Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Switched-on Bach 2000 – Wendy Carlos (1992)

frontConsiderando o grande número de downloads (ou deveria chamá-los “descargas”, “baixadas” ou “descarregamentos”?) da série “Switched-on Boxed Set” que divulgamos na semana passada, para desespero ainda maior dos que detestam sintetizadores, e também para o de alguns fãs do Moog primitivo, trazemos este álbum lançado por Wendy Carlos em comemoração ao Jubileu de Prata de seu estrondoso sucesso “Switched-on Bach”, dando uma nova roupagem ao repertório do clássico álbum de 1968: sintetizadores modernos, som digital e, mais ainda, temperamento desigual.

Aprecio muito o efeito que as sutis diferenças de afinação trazem para as engenhosas “orquestrações” de Carlos – que, aliás, continuam basicamente as mesmas, incluindo a bonita escolha dos timbres de madeiras para a célebre Ária da Suíte no. 3.

A crítica execrou o álbum, e os fãs do “Switched-on Bach” original também chiaram. Claro que estes têm o direito de estranhar, pois as paletas acessíveis a Carlos, que eram de escolha bem limitada em 1968, tinham expandido consideravelmente, e os timbres peculiares à gravação original estavam radicalmente modificados. Como artista e pesquisadora incansável que ela é, e sempre demonstrou ser, vejo méritos, coragem e desprendimento em sua empreitada de reler seu álbum clássico e abordar Bach sem as limitações técnicas do passado, para, assim, tentar atingir algo mais próximo do seu ideal artístico.

Este álbum foi-nos gentilmente cedido por um fiel leitor-ouvinte que escolheu identificar-se como Papai Noel e, assim, deixar seu retumbante ho-ho-ho a nós outros. Salve, Noel!

SWITCHED-ON BACH 2000 – WENDY CARLOS

Wendy CARLOS (1939)

01 – Happy 25th, S-OB

Johann Sebastian BACH (1685-1750)

02 – “Wir danken dir, Gott, wir danken dir”, Cantata BWV 29 – Sinfonia

03 – Suíte no. 3 em Ré maior para orquestra, BWV 1068 – Aria

04 – Invenção a duas vozes no. 8 em Fá maior, BWV 779

05 – Invenção a duas vozes no. 14 em Si bemol maior, BWV 784

06 – Invenção a duas vozes no. 4 em Ré menor, BWV 775

07 – “Herz und Mund und Tat und Leben”, Cantata BWV 147 – Coral: “Jesus bleibet meine Freunde”

O Cravo bem Temperado, livro I – Prelúdio e Fuga em Mi bemol maior, BWV 852
08 – Prelúdio
09 – Fuga

O Cravo bem Temperado, livro I – Prelúdio e Fuga em Dó menor, BWV 847
10 – Prelúdio
11 – Fuga

12 – “Wachet auf, ruft uns die Stimme”, Prelúdio-Coral BWV 645

Concerto de Brandenburg no. 3 em Sol maior, BWV 1048

13 – Allegro
14 – Cadenza: Andante
15 – Allegro

FAIXA-BÔNUS:
16 – Toccata e Fuga em Ré menor, BWV 565

Wendy Carlos, sintetizadores e arranjos

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

A incansável e inesgotável Wendy Carlos, em foto de 2014.
A incansável, inesgotável Wendy, em foto de 2014.

Vassily Genrikhovich

6 comments / Add your comment below

  1. Eu me pergunto, e gostaria que os puristas respondessem, o que faria Bach se na época dele houvessem sintetizadores. Não sou nenhum estudioso da música, me agradam os esforços de recuperação do som original, com reconstrução de instrumentos e pesquisas sobre as partituras originais e métodos da época, mas certamente não me desagradam leituras modernas apenas por serem modernas. Suspeito que Bach ficaria maravilhado ouvindo o Switched-on-Bach…

    1. Também tenho a mesma suspeita, Paulo. A julgar pelo gosto que Bach, tremendo organista, que tinha por conhecer novos instrumentos e explorar seus novos registros por toda a Alemanha, podemos inferir o quanto ele apreciaria controlar um sintetizador.
      Curioso, também, é ver que muitas pessoas que defenderam o “Switched-on Bach” nos anos 60 dos ataques purísticos execraram o “Switched-on Bach 2000” porque era diferente do original.
      Obrigado pela visita!

  2. Só uma correção: o Teclado Bem-Temperado[1] não foi composto para exaltar o temperamento igual, essa tese já foi desmentida. Não havia na época tecnologia para afinar os instrumentos de teclado segundo o temperamento igual absoluto. O termo “bem-temperado” se referia na época mais ou menos ao que hoje em Inglês se chama de afinação “meantone”. O caso é que hoje realmente os músicos têm muita sorte de viver numa época em que se pode mudar a afinação em tempo real ao tocar em qualquer teclado eletrónico e/ou piano digital profissional que se prese. De fato, a afinação justa soa muito melhor que o temperamento igual.

    [1] A palavra alemã “klavier” refere-se a qualquer instrumento de teclado, não apenas ao cravo.

    Cumprimentos.

  3. Estou ouvindo e degustando essas obras de Wendy Carlos da maneira que acho que se deve apreciar a tudo o que é bom: aos poucos. Se não for muito abuso, teria como disponibilizar o “Tales of Heaven and Hell” dela? Agradeço desde já.

Deixe um comentário