Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Stephen Kovacevich plays Beethoven Piano Concertos – Kovacevich, Colin Davis, BBCSO, LSO

61BCTqDf3oL

Postagem realizada originalmente em 2011, com algumas adaptações. Links Novos !!!

Posso chamar esta postagem de projeto em parceria, pois sem a ajuda do Carlinus, iria demorar para eu ter acesso a esse material já há algum tempo cobiçado.
Os críticos são unânimes em considerar estas gravações de Kovacevich, realizadas nos anos 70, como definitivas. Os comentaristas da amazon foram unânimes em dar 5 estrelas. E pelo pouco que ouvi, e ainda estou ouvindo, elas realmente tem aquele “quê” especial. Não perguntem o que é, pois não saberia responder É para sentir.. As escolhas são as mais acertadas? Bem, é difícil dizer, mas dentre as dezenas de gravações que já ouvi destes concertos, e entre as mais de 20 gravações que tenho deles, talvez seja a mais próxima do que posso considerar ideal. Talvez a juventude tenha falado mais alto, e o jovem Kovacevich tenha acertado a mão exatamente por não temer se expor, encarar de frente os grandes intérpretes, lembrando que naquela época muitos dos grandes pianistas do século XX ainda eram vivos, como Rubinstein, Kempff, Richter, Serkin, Horowitz, e a nova geração já vinha se impondo, como Pollini, Argerich, Baremboim, Lupu… para deixar sua marca, Kovacevich resolveu deixar de lado o trivial, e partir para o ataque. Em postagem anterior, trouxe os concertos de Brahms também com ele e com Colin Davis, postagens que já alcançaram a incrível marca de quase 800 downloads, sem contar os mais de 500 downloads do Concerto n°2 postado há uns dois ou três anos atrás. Ou seja, houve uma grande aceitação destas interpretações. Espero que com este Beethoven aconteça o mesmo.

CD 1

01. Piano Concerto No.1 in C major, op.15 – I. Allegro con brio
02. Piano Concerto No.1 in C major, op.15 – II. Largo
03. Piano Concerto No.1 in C major, op.15 – III. Rondo_ Allegro scherzando
04. Piano Sonata No.5 in C minor, Op.10 No.1, 1. Allegro molto e con brio
05. Piano Sonata No.5 in C minor, Op.10 No.1, 2. Adagio molto
06. Piano Sonata No.5 in C minor, Op.10 No.1, 3. Finale (Prestissimo)

Stephen Kovacevich – Piano
BBC Symphony Orchestra
Colin Davis – Conductor

CD 2

01. Piano Concerto No.2 in B flat major, op.19 – I. Allegro con brio
02. Piano Concerto No.2 in B flat major, op.19 – II. Adagio
03. Piano Concerto No.2 in B flat major, op.19 – III. Rondo_ Molto allegro
04. Piano Concerto No.4 in G major, op.58 – I. Allegro moderato
05. Piano Concerto No.4 in G major, op.58 – II. Andante con moto
06. Piano Concerto No.4 in G major, op.58 – III. Rondo_ Vivace

Stephen Kovacevich – Piano
BBC Symphony Orchestra
Colin Davis – Conductor

CD 3

01. Piano Concerto No.3 in C Minor, Op.37, 1. Allegro con brio
02. Piano Concerto No.3 in C Minor, Op.37, 2. Largo
03. Piano Concerto No.3 in C Minor, Op.37, 3. Rondo (Allegro)
04. Piano Sonata No.8 in C Minor, Op.13,’Pathétique’, 1. Grave – Allegro di molto e con brio
05. Piano Sonata No.8 in C Minor, Op.13,’Pathétique’, 2. Adagio cantabile
06. Piano Sonata No.8 in C Minor, Op.13,’Pathétique’, 3. Rondo (Allegro)

Stephen Kovacevich – Piano
London Symphony Orchestra
Colin Davis – Conductor

CD 4

01. Piano Concerto No.5 in E Flat, Op.73,’Emperor’, 1. Allegro
02. Piano Concerto No.5 in E Flat, Op.73,’Emperor’, 2. Adagio un poco mosso
03. Piano Concerto No.5 in E Flat, Op.73,’Emperor’, 3. Rondo (Allegro)

Stephen Kovacevich – Piano
BBC Symphony Orchestra
Colin Davis – Conductor

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 3 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 4 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

17 comments / Add your comment below

  1. tive de começar baixando pelo CD 4, por causa do opus 120. foi o que mais me chamou atenção!

    já tinha ouvido falar do pianista, e alguns elogios das variações de diabelli.

    parabens pelo pelo post!

  2. Há muito tempo que eu venho dizendo que Stephen Kovacevich é o maior de todos os pianistas. Conheço uma infinidade de versões dos concertos de Beethoven e posso garantir com toda convicção que ninguém fez os concertos Nº1 e Nº4 melhor do que essa dupla Kovacevich/Davis.

    Suas gravações para piano solo de Beethoven são ainda mais surpreendentes. Desta coleção postada por FDPBach destaco sua versões das sonatas Nº18, 31 e 32, muito superiores a qualquer outra que vocês possam encontrar. Nas bagatelas ele também dá um show, e talvez o único páreo para ele nas Diabelli seja Pollini, mas eu confio muito mais no norte-americano.

  3. Kovacevich é excelente, sem dúvida, magistral combinação de força e técnica. Ele tem apenas um porém, no meu entender. Acelera um pouco alguns tempos de vez em quando. E eu sempre prefiro as execuções mais lentas. Por isso não o considero o melhor pianista.

  4. Considero Kovacevich um grande pianista, porém não o colocaria entre os maiores nomes do século XX, como Rubinstein, Richter ou Gilels, só para citar alguns. Mas tem um talento enorme para a execução da obra de Beethoven, talvez seja um de seus maiores intérpretes da atualidade. Confesso que ainda não tive a oportunidade de ouvi-lo tocando outro repertório, devido á dificuldade de encontrar sua discografia disponível. Volto a salientar que tanto este Beethoven aqui postado quanto o Brahms postado anteriormente, foram gravados nos anos 70. Depois disso, conheço sua fama apenas através da imprensa especializada. ´

  5. Eu tenho a integral (sonatas do Beethoven) do Kovacevich aqui. Já foi postado nesse blog?

    Tá em flac, arquivos gigantes (mas excelentes).

    ah, valeu pela postagem, gente.

    abraço

  6. Não, Danilo, a integral com o Kovacevich ainda não foi postada, apenas esta caixa com 6 cds. Na verdade, eu particularmente tenho interesse. Se não for pedir muito, tens links para ele? De onde vc pegou? É raro encontrar essa coleção disponibilizada.

  7. Oi, Danilo, a questão dos flacs não é problema, tenho um software que devide as faixas. Mas confesso que não tenho paciência com torrents. Sem querer abusar, mas já abusando de sua paciência, poderia transformar em mp3? Não tem pressa, faz como puder. São 9 cds né? Quanto for fazer a postagem, claro que lhe dou os créditos.

  8. Danilo, o software se chama AIMP, e ele tem uma particularidade: ele pega o arquivo único em flac, dive as faixas e automaticamente às transforma no formato que vc quiser, mp3 inclusive. Ele também tem um excelente player. Mas ele separa apenas os arquivos únicos em .flac, através do arquivo .cue . Se não tiver este arquivo, tem de ser no braço mesmo, no audacity, ou similar. Agradeço as integrais oferecidas, mas elas já fazem parte do meu acervo.

  9. Danilo, vc precisa pegar o arquivo .cue, que é onde estão as informações para o programa saber o tamanho das faixas, etc. Abre ele. Automaticamente, se o arquivo não estiver corrompido, ele divide as faixas.

  10. Hum. Pena, pois esses flacs do Kovacevich não têm arquivos cue. Vai ter que ser na mão, Fdp… ou então bota pra galera puxar desse jeito que está mesmo. O que acha?

  11. Vim aqui igual a um louco pra baixar os arquivos mas os links estão quebrados. Caro sr. FDP, teria como reupar esses cds maravilhosos?

    1. There is 2 times the link for CD 3 and no link for CD 4 !!! 🙁

      Can you re-download link # 4 because all the links are needed to extract the 4 CDs ?

      Thx.

Deixe uma resposta