Para regozijo dos visitantes do blog, PQP Bach estará no StudioClio a cada duas semanas falando sobre música

Há um bando de loucos que gosta de me ouvir falar ou escrever sobre música. Bem, tem gosto para tudo. Isto foi lentamente se acentuando após o nascimento do PQP Bach, lá no longínquo ano de 2006. Pois agora, a cada duas semanas, estarei no StudioClio, em Porto Alegre, na série de palestras Almoço Clio Musical. Abordarei sobre obras fundamentais da música erudita, algo como “o imprescindível em música”, devidamente contextualizadas e com o apoio de vídeos que apresentarão trechos ou obras completas.

Durante cada palestra, haverá a apresentação didática de fundamentos, explicações sobre a terminologia, comentários sobre a estrutura da obra, instrumentação, gênero e estilo. A função começa dia 23 de maio, às 12h20, com os Concertos de Brandenburgo, de J. S. Bach. Acho que vou apresentar 4 dos 6 concertos, com comentários sobre o autor e os concertos, na verdade chamados originalmente de Concertos para Diversos Instrumentos.

O tom será o habitual, bem-humorado e procurando utilizar as curiosidades que cercam cada obra. Afinal minha ideologia é a de que a arte é filha da criatividade, da habilidade, do conhecimento, da inteligência e do artifício. E todos estes itens guardam parentesco maior com a alegria do que com a sisudez.

5 comments / Add your comment below

  1. que ótimo… seria muito interessante poder acompanhar as palestras. sera que os produtores tem ideia de grava-las e deixa-las a disposição algum dia?
    (existe algum modo de acompanhar, sem estar em POA?)

  2. ¡Felicitaciones, Milton!
    Espero que esos videos lleguen a estar en Youtube, para que todos podamos apreciar algo tan interesante.
    Saludos cordiales desde Buenos Aires.

  3. Parabens a todos pela escolha e pela acolhida do PQPBach..
    Num pais como o nosso, tão vilipendiado, a educação e o despertar para sentimentos tão elevados e nobres como é a Música Erudita, é uma saída e uma luz no fim do túnel!
    Abraços
    manuel

  4. Bela iniciativa, PQP. Vai fundo! 🙂

    …e vê se grava as palestras e divulga pra gente que curte o blog e que mora longe poder ver também! Abraço, e boa sorte! ^_^

Deixe um comentário