música clássica, essas barreiras são verdadeiros impedimentos da cultura aflorar.
        Mas continuem com o excelente trabalho! Toda semana estou por aqui para conhecer as novidades.

Deixe um comentário