Jordi Savall & Les Concert des Nations: François Couperin, Les Concerts Royaux

289y1ciFrançois Couperin
Les Concerts Royaux

Jordi Savall
Les Concert des Nations

A leveza, a ternura, a elegância e, acima de tudo, a poesia cativante e a musicalidade duradoura das obras de Couperin são tão insinuantes hoje como eram há 300 anos.

Isto é particularmente verdade nesta gravação da AliaVox para o Le Concert des Nations liderado pelo violista baixo Jordi Savall. Um dos mais profundos e mais sutis de todos os músicos atuais, as interpretações de Savall são calorosamente carinhosas, espirituosamente bem humoradas, maravilhosamente musicais, e profundamente poéticas.

Savall e seus músicos executam 4 suites de Couperin com uma simpatia que passa para a empatia e uma compreensão de que se torna identificação. Como nos melhores conjuntos de jazz, nunca se sente uma distinção entre a música e músico, mas sim a unidade completa de ambos. Pode-se apontar felicidades infinitas – a expressividade das frases, o fraseado de linhas, as nuances de harmonias, a graciosidade de ritmos – mas é a unanimidade poética da interpretação que é mais impressionante.

Embora tenha havido gravações superlativas de Le Concert des Nations no passado, esta gravação será certamente o ponto de referência para os próximos anos.
(traduzido e adaptado da internet)

François Couperin (France, 1668 – 1733)
01. Premièr Concert: Prélude – Gravement
02. Premièr Concert: Allemande – Légèrement
03. Premièr Concert: Sarabande – Mesuré
04. Premièr Concert: Gavotte – Notes Égales et Coulées
05. Premièr Concert: Gigue – Légèrement
06. Premièr Concert: Menuet En Trio
07. Second Concert: Prélude – Gracieusement
08. Second Concert: Allemande Fuguée – Gayement
09. Second Concert: Air Tendre
10. Second Concert: Air Contre Fugué – Vivement
11. Second Concert: Echos – Tendrement
12. Troisième Concert: Prélude – Lentement
13. Troisième Concert: Allemande – Légèrement
14. Troisième Concert: Courante
15. Troisième Concert: Sarabande – Grave
16. Troisième Concert: Gavotte
17. Troisième Concert: Muzette – Naïvement
18. Troisième Concert: Chaconne Légère
19. Quatrième Concert: Prélude – Gravement
20. Quatrième Concert: Allemande – Légèrement
21. Quatrième Concert: Courante Françoise
22. Quatrième Concert: Courante À L’Italiene
23. Quatrième Concert: Sarabande – Très Tendremen
24. Quatrième Concert: Rigaudon – Légèrement Et Marqué
25. Quatrième Concert: Forlane. Rondeau – Gayement

Les Concerts Royaux – 2004
Jordi Savall
Les Concert des Nations

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC 611,6 MB | 2.116 kbps

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3  | 134,1 MB | 320 kbps

Powered by iTunes 12.2.1 | 1 h 03 min

Boa audição.

Screen-Shot-2015-09-02-at-12.39.56

 

 

 

 

 

 

 

Avicenna

7 comments / Add your comment below

  1. Olá, Avicenna!
    Tenho usado há pouco tempo o formato flac. Acho interessante a possibilidade de fazer uma cópia fiel do CD. No entanto, como uso um dvd player antigo para ouvir música ripada, que lê mp3, mas não lê flac, não o havia usado tanto. No entanto, descobri que meu mp3 player, GoGear da Philips, lê os arquivos flac. Assim, passei a usar mais esse formato, também para ouvir, pelo menos com headphones. Tenho usado o programa foobar2000 para ripar os CDs no formato flac e o mesmo programa converte de flac para mp3, para colocar no pendrive para ouvir no carro, por exemplo. Baixei dois arquivos flac desse site: o CD do Lotti (CPO) e o CD do Couperin (Savall). O CD do Lotti toca perfeitamente em flac no meu GoGear… mas o do Savall não. O programa foobar 2000 lê os dois arquivos e tanto os toca como converte para mp3. É assim que eu tenho ouvido o disco de Couperin. Você poderia dizer qual programa usa para produzir os arquivos flac? Há alguma razoável explicação de por que o GoGear toca o Lotti-flac, mas não toca o Couperin-flac?
    Finalmente, disponho de três discos de sinfonias de Beethoven (4, 6 e 7) interpretadas pelo Kleiber, no selo Orfeo (são gravações feitas ao vivo. O som da sexta é bem ruim, mas as outras são bastante boas). Eu poderia disponibilizar os arquivos desses discos, se isso for conveniente ou de interesse do site. Só não sei como fazer isso, mas essa questão é posterior.
    Abraços!
    Mario Olivero

  2. As realizações do Sr Savall são uma arte de sutilezas… Ouvindo de outro cômodo da casa parecia uma gravação banal, às vezes até uma choradeira cansativa… Ouvindo de perto, cada segundo é repleto de brilho, novidade e interesse – uma caixa de surpresas inesgotável que dá vontade de não parar mais de ouvir. Muito obrigado por MAIS ESSA, Sr Mestre de Avis!

Deixe um comentário