Béla Bartók (1881-1945): Pierre Boulez conducts Bartók – CD 2 de 8

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Link revalidado por PQP, que repete: não admito que esta extraordinária, notável, imbatível caixa esteja indisponível em nosso blog.

Estive viajando nos últimos dias, e quando cheguei em casa, descobri um de meus HDs simplesmente deixou de funcionar, com aproximadamente 140 gb de música, sendo 80% disso meu acervo de barroco. Toda a minha coleção de Bachs, Vivaldis, óperas de Handel, Telemann, etc, se perdeu. Ainda não tive tempo de ir ao técnico para verificar a possibilidade de recuperação desse material. Cruzem os dedos, pois são alguns anos de downloads perdidos.

Continuo com a coleção do Bartók regido pelo Pierre Boulez. Minhas férias estão acabando, segunda feira volta ao batente, portanto, tentarei dar uma apurada, na medida do possível.

Fiquei muito feliz com as reações à postagem desta coleção. É bom saber que compartilhamos o gosto com tanta gente, e principalmente, abrimos caminho para aqueles que sempre temeram a obra do genial húngaro. E este cd que ora posto é interessante para se conhecer uma outra faceta do compositor. O que temos aqui são danças baseadas no riquíssimo folclore de seu país, sempre lembrando que Béla foi antes de tudo, um pesquisador da música popular folclórica da Hungria. Viajou por todo o interior coletando e gravando, claro que os recursos da época, estas músicas. O mano PQP postou recentemente duos para violino que seguem também esta característica.
Mas vamos ao que interessa. Boa audição.

Bèla Bartók (1881-1945) – Tanz Suite Sz77, 07 – Two Pictures op10 Sz746, Hungarian Sketches Sz97, Divertimento Sz113

01 – Tanz Suite Sz77 – 1. Moderato
02 – 2. Allegro molto
03 – 3. Allegro vivace
04 – 4. Molto tranquillo
05 – 5. Comodo
06 – 6. Finale- Allegro
07 – Two Pictures op10 Sz746 – 1. In voller Bluete
08 – 2. Dorftanz
09 – Hungarian Sketches Sz97 – 1. Ein Abend auf dem Lande – Lento rubato – Allegro
10 – 2. Barentanz – Allegro vivace
11 – 3. Melodie – Andante
12 – 4.Etwas angeheitert – Leggermente ubriaco
13 – 5. Ueroeger Schweinehirtentanz – Allegro molto
14 – Divertimento Sz113 – 1. Allegro non troppo
15 – 2. Molto adagio
16 – 3. Allegro assai

Chicago Symphony Orchestra
Pierre Boulez – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Bartók em 1907: adoro!
Bartók em 1907: adoro!

FDPBach

12 comments / Add your comment below

  1. Maravilhoso! Gostaria de saber se na linha “música folclórica” vocês conseguiriam disponibilizar as Danças Folclóricas Romenas dele. Procurei no arquivo mas não achei…

  2. Prezado anônimo, tenho estas danças, mas numa caixa da Hungaroton com as obras completas dele. Me dê alguns dias, que disponibilizo aqui.

  3. FDP, tomara que não seja nada na parte lógica do HD. Seria uma tragédia.

    Eu tenho um costume antigo, um pouco anti-prático, que é gravar tudo em mídia ótica – CD, DVD – também.

    Estava pensando em abandonar essa prática, que dá trabalho, mas, pensando bem…

    Boa sorte!

  4. Sim, sim… em um DVD se reúnem 30 ou mais CDs convertidos para MP3 – ou seja: 30 e poucos DVDs guardam um CDteca ou vinilteca de 1000 itens! E acho importantíssimo tentarmos ter em duplicata tudo o que pudermos!

  5. José Eduardo e Ranulfus, já perdi a conta de quantos dvds com mp3 perdi nos últimos anos. Os leitores simplesmente não leem mais as mídias. Minha esperança era exatamente deixar gravados nos HDs.

  6. E como já comentei aqui diversas vezes sou muito desorganizado. Meus cds de áudio estão uma bagunça só, e os cds e dvds de mp3 nem se fala. Já tentei diversas vezes organizar tudo mas a preguiça fala mais alto e largo tudo.

  7. eu mantenho duas cópias em dois hds externos de 1tb cada, um de mesa e outro de bolso… já perdi tudo várias vezes… sei como isso é!

  8. Esse site é maravilhoso. Cada dia uma coisa nova e bela.
    Digam uma coisa, percebo que o pessoal do site realmente entende de música clássica, mas não tem a neura (frescura?) com os enormes arquivos Flac.

    E aí? Pra ouvir no PC no celular etc é mesmo frescura esse negócio de ter tudo em FLAC invés de MP3?

    Tomara que consiga recuperar seu HD.

    1. Roberto, reconheço que os arquivos .flac tem qualidade melhor que o mp3, o problema é o tamanho dos arquivos. Com a internet ruim que temos no Brasil fica difícil para muita gente baixar o que quer que sej. Temos leitores que ainda usam o acesso discado, então fica praticamente impossível liberarmos estes arquivos em .flac. Claro que falo por mim, pois Mestre Avicenna já posta arquivos neste formato há algum tempo. Mas foi uma decisão dele, que, claro, respeitamos.

Deixe uma resposta