200 Anos de Música em Versailles – Uma viagem ao coração do Barroco Francês – CD1/20: Os segredos de Versailles no tempo de Luis XIII: Nos salões do pavilhão de caça no começo do período barroco.

front

200 Anos de Música em Versailles
Uma viagem ao coração do Barroco Francês

CD1/20: Os segredos de Versailles no tempo de Luis XIII: Nos salões do pavilhão de caça no começo do período barroco.

Sabemos que Luís XIII, que caçava nas proximidades de Versalhes (então não mais do que uma aldeia) desde a infância, gostava de ficar no pavilhão de caça – na verdade um pequeno palácio – que construíra no local. Mas só podemos imaginar a música que foi ouvida lá naquele momento. Teria incluído peças para alaúde ou para viola por GAULTIER ou MOUTON, airs de cour de GUEDRON ou BOESSET … Talvez fossem executados motets ou  missas por FORME e FREMART, com os meios limitados disponíveis, na pequena capela lá, e talvez foram acompanhados por peças para órgãos compostas por ROBERDAY ou TITELOUZE … (Extraido e traduzido do encarte)

A Air de Cour (Ária da Corte) foi um tipo popular de música secular vocal na França, no final do período Renascentista e no início do Barroco, de aproximadamente 1570 até por volta de 1650. Entre 1610 e 1635, durante o reinado de Luis XIII, esta foi a forma predominante de composição vocal secular na França, especialmente na corte real. (Wikipedia)

O rico, polifônico air de cour claramente pertence ao período da Renascença, enquanto o solo air de cours com o acompanhamento do alaúde é uma manifestação óbvia do novo estilo “barroco”. A linha vocal é simples e o texto perfeitamente inteligível, com o objetivo de ressaltar a elegância e o refinamento da poesia, particularmente apreciada na época, nos salões da cidade. Nos “duplos” e reprises a cantora ficava livre para expressar sua virtuosidade e bom gosto através da realização de arabescos sutis. (Extraido e traduzido do encarte)

back

200 Anos de Música em Versailles
Nos salões do pavilhão de caça no começo do período barroco
Antoine Boesset (França, 1587-1643)
01. Airs de cour – ‘Air qui produit tant de choses si belles’
02. Airs de cour – ‘Ne deliberons plus’
03. Airs de cour – ‘Jamais n’auray-je le pouvoir’
Robert Ballard Senior (França, ca 1520-1588)
04. Pièces pour luth – Ballet du Dauphin 
Antoine Boesset (França, 1587-1643)
05. Airs de cour – ‘Plaignez la rigueur de mon sort’
06. Airs de cour – ‘Suis-je pas miserable’
Robert Ballard Senior (França, ca 1520-1588)
07. Pièces pour luth – Entree
Antoine Boesset (França, 1587-1643)
08. Airs de cour – ‘Ennuis, désespoirs et douleurs’
09. Airs de cour – ‘Du plus doux de ses traits’
Anônimo
10. Pièces pour luth – Courante
11. Pièces pour luth – Volte
Antoine Boesset (França, 1587-1643)
12. Airs de cour – ‘Me veux-tu voir mourir’
13. Airs de cour – ‘Alors que d’un discours hardy’
14. Airs de cour – ‘Heureux sejour de Partenisse’

200 Anos de Música em Versailles
CD1/20: Os segredos de Versailles no tempo de Luis XIII: Nos salões do pavilhão de caça no começo do período barroco.- 2007
Monique Zanetti, soprano francesa, especializada em música do repertório barroco.
Claire Antonini, francesa, especializada em música para alaúde do repertório barroco.

box frontCD 1/20 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 179 MB

CD 1/20 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 kbps | 102 MB

Encarte/Scans – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – HD, 190 MB, para a edição toda.

powered by iTunes 12.7.4 | 34 min

 

.

Boa audição.

Avicenna

Deixe um comentário