Sergey Rachmaninov (1873-1943) – Piano Concertos, Rhapsody on a theme of Paganini, op. 43 – Valentina Lisitsa, LSO

front“Recording all of the Rachmaninov concerti and the Raphsody is arguibly the most ambitious piano-orchestra project a pianist can undertake in a lifetime”. “It´s a like a whole life-cycle in music. The sheer variety of emotions and styles touched upon is encyclopaedi.”

Essas palavras são de Valentina Lisitsa, a bela loura que aparece na foto abaixo. Linda e talentosa, tem uma equipe de assessoria de marketing que não dorme no ponto. A moça também mantém um canal exclusivo no youtube que tem milhares de seguidores. É considerada um fenômeno da internet. Já assisti vários destes vídeos, e realmente ela é muito talentosa. Claro que o tempo ainda vai moldar mais seu talento, a experiência de palco e de estúdio a ajudará. Lembro também que ela já é mais nenhuma mocinha, digamos assim, já ultrapassou a casa dos quarenta anos.
E por falar em técnica, isso a russa esbanja. Poderia ser mais expressiva e menos contida em alguns momentos, mas isso é uma opinião pessoal, talvez devido à minha influência de outros músicos, como Richter, Argerich, Ashkenazy ou Van Cliburn, minhas referências para estes concertos. Afinal de contas ela está tocando Rachmaninov, ora pois …
A atuação da Sinfônica de Londres com a direção de Michael Francis é discreta, irreconhecível por vezes, dando a impressão de que nem maestro nem orquestra pretendem botar obstáculos na frente de Lisitsa, deixando-a totalmente à vontade para encarar o desafio que deve ser gravar os quatro concertos além da Rapsódia sobre um tema de Paganini.
Enfim, se fosse para dar uma nota, eu daria 4 estrelas e meia, concordando com os clientes da amazon.

CD 1

01. Piano Concerto No.1 in F sharp minor, OP.1- I Vivace
02. Piano Concerto No.1 in F sharp minor, OP.1- II Andante
03. Piano Concerto No.1 in F sharp minor, OP.1- III Allegro vivace
04. Piano Concerto No.3 in D minor, OP.30 – I Allegro ma non tanto
05. Piano Concerto No.3 in D minor, OP.30 – II Intermezzo Adagio
06. Piano Concerto No.3 in D minor, OP.30 – III Finale (Alla breve)

CD 1 BAIXE AQUI – DONWLOAD HERE

CD 2

01. Piano Concerto n°2 in C Minor, op. 18 – I – Moderato
02. II – Adagio sostenuto
03. III – Allegro scherzando
04. Piano Concerto n°4 in G Minor, op. 40 – I – Allegro vivace (Alla breve)
05 – II – Largo
06 – III – Allegro vivace
07 – 31 – Rhapsody on a Theme of Paganini, op. 43

Valentina Lisitsa – Piano
London Symphony Orchestra
Michael Francis – Conductor

CD 2 BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

Valentina-Lisitsa
Valentina Lisitsa – A bela que é uma fera do piano.

 

4 comments / Add your comment below

  1. Que presentão nesta terça de carnaval!
    Muito bom este Rach com a Lisitsa! Estou curtindo o finalzinho do CD 1 e estou impressionado!

    1. No 2º CD minha alegria durou pouco, pois os cortes nas separações das faixas estão péssimos. No concerto nº 4, no início do 2º tempo, parte do trecho final do 1º movimento foi repetido e o final do terceiro movimento já traz o início da rapsódia. Esta por sinal está horrível com quase todas as faixas mal separadas. Talvez por isto desgostei também da qualidade de som no todo. Tenho gravações bem melhores desta peça. No 1º CD, no concerto nº 3 a separação entre a faixa 2 e 3 também está defeituosa. Pena!

Deixe um comentário