BTHVN250 – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Konzert für Klavier, Violine, Violoncello un Orchester, C Dur op. 56 – Johannes Brahms (1833-1897) – Konzert für Violine, Violoncello und Orchester, A moll op 102 – “Doppelkonzert” – Anda, Schneiderhan, Fournier, Fricsay BRSO

Link renovado de uma postagem lá de 2013. Com certeza este é um dos melhores cds que já foram postados aqui no PQPBach. Ouçam e tirem suas conclusões. Dream Team é esse aqui, com o perdão do outro Dream Team citado abaixo. 

Não exagero quando digo que este é um dos melhores cds de meu acervo, e de que esta é a melhor gravação que foi realizada destes concertos. Nem a gravação de Karajan com Oistrakh, Rostropovich e Richter a supera, para o concerto triplo. Szell com Oistrakh e Rostropovich talvez venha a se equivaler a  Starker, Schnaiderhan e Fricsay. Em outras palavras, uma batalha de gigantes, em que felizmente não há necessidade de vencedores, ou melhor, o vencedor, neste caso, somos nós, reles mortais, que temos a oportunidade de ouvir isso, mais de cinquenta anos depois de sua gravação.
Talvez enquanto músicos, Géza Anda, Wolfgang Schnaiderhan, Janos Starker e Pierre Fournier não tenham alcançado a mesma estatura dos três gigantes anteriormente citados, mas o que os une, o alfaiate que os liga com um fio de ouro sem dúvida é Ferenc Fricsay, o genial maestro húngaro, precocemente falecido com meros 49 anos de idade, um ano a mais do que tenho hoje, e que realizou excelentes gravações como esse tesouro que vos trago.
Nem preciso dizer que é IM-PER-DÍ-VEL !!! e obrigatório em seus acervos.

01 – Concerto for piano, violin, cello & orchestra in C major (‘Triple Concerto’) – 1. Allegro
02 – 2. Largo, attaca
03 – 3. Rondo Alla Pollaca

Géza Anda – Piano
Wolfgang Schnaiderhan – Violin
Pierre Fournier – Cello

04 – Concerto for violin, cello & orchestra in A minor (‘Double’), Op. 102 – 1. Allegro
05 – 2. Andante
06 – 3. Vivace non troppo

Wolfgang Schnaiderhan – Violin
Janos Starker – Cello
Radio-Symphonie-Orchester Berlin
Ferenc Fricsay – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Fricsay
Qual seria o segredo de Ferenc Fricsay para transformar o que é belo em algo ainda mais belo?

15 comments / Add your comment below

  1. Bela postagem. Esse sábado a Cultura passou esse concerto triplo com a Martha Argerich no piano, o Renaud Capuçon no violino e o Gautier Capuçon no violoncelo. Eles tocaram com a Simón Bolívar e o Gustavo Dudamel (grandes nomes também). Realmente, um belo concerto.

  2. Maravilhoso! Maravilhoso! Estou de licença do trabalho e tendo dias de ócio deliciosamente inenarráveis aqui em casa, e ouvir esse disco em volume suficiente para encher a casa é um esplendor. Acompanho a audição com um livro de ensaios do Canetti, que só menciono aqui para forçar a amizade, já que tenho a informação privilegiada de que és um apreciador desse autor.

    Forte abraço, e muito obrigado.

  3. Fricsay, Starker e Fournier numa mesma postagem.

    Qualquer comentário que eu faça não chegará perto do que esta perola merece, só posso agradecer, Obrigado, nada melhor que isso para aproveitar os dias um pouco mais quentes que estão chegando aqui em Blumenau, sinal que o verão vai ser fogo (Literalmente)

  4. Sempre admirei Fournier, como artista e como ser humano.

    Entrou para a musica tarde, e, vitima de poliomelite, não tinha forças em uma das pernas.

    Alguem pode citar Itzhak Perlman que também tem a mesma condição. Mas se Perlman tem algum desconforto por isso, é mais de natureza moral: ter que ficar sentado juntamente com o restante da orquestra.

    No caso de Fournier, a força nas pernas parece ser importante para o cellista.

    Para mim, a melhor gravação das suites para cello de Bach é dele.

    Essa gravação hoje faz parte da coleção “The Originals” da D.G.

    Interessante: No concerto triplo sempre preferi essa gravação também. E no duplo me encanta mais o registro de Szell.

  5. Não conheço esta gravação do op. 56 de Beethoven, mas se é com o “Aristocrata do cello”, deve ser excepcional, Schneiderhan também, embora pouco citado, foi um dos grandes nomes do violino, tenho com ele uma gravação do concerto de Beethoven op. 61 e o 5º de Mozart, duas excelentes interpretações.

    A citada gravação Oistrakh, Rostropovich, Richter e Karajan é muito controversa, rendeu um bom debate em outro forum que participo: http://www.presto.s4.bizhat.com/presto-ftopic379.html

    Com Oistrakh que é um dos meus preferidos tenho também com o time: Sir Malcolm Sargent (Oborin, Oistrakh e Knushevitzky), excelente gravação também.

    Para quem gosta deste concerto poderia citar também uma gravação bem leve mas muito boa: Szeryng/Starker/Arrau com Eliahu Inbal na regência. Vale a pena conhecer.

    abçs

Deixe um comentário