ERRATA – BTHVN250 – A Obra Completa de Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Três Quartetos para piano, violino, viola e violoncelo, WoO 36 – Armstrong – Cummings Trio

NOSTRA MAXIMA CVLPA:

Prometêramos somente postagens inéditas no blog para esta série do jubileu de Beethoven. Ainda assim, incautamente postamos o disco de Christoph Eschenbach com integrantes do quarteto Amadeus, um clássico gravado ainda por conta do bicentenário do mestre, em 1970, sem nos darmos conta de que ele já tinha sido postado, em priscas eras, pelo colega FDP Bach. Assim, para mantermos a promessa e promovermos a justiça, nós tanto restauramos a postagem antiga como, também, substituímos a gravação por outra aqui inédita. Nos próximos poucos dias, corrigiremos outros erros semelhantes antes de prosseguirmos com nosso projeto BTHVN250. Perdoem nossas falhas!

Compostos por um Beethoven adolescente, com quinze anos incompletos, estes três quartetos são, juntamente com seu arranjo para o quinteto Op. 16, suas únicas composições originais para o conjunto de piano, violino, viola e violoncelo.

Essa escassa produção, quase toda concentrada na juventude, talvez se explique pela raridade de quartetos com piano compostos até então. Ademais, os dois modelos mais importantes para o jovem Beethoven pouco escreveram para o gênero: Mozart deu ao mundo dois desses quartetos (K. 478 e K. 493), e Haydn ignorou completamente a formação. Mozart, entretanto, inspirou Beethoven não tanto com seus quartetos quanto através de suas sonatas para violino, e tão literalmente que até mesmo alguns temas do quarteto em Dó maior foram emprestados da sonata K. 296 do mestre de Salzburg. Falando em temas emprestados, nossos leitores-ouvintes mais atentos perceberão que material temático do mesmo quarteto foi reaproveitado nas sonatas Op. 2, dedicadas a Haydn. Tal expediente não surpreende, uma vez que esses quartetos nunca foram à prensa durante a vida do compositor. Somente em 1828, enquanto Viena preparava-se para lembrar o primeiro ano de sua morte, a firma de Artaria, com que Beethoven tanto colaborou em seus anos finais, editou os três quartetos numa ordem diversa da de composição, pela qual o quarteto no. 3 foi o primeiro, seguido pelos nos. 1 e 2. Quem aqui os leva a disco são o pianista Anthony Goldstone e o Cummings String Trio, e eles nos mostram que, embora menos prolífico, o moleque de Bonn não fazia feio ante o Mozart espinhudo.

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)

Três quartetos para piano, violino, viola e violoncelo, WoO 36
Compostos em 1785
Publicados em 1828

No. 3 em Dó maior
1 – Allegro vivace
2 – Adagio con espressione
3 – Rondo. Allegro

No. 1 em Mi bemol maior
4 – Adagio assai – Attacca: llegro con spirito
5 – Tema. Cantabile – Vars I-VI – Tema. Allegretto

No. 2 em Ré maior
6 – Allegro moderato
7 – Andante con moto
8 – Rondo. Allegro

Anthony Goldstone, piano
Cummings String Trio:
Diana Cummings, violino
Luciano Iorio, viola
Geoffrey Thomas, violoncelo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Como bônus, ofereço-lhes uma gravação ao vivo de nossa deusa Martha Argerich tocando o quarteto no. 3, acompanhada pelos irmãos Renaud e Gautier Capuçon e por sua filha, a violista Lyda Chen-Argerich (que é praticamente seu xerox orientalizado). Para baixar a gravação, clique aqui.

#BTHVN250, por René Denon

Vassily

Deixe um comentário