Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Sonatas for Violin & Harpsichord – Carmignola, Marcon

FrontNa certeza de que este CD já havia sido postado, deixei-o de lado nos últimos meses. Mas para minha surpresa, na verdade ele nunca apareceu cá pelas bandas do PQPBach. O que é uma boa notícia, afinal trata-se de dois estupendos músicos, especialistas no repertório barroco, encarando a obra de nosso Johann Sebastian.

Estas sonatas já apareceram por aqui em outras ocasiões, com outros intérpretes tão competentes quanto Carmignola / Marcon. Então por que estou as trazendo novamente? Simples, porque nós do PQPBach somos como caçadores do Santo Graal das gravações, gostamos de ouvir todas as possibilidades possíveis dentro da infindável variedade de possibilidades existentes no mercado. Não sei porque adquirimos esse vício, pertencemos àquele restrito mundo de metidos que enche a boca para dizer que prefere Rachel Podger tocando Bach à Viktoria Mullova, que as gravações históricas são superiores àquelas feitas pelas grandes orquestras, que citam nomes complicados como Harnoncourt ou Leonhardt … enquanto isso, 99,9% da população mundial não entende patavina do que estamos falando.
Então talvez seja para mostrar o porque preferimos Podger à Mullova, ou até mesmo ao Carmignola, que trazemos esses cds. Assim os senhores podem entender um pouco mais do que estou falando.
Ah, sim, tratam-se de dois cds absolutamente IM-PER-DÍ-VEIS !!

CD 1

01. Sonata No.1 in B minor for Violin and Harpsichord, BWV 1014  I. Adagio
02. II. Allegro
03. III. Andante
04. IV. Allegro
05. Sonata No.2 in A major for Violin and Harpsichord, BWV 1015  I. (Dolce)
06. II. Allegro
07. III. Andante un poco
08. IV. Presto
09. Sonata No.3 in E major for Violin and Harpsichord, BWV 1016  I. Adagio
10. II. Allegro
11. III. Adagio ma non tanto
12. IV. Allegro

CD 2

01. Sonata No.4 in C minor for Violin and Harpsichord, BWV 1017  I. Largo
02. II. Allegro
03. III. Adagio
04.  IV. Allegro
05. Sonata No.5 in F minor for Violin and Harpsichord, BWV 1018  I. Largo
06. II. Allegro
07. III. Adagio
08. IV. Vivace
09. Sonata No.6 in G major for Violin and Harpsichord, BWV 1019  I. Allegro
10. II. Largo
11. III. Allegro (harpsichord solo)
12. IV. Adagio
13. V. Allegro

Giuliano Carmignola – Violin
Andrea Marcon – Harpsichord

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. A primeira vez que eu ouvi alguma destas sonatas foi em um lp da DG com Oistrakh, as de números 5 e 6. Fiquei maravilhado com o movimento de cravo solo da No. 6, assim, no meio da sonata. Ouço essas peças a bastante tempo e, creio que assim como vocês, gosto de ouvir diferentes interpretações. Grumiaux foi meu padrão de referência por muito tempo. Depois ouvi umas duas vezes os CDs de um amigo com a Monica Huggett e Ton Koopman. Essa foi a primeira versão interpretada com instrumentos antigos que ouvi. (Se vocês tiverem essa gravação nos seus guardados e puderem disponibilizar, seria muito interessante. Sabem como é, ouvir muito tempo depois uma gravação que nos impressionou em algum momento.) Bem, de qualquer forma, não quero esticar muito o assunto e dizer que gostei da postagem. Mesmo já tendo este álbum, a postagem motiva audições e fico agradecido.
    Abraços
    Mário
    PS: Também tenho a gravação da Podger e Pinnock, da qual gosto bastante.

    1. Melhor site de todos os tempos para conteúdo musical clássico. Parabéns ao dono do site. És um abençoado por nos proporcionar isto.

Deixe um comentário