Peter Lieberson (1946): Neruda songs


Foi uma surpresa pra mim encontrar em pleno século XXI canções compostas com o mesmo brilhantismo das Canções da Auvérnia de Canteloube ou das Quatro últimas canções de Richard Strauss.

As Canções de Neruda, escritas entre 2003 e 2004 sob encomenda conjunta da Filarmônica de Los Angeles e da Sinfônica de Boston, estrearam em 2005 e foram gravadas no ano seguinte, pouco antes do falecimento de Lorraine Hunt Lieberson, segunda esposa de Peter.

Lorraine, meio-soprano de extremo domínio técnico e excepcional tessitura, ganhou o Grammy póstumo de melhor performance vocal feminina em 2007 por conta deste CD. Ela lutou durante os últimos anos contra um câncer de garganta, que fortunadamente não lhe afetou a voz durante a estreia mundial e a gravação das Canções de Neruda – inspiradas pela paixão comum que o casal tinha pelo poeta chileno.

Ambos chegaram a passar um tempo em Abadiânia, Goiás, quando do início da composição das canções. Atualmente, é Peter que se encontra recolhido por conta de um linfoma.

Não tenho o costume de dar notas aos álbuns, mas esse [para os fãs de lieder] é dez.

***

Lorraine Hunt Lieberson sings Peter Lieberson ‘Neruda Songs’

1. Si no fuera porque tus ojos tienen color de luna…
2. Amor, amor, las nubes a la torre del cielo
3. No estes lejos de mi un solo dia
4. Ya eres mia. Reposa con tu sueno en mi sueno
5. Amor mio, si muero y tu no mueres

Performer: Lorraine Hunt Lieberson
Orchestra: Boston Symphony Orchestra
Conductor: James Levine

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Peter Lieberson
Peter Lieberson, lieder de primeira linha

CVL (link revalidado por PQP)

6 comments / Add your comment below

  1. PQP, o link das Sinfonias n°39,40 e 41 de Mozart com o Karl Bohn e a Filarmônica de Berlim foi retirado. Será que poderias, colocá-lo de volta?

    um abraço
    este blog é fodíssimo.

  2. São obras muito interessantes, mas em se tratando de canções inspiradas em poemas de Neruda, prefiro os Poemas de Amor y Una Canción Desesperada de Amaral Vieira, que foram lançados em CD pelo selo Velas/Concerto na década de 90, com o soprano Eloisa Baldin e o próprio compositor ao piano. As canções (8) são intercaladas com breves obras para piano solo de seis compositores latino-americanos (Ignacio Cervantes, Enrique Soro, Alberto Williams, Armando Palmero, Dalmiro Costa e Reynaldo Hahn). Acho esse opus de Vieira um dos mais lindos ciclos vocais da música brasileira e seria bem oportuno posta-lo aqui neste blog. Posso disponibilizar o meu CD com todo o prazer. De resto, vocês são o máximo!

  3. Muito obrigado por sua rápida resposta, caro cvl. Vocês são muito eficientes! O arquivo em mp3 com as Canções de Amaral Vieira com poemas de Neruda pode ser baixado do link https://www.sendthisfile.com/V7wRnmUzGldxodNvVkB0SPol
    mas como utilizo o serviço gratuito do Sendthisfile é preciso fazer o download no máximo em três dias, senão eles deletam. Espero que você goste deste ciclo de Amaral Vieira, que considero um dos maiores compositores brasileiros da atualidade.E parabéns pelo site fantástico!

  4. Bela homenagem a Pablo Neruda.
    Bela voz de Lorraine Lieberson.
    O Universo agradece este presente.
    Grato. Um abraço do Dirceu.

Deixe uma resposta