George Gershwin (1898-1937): Rhapsody in Blue, Concerto in F, Catfish Row, Rialto Ripples

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Em 2018, fui a um Concerto aqui em Porto Alegre que tinha o Concerto em Fá para Piano e Orquestra de Gershwin. O resultado é que fiquei irritado por 3 dias. Aquilo — principalmente a atuação da orquestra, anormalmente ruim — me deixou absolutamente puto. Não foi Gershwin, não foi nada. Ou foi um anti-Gershwin. Só hoje posso me considerar recuperado, após ouvir esta Rhapsody in Blue e este Concerto em Fá. Aqui, Riccardo Chailly combinou a elegância clássica com o estilo do jazz e blues de Stefano Bollani. Bollani é um jazzista crasso. Que bom. Neste CD, a Rhapsody é apropriadamente apresentada na versão de banda de jazz (orquestrada por Paul Whiteman), enquanto o Concerto está na orquestração sinfônica original de Gershwin.

Completando um álbum muito bem preenchido (mais de 73 minutos) estão a suíte sinfônica Catfish Row — derivada da ópera de Gershwin, Porgy and Bess — e o trabalho de juventude mais importante de Gershwin, Rialto Ripples, grande sucesso comercial de 1917.

Curiosidade: no começo de sua carreira, Gershwin produziu dúzias de rolos para pianolas e esta era sua principal fonte de renda. Enquanto sua carreira crescia, as gravações em rolos de piano foram gradualmente diminuindo. Entretanto, na década de 20, ele fez algumas gravações incluindo uma versão completa de Rhapsody in Blue. Em 1975, a Columbia Records lançou um álbum com os rolos de piano de Gershwin tocando Rhapsody in Blue, acompanhado pela Columbia Jazz Band tocando o acompanhamento original sob a regência de Tilson Thomas.

Mas não pensem que a dupla Bollani e Chailly ficaram abaixo, muito pelo contrário. Este é um disco sensacional!

Ah, e a gravação de Rialto Ripples, com as brincadeiras entre Bollani e Chailly, certamente advindas do fato de a peça ter sido bis nos concertos, é o máximo!

George Gershwin (1898-1937): Rhapsody in Blue, Concerto in F, Catfish Row, Rialto Ripples

1 Rhapsody In Blue 16:12

Catfish Row – Symphonic Suite
2 Catfish Row 6:18
3 Porgy Sings 4:37
4 Fugue 1:51
5 Hurricane 3:39
6 Good Mornin’ Sistuh! 7:18

Concerto in F for Piano and Orchestra
7 Allegro 12:16
8 Adagio – Andante con Moto 10:16
9 Allegro agitato 6:29

10 Rialto Ripples 4:35

Stefano Bollani, piano
Gewandhausorchester de Leipzig
Riccardo Chailly

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

O piano jazz man Bollani explica umas coisinhas para o maestro Chailly.

PQP

2 comments / Add your comment below

  1. Este disco é estrondoso, é uma das melhores interpretações de Gershwin que eu já tive a oportunidade de ouvir. Solista, condutor e orquestra em total sintonia.

    Muito obrigado pela postagem.

    P.S.: Não sei se mais alguém reparou, mas na foto do final da postagem a pessoa do quadro na parede parece estar olhando pro Bollani e pensando “O que é que esse cara acha que tá fazendo?” . Ri bastante pensando nisso.

Deixe um comentário