D. Shostakovich (1906-1975): Piano Quintet; Piano Trio No. 2

IM-PER-DÍ-VEL !!!

O Trio Borodin (Rostislav Dubinsky, violino, Luba Edlina, piano, e Yuli Turovsky, violoncelo) une forças com a violinista Mimi Zweig e com o violista Jerry Horner no Quinteto para Piano Op. 57. O Quinteto é de 1940 e o Trio Nº 2 Op, 67, que o segue neste CD, é de 1944, isto é, dos anos de guerra na Europa. No entanto, apesar das referências à angústia daquela época, ambas as peças têm momentos de bom humor, daquele humor sarcástico de Shosta. O Quinteto recebeu o Prêmio Stálin em 1940, num raro momento de calmaria entre Shostakovich e o chefe que resolvia seus problemas daquela forma.

O Trio, com seu irresistível último movimento, é excelente, mas o Quinteto para piano é a música perfeita. É escrito em cinco movimentos intensamente contrastantes. Seu estilo é clássico, porém raramente todos os integrantes tocam juntos. O prelúdio inicial estabelece três estilos distintos que voltarão a ser explorados adiante: um dramático, outro neo-clássico e o terceiro lírico. Todos os temas que serão ouvidos nos movimentos seguintes apresentam-se no prelúdio em forma embrionária. Segue-se uma rigorosa fuga puxada pelo primeiro violino e demais cordas até chegar ao piano. Sua melodia belíssima e lírica que é seguida por um scherzo frenético. É um choque ouvir chegar o intermezzo que traz de volta a seriedade à música. Apesar do título, este intermezzo é o momento mais sombrio do quinteto. O Finale, cujo início parece uma improvisação pura do pianista, fará uma recapitulação condensada do prelúdio inicial.

O Quinteto para piano recebeu vários prêmios, mas o mais importante para Shostakovich foi a admiração que Béla Bartók dedicou a ele.

Piano Quintet In G Minor, Op.57 35:54
1. Prelude (Lento) 4:44
2. Fugue (Adagio) 12:13
3. Scherzo (Allegretto) 3:47
4. Intermezzo (Lento) 7:21
5. Finale (Allegretto) 7:34

Piano Trio No.2. In E Minor, Op.67 29:33
1. Andante — Moderato 8:14
2. Allegro Non Troppo 3:33
3. Largo — 6:06
4. Allegretto 11:26

The Borodin Trio
Mimi Zweig, violino
Jerry Horner, viola

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Shostakovich com sua filha Galina em 1945
Shostakovich com sua filha Galina em 1945

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. Que CD lindo PQP, mesmo diante da guerra o ser humano é capaz de fazer a beleza através de suas criações. Eu quero dar parabéns ao PQP BACH, a todos os participantes, pois mesmo sem o pqpshare, continuaram com o site. Dois grandes sites de música erudita acabaram de serem removidos. É uma grande perda para a música na internet. Fica aqui meu voto de resistência aos demais sites e blogs, inclusive o do Carlinus que é fantástico. Permaneçam por mais duro que seja, pois vocês nos fazem mundo mais feliz divulgado a música e compositores e obras que provavelmente jamais iríamos conhecer. Gratidão!

Deixe um comentário