C.P.E. Bach (1714-1788): 8 Sinfonias e 3 Quartetos

5115aX79mNL._SY355_Segundo filho de papai e Maria Barbara, Carl é considerado o fundador do estilo clássico na música erudita. É uma baita responsa. Sua música é excelente e tem curiosos episódios onde pode-se ouvir os vagidos de um pequeno Beethoven. Os motivos curtos e afirmativos são os mesmos, mas sem nem sombra da qualidade do mestre de Bonn. Gosto muito deste irmão que foi muitíssimo admirado na segunda metade de do século XVIII e que recebeu grandes elogios de Mozart e Haydn, que levaram seu estilo, digamos, às últimas consequências. Robert Schumann desprezava sua música, mas Brahms, muito menos trouxa, o admirava e costumava tocar suas obras.

Este álbum de Hogwood nos mostra sua Academy no auge e é, talvez, o mais importante registro das sinfonias de CPE, ao lado do realizado pela Orquestra de Freiburg.

Excelente!

Carl Philipp Emanuel Bach – 8 Symphonies, 3 Quartets

01 – Allegro Di Molto – Symphony In G Major Wq 182 No.1
02 – Poco Adagio
03 – Presto

04 – Allegro Di Molto – Symphony In B Flat Major Wq 182 No.2
05 – Poco Adagio
06 – Presto

07 – Allegro Assai – Symphony In C Major Wq 182 No.3
08 – Adagio
09 – Allegretto

10 – Allegro Ma Non Troppo – Symphony In A Major Wq 182 No.4
11 – Largo Ed Innocentemente
12 – Allegro Assai

13 – Allegretto- Symphony In B Minor Wq 182 No.5
14 – Larghetto
15 – Presto

16 – Allegro Di Molto – Symphony In E Major Wq 182 No.6
17 – Poco Andante
18 – Allegro Spiritoso

19 – Symphony in C major Wq 174, H649. Allegro assai
20 – Symphony in C major Wq 174, H649. Andante
21 – Symphony in C major Wq 174, H649. Allegro

22 – Symphony in D major Wq 176, H651. Allegro assai
23 – Symphony in D major Wq 176, H651. Andante
24 – Symphony in D major Wq 176, H651. Presto

25 – Quartet in A minor Wq 93, H537. Andantino
26 – Quartet in A minor Wq 93, H537. Largo e sostenuto
27 – Quartet in A minor Wq 93, H537. Allegro assai

28 – Quartet in D major Wq 94, H538. Allegretto
29 – Quartet in D major Wq 94, H538. Sehr langsam und ausgehalten
30 – Quartet in D major Wq 94, H538. Allegro di molto

31 – Fantasy in C major Wq 59,6, H284

32 – Quartet in G major Wq 95, H539. Allegretto
33 – Quartet in G major Wq 95, H539. Adagio
34 – Quartet in G major Wq 95, H539. Presto

Catherine Mackintosh
Nicholas McGegan
Anthony Pleeth
The Academy of Ancient Music
Christopher Hogwood

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Mano CPE posando para os pequepianos
Mano CPE posando para os pequepianos

PQP

7 comments / Add your comment below

  1. o Mano CPE interpretado pelo Hogwood? Que beleza… Tenho algumas destas sinfonias com a fantástica Freiburger Baroque orchestra, interessante postagem para podermos faze as devidas comparações..

  2. Assim como Urano foi destronado por seu filho Cronos e este por seu filho Zeus, JSBach e sua música foi destronada por CPEBach que reinou até Haydn destronar seu classismo pelo classismo vienense.

  3. Muito bom este CD. Particularmente, as duas últimas sinfonias e a em si menor me impressionaram. São muito fortes; a última, em Ré, fica bem encorpada com os tímpanos.

    Quanto aos quartetos, achei-os deliciosos!

    Obrigado por mais esta postagem!

  4. Quem diria que a onda dos Instrumentos de Época se dissiparia? Ainda tem sua força, mas já foi, digamos assim, absorvida pela cultura. É claro que havia um grande impulso comercial na época, uma ótima oportunidade para se regravar uma enorme parte do repertório clássico. Agora, até alguns dos papas do movimento já foram para o outro mundo, checar com os compositores se suas teorias estavam mesmo corretas, como o próprio Hogwood. Gosto bastante de seus discos, como o que tem dois concertos para violoncelo, de Haydn, e alguns com concertos para cravo, de J. S. Bach.
    Agora, gente, esse texto… “o Brahms era menos trouxa que Schumann”? Parece filme de Harry Poter! Insultou um para insultar o outro… Bom, mas quem não gostava do CPE, bom sujeito não é…ra…
    Valeu pela (re)postagem!

  5. Para cuando la continuación de Bruckner por Celibidache? Nos dejaste con la miel en los labios con la 3ª.
    Gracias por tu labor de divulgación

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