A Quatro Mãos: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Franz Schubert (1797-1828) – Igor Stravinsky (1882-1971) – Duos para piano – Martha Argerich e Daniel Barenboim

81i-IsCDEEL._SL1400_Depois de aparecerem nesta série em companhias diferentes, Martha Argerich e Daniel Barenboim voltam num aclamado recital na Philarmonie de Berlim. Os dois grandes músicos portenhos conheceram-se em sua cidade natal, enquanto eram as mais famosas crianças-prodígio de Buenos Aires. Os estudos e a família levaram Argerich para Viena, ao passo que Barenboim tomou o rumo de Israel. Reuniram-se depois, já mundialmente famosos, e em muitas ocasiões Daniel conduziu orquestras para solos de Martha. Suas aparições como duo pianístico são bem mais raras, e este recital de 2014, em que a Philarmonie transbordou de cadeiras extras, foi o primeiro do gênero em mais de quinze anos. O programa é um clássico: a graciosa Sonata para dois pianos de Mozart e as Variações de Schubert abrindo as cortinas para a furiosa Sagração da Primavera de Stravinsky, depois da qual, parece, nada mais cabe tocar. A caprichada gravação foi lançada pelo interessante selo Peral, do próprio Barenboim, dedicado inteiramente ao lançamento fonográfico de seus trabalhos como pianista e regente via internet  – e, para quem não sabe, “peral” em espanhol significa “pereira”, que em alemão é “Birnbaum” e, em iídiche, “Barenboim”.

MARTHA ARGERICH – DANIEL BARENBOIM – PIANO DUOS

Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)

Sonata em Ré maior para dois pianos, K. 448
01 – Allegro con spirito
02 – Andante
03 – Allegro molto

Franz Peter SCHUBERT (1797-1828)

04 – Variações sobre um Tema Original em Lá bemol maior, K. 813

Igor Fyodorovich STRAVINSKY (1882-1971)

La Sacre du Printemps, em versão para dois pianos do próprio compositor
05 – Primeira parte: A Adoração da Terra
06 – Segunda parte: O Sacrifício

Martha Argerich e Daniel Barenboim, pianos

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Martha e Daniel, ontem e hoje
Martha e Daniel, ontem e hoje

Vassily Genrikhovich

2 comments / Add your comment below

  1. Olá, Vassily!
    Adoro este disco! Especialmente a lindíssima Sonata do Mozart! Ela está em uma das minhas primeiras postagens: https://pqpbach.ars.blog.br/2019/03/29/mozart-1756-1791-sonata-k-448-schubert-1797-1828-fantasia-d-940-louis-lortier-helene-mercier/
    Esta interpretação, com a Martha e Barenboim é mais ousada, talvez, mais ‘do momento’, por ser ao vivo ou por serem eles assim. Eu acho simplesmente mágico, fascinante, quando os dois intérpretes passam os temas de um para o outro, como em uma perseguição…
    Bela lembrança do concerto!!
    Abração!
    RD

    1. Também acho incrível, meu caro René, esse entrelaçamento de talentos. Apesar dos estilos muito diferentes, e da tremenda e vulcânica individualidade de Martha, acho que a dupla com Barenboim dá muita liga. Abração outro!

Deixe um comentário