Projeto Mucambo

PQP Bach
12 anos de Prazer

Fazemos esta postagem a pedidos de um amigo do Blog, o jornalista e Assessor de Comunicação, Carlos Eduardo Amaral. O texto abaixo é do release de lançamento deste CD do Projeto Mucambo que estou postando hoje, no dia em que o PQPBach completa 12 Anos.

“No último dia 20 de setembro, às 19h30, 10 compositores nascidos ou radicados em Pernambuco tiveram obras estreadas no concerto de lançamento do projeto “MUCAMBO: música contemporânea para quarteto de cordas”, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do RioMar Shopping. A primeira edição do MUCAMBO – que pretende ser um movimento permanente, com novas peças encomendadas a cada ano – conta com a participação de um quarteto de cordas formado por Paula Bujes e Susan Hagar (violinos), Savio Santoro (viola) e Pedro Huff (violoncelo), todos professores do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco.

Segundo o coordenador geral do projeto, Victor Luiz, a proposta do MUCAMBO é apresentar uma fotografia da geração contemporânea de compositores pernambucanos e daqueles que aqui também firmaram morada, além de incentivar maior presença de mulheres no campo da composição erudita. “MUCAMBO é resistência: da morada quilombola, da casa de barro do homem do Sertão às palafitas do homem do mangue, é construção inacabada, contínua e mútua que rodeia a cidade grande; por isso escolhemos o ‘mucambo’ como símbolo do nosso projeto”, detalha Victor, um dos idealizadores do projeto, ao lado de Manassés Bispo.

Manassés, produtor executivo e diretor musical do projeto, acrescenta que o MUCAMBO desenvolve dois movimentos de expansão simultâneos: aproximar-se do público em geral, daí a diretriz dada aos compositores para que incluíssem elementos reconhecíveis de matiz regional, e internacionalizar-se (o site do projeto é bilíngue, português-inglês). “A partir do momento em que a gente refletiu sobre o MUCAMBO como um movimento permanente, a gente quer estimular o consumo da música de concerto pelas pessoas, de oferecer uma música que não seja ininteligível”, completa.

As 10 peças do CD são:

Alvorada, de Ivanubis

Duas paisagens para quarteto de cordas, de Paulo Lima

Rascunhos para cordas, de Syrlane Albuquerque

Estudos pequenos, de Mateus Alves

Modus III – quarteto de cordas, de Paulo Arruda

Marco Zero, de Mauro Maibrada

Carro de boi transfigurado, de Victor Luiz

Quaderna, de Nelson Almeida

Ponte dos Ecos, de Ricardo Brafman

Frevando III, de Nilson Lopes

LINKS
Site: www.mucamboproject.com
Facebook: www.facebook.com/mucamboproject
Instagram: www.instagram.com/mucamboproject

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Deixe um comentário