Gustav Mahler (1860-1911) – Sinfonia nº 9 (CDs 15 e 16 de 16)

Atendendo aos desesperados apelos da Sociedade dos Amantes de Mahler e do fiel leitor-ouvinte Grande Sertão, faço finalmente a repostagem.

1907 foi um ano desastroso para Mahler. Em julho, seu filha “Putzi” morreu aos quatro anos. Em agosto, demitiu-se da direção da Ópera de Viena em conseqüência de longas e amargas conspirações contra ele, em grande parte de caráter anti-semita. Logo depois, sua mulher, Alma, sofreu um colapso nervoso e, num esforço para animá-la, Mahler resolveu que o casal seria examinado por médicos que descobriram uma doença cardíaca… em Mahler. Tal doença o mataria quatro anos depois.

Após um pausa de dois anos, Mahler começou a trabalhar em Das Lied von der Erde (A Canção da Terra) e a idéia de uma nona existia, mas parecia-lhe aterrorizante, pois Beethoven, Bruckner e Schubert morreram logo após suas nonas… E ela foi mesmo a última que conseguiu completar.

Na minha opinião, a nona está logo abaixo de A Canção da Terra e da Sinfonia Nº 3. É notavelmente moderna e ao final do primeiro movimento, há aquilo que Alban Berg chamou de “a morte em pessoa”. Entre as brumas e as preocupações com a morte, um Mahler constrói uma sinfonia em ruínas que parece cantar: “Era uma vez a tonalidade…”;

Gustav Mahler – Sinfonia nº 9

1 Symphony nº 9 in D – I. Andante Comodo
2 Symphony Nº 9,in D minor, II. In tempo eines gemächtlichen Ländlers. Etwas täppisch und sehr derb
3 Symphony No. 9, in D minor, III. Rondo-Burleske. Allegro assai. Sehr trotzig
4 Symphony No. 9, in D minor, IV. Adagio. Sehr langsam und noch zurückhaltend

Concertgebouw Orchestra Amsterdam
Leonard Bernstein

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Lenny08

PQP

26 comments / Add your comment below

  1. A experiência religiosa mais verdadeira que já tive foi a primeira vez que escutei esta nona sinfonia. É possível dizer algo daquele último movimento?

    Parabéns pela integral, FDP. Um abraço a todos!

  2. Muito boa a integral do Mahler, conheci por intermédio desse blog assim como Bartok, Bruckner e tantos outros grandes compositores. Eu acabei de comprar pelo Submarino um cd do Mahler com “A Canção da Terra” sob regência de Otto Kemplerer (acho que é assim que se escreve), enfim, gostaria de saber o que vocês acham de sua direção, já que maioria elogia muito Bernstein…
    Valeu pessoal, esse blog chegou em Alagoas (sou de Maceió) e espero que outros conterrâneos cheguem a conhecer esses grandes compositores que vocês divulgam aqui, muito obrigado!

  3. Olá pessoal do Blog!!Eu estava pensando em começar a conhecer um pouco melhor o universo de Mahler,pois,confesso que sou um pouco leigo em Mahler.Pra não dizer totalmente leigo eu tenho as gravações da Sinfonia nº1 e da “Ressurection” com o Abbado e gostei muito do que ouvi.Eu gostaria de saber quais gravações vocês indicam das Sinfonias, e se Bernstein realmente “Mata a pau” nessas sinfonias já que desconheço seu trabalho em se tratando de Mahler.
    Abraços

  4. olá pessoal, desculpa escrever aqui mas não encontrei outro lugar no blog. Sem querer ser intrometido, talvez fosse a hora de colocar um espaço pra pedidos ou sugestões, talvez também eu nao intentda a dificuldade disso.

    Eu estoua procura já ha muito tempo pelas sinfonias do mahler regidas pelo maazel, eu tenho a 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 9, mas não encontro outras se alguém souber onde encontrar gostaria muito que postasse aqui.

    abraços

  5. Olá a todos,

    vinha perguntar se seria possível voltar a postar os últimos 3 cds desta colecção (8ª e 10ª sinf., canção da terra e 9º sinf.)? Já tentei tira-las mas não deixa.

    Parabéns pelo seu blog, é fabuloso!

  6. Está dando um erro diferente aqui no Rapidshare, nesse e em outros arquivos.

    “This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector’s Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

    This limit is reached.

    To download this file, the uploader either needs to transfer this file into his/her Collector’s Account, or upload the file again. The file can later be moved to a Collector’s Account. The uploader just needs to click the delete link of the file to get further information.”

    É só aqui?

  7. Cara como é que eu faço pra contribuir com o blog:
    informo os links por postagens, envio por email…?
    Tenho vários CDs e gostaria de compartilhá-los com a galera
    através do blog.

    A primeira contribuição que gostaria de fazer seria disponibilizando o box set Rostropovich – The Complete EMI Recordings (EMI: http://www.emiclassics.co.uk/release.php?id=5099921759727 ou amazon: http://www.amazon.com/Rostropovich-Complete-EMI-Recordings-CDs/dp/B001EX5CHI) lançado pela gravadora em 2008. São 25 CDs + 1 CD de bônus. Todos em mp3 a 320kbps.

    (Obs.: O box set é composto ainda com 2 DVDs. Infelizmente não os tenho.)

    Obrigado e parabéns pelo blog!
    Abração!

  8. A Sociendade dos Amantes de Mahler está exultante de felicidade! Na verdade, a Sociedade dos Amantes de Mahler É a própria felicidade, já que agora tem em mãos essa inestimável preciosidade. Agradecemos muitíssimo a PQP BACH!

  9. Caro PQP,

    muito obrigado por essa repostagem. Era realmente o que faltava nas minhas audções de Malher. Da Nona, tenho uma versão com o Kurt Masur e a Filarmônica de NY que é muito boa, mas tem muitos ruídos e tosse, sabe como é? Na minha opinião, as gravações com Bernstein são, em termos de qualidade artísitica e sonora, as melhores.

    Um abraço!
    GS.

  10. Oh, não tenho dúvidas, é um empreendimento interessantíssimo, caro PQP! Além do mais, teremos a chance de conhecer melhor o estilo de Rattle e comparar suas interpretações com as de Bernstein, Karajan e Haitink, por exemplo. Por aí, vamos descobrindo como anda a Berliner Philharmoniker nos últimos tempos. Há algum tempo atrás, vi um documentário na GNT sobre a história da orquestra. Espera-se de Rattle dinâmica e ousadia, em conformidade com os novos tempos.

  11. além de eloigiar e agradecer o seu trabalho venho oferecer ao grupo discos de gravações antigas em LP de operas que pertenceram ao meu pai e quero doa-los a pessoas que se interessam e valorizam este material. meu telefone em bh 31 3441.0577. atebciosamente, noel

  12. Nao consigo baixae este linj, da indisponivel, você foi atissar minha libidom agora voi querer baixar tudo ja que estou aqui em casa de folga!!!Amanha me dedico a assisti Tristão e Isolda uma versão do Barenboim com O Scala de Milão pra lá de moderna em DVD

  13. Na música, Mahler e Bernstein são irmãos gêmeos, e o resultado é uma sonoridade do mais alto nível e voltagem. Grato. Abraço do Dirceu.

Deixe uma resposta