Robert Schumann (1810-1856) – Piano Concerto in A Minor, op. 54, Introduction and Allegro Apassionato, op. 92, Introduction and Concerto op. 134 – Hewitt, DSO Berlin, Hannu Lintu

71muhd9YLpL._SL1200_Depois de se consagrar no repertório barroco, principalmente com Bach, Angela Hewitt encara o Romantismo neste CD da Hyperion. O Concerto de Schumann é uma obra prima daquele período. Já trouxemos outras versões dele, com pianistas tão diferentes como Murray Perahia ou Arthur Rubinstein, ou então a consagrada versão de Dinu Lippati, gravada há mais de sessenta anos atrás. Cada um destes pianistas deu sua contribuição, e Angela Hewitt não o faz diferente. Mas por vezes sinto faltar-lhe aquilo que Schumann mais pede, a saber, sangue, suor e lágrimas.
Em minha modesta opinião, neste concerto o pianista tem de deixar um pouco de lado a razão e se jogar de corpo e alma, afinal de contas, é Schumann, sinônimo do Romantismo alemão. Claro que é uma questão de opinião. Sou um romântico declarado, e quando ouço uma gravação destas sinto falta exatamente aquilo que comentei acima, emoção. Ouçam Perahia ou Rubinstein, ou a maravilhosa leitura de Dinu Lippati e vocês entenderão o que estou falando.

01 Schumann_ Piano Concerto In A Minor, Op. 54 – 1. Allegro Affettuoso
02 Schumann_ Piano Concerto In A Minor, Op. 54 – 2. Intermezzo_ Andantino Grazioso
03 Schumann_ Piano Concerto In A Minor, Op. 54 – 3. Allegro Vivace
04 Schumann_ Introduction & Allegro Appassionato, Op. 92
05 Schumann_ Introduction & Concert-Allegro, Op. 134

Angela Hewitt – Piano
Deutsches Symphonie-Orchester Berlin
Hannu Lintu – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

Deixe um comentário