Frederik Chopin – Complete Edition – CDs 9 e 10 de 17 – Polonaises


Enquanto preparava mais esta postagem, e aproveitava para ouvir estes cds também, tentei me lembrar de quando foi que ouvi a Polonaise nº1 e a em Lá Bemol pela primeira vez. Adentrando nas brumas do tempo, o que vem em mente é uma daquelas vitrolas pequenas, fáceis de carregar de um lado para outro. E também um LP de capa amarela. Creio que fazia parte de uma coleção da Editora Abril, Mestres da Música, ou algo assim. Mas como desde pequeno me ligava nestas questões de interpretação, lembro perfeitamente do nome do pianista: Peter Frankl. Ouvi aquele LP à exaustão. Não sei como foi parar lá em casa, talvez até mesmo minha mãe o tenha comprado. Meu pai não se ligava muito nestas questões de música. Mas nunca esqueço dos acordes iniciais da Polonaise nº1. Povoavam a imaginação fértil de uma criança de pouco mais de 10 anos de idade, vivendo em uma pequena cidade do interior, que tinha apenas uma loja de discos, loja essa que vendia apenas discos de música sertaneja, ou caipira. Nomes como Teixeirinha e Meri Terezinha, Mazaropi, José Rico e Milionário, entre tantos outros, enchiam as prateleiras da loja, e a vitrine da mesma, com umas capas medonhas. De vez em quando, em um cantinho escondido, encontravamos LPs de música clássica, ou até mesmo de rock.

É com estas lembranças em mente que trago mais um volume da Complete Edition de Chopin, da poderosa gravadora Deutsche Grammophon, lembrando das dificuldades de acesso a este material para quem vivia no interior. O intérprete desta vez é o imenso Maurizio Pollini, o ídolo do PQP. Gigante dos teclados, sem dúvida, nestas gravações das Polonaises fez um trabalho excepcional, para variar. Ah, e para ficar melhor, ainda temos a visceral Martha Argerich, também sensacional neste repertório e o para mim até então desconhecido Anatol Ugorski. Resumindo: o cerebral Pollini toca as mais célebres Polonaises, a visceral Argerich se encarrega da “Grande Polonaise Brillante”, e vindo diretamente das geladas estepes siberianas, Anatol Ugorski tenta esquentar um pouco mais este volume, tocando polonaises desconhecidas, com opus póstumos.
Pois então continuemos a nos enredar no complexo labirinto da música de Chopin.

CD 1
1 Polonaise in C# minor Op.26 No.1 – Allegro appassionato
2 Polonaise in Eb minor Op.26 No.2 – Maestoso
3 Polonaise in A Op.40 No.1 – Allegro con brio
4 Polonaise in C minor Op.40 No.2 – Allegro maestoso
5 Polonaise in F# minor Op.44 – Tempo di polacca – doppio movimento, tempo di M
6 Polonaise in Ab Op.53 – Maestoso
7 Polonaise in Ab Op.61 – Allegro maestoso

CD 2
1 Andante Spianato,Op.22-In Eb
Martha Argerich – Piano

2 Grande Polonaise,Op.22-In Eb-Allegro moderato
3 Polonaises,Op.71-No.1 in Dm
4 Polonaises,Op.71-No.2 in Bb
5 Polonaises,Op.71-No.3 in Fm
6 Polonaise,[KK1188-1189]-In Bbm-=Adieu=
7 Polonaise,[KK1197-1200]-In Gb
8 Polonaise,[KK889]-In Gm
9 Polonaise,[KK1182-1183]-In Bb
10 Polonaise,[KK1184]-In Ab
11 Polonaise,[KK1185-1187]-In G#m-Moderato
12 Bourrées,[KK1403]-No.1 in Gm
13 Bourrées,[KK1404]-No.2 in A
14 Galop Marquis,[KK1240a]-In Ab
15 Album Leaf,[KK1240]-In E-Moderato
16 Cantabile,[KK1230]-In Bb
17 Fugue,[KK1242]-In Am
18 Largo,[KK1229]-In Eb

Anatol Ugorski – Piano

CD 1 – Baixe Aqui – Download Here
CD 2 – Baixe Aqui – Download Here

FDPBach

0 comments / Add your comment below

  1. Bem, so depois de comentar eu li a apresentação acima. “Complete edition”, pois bem. Tenho varias edições achadas aleatóriamente na net, sem uma organização qualquer, inclusive com o Pollini figurando entre elas. Agora tenho a chance de organizar o repertório. Não sei se vem aqui execuções da Maria João Pires, mas se não vem, vou preservar as gravações dela que tbm agradam por demais aos meus ouvidos neófitos. Obrigado.

    1. Flavio, curiosamente, em uma reedição lançada há pouco tempo atrás, algumas gravações da Maria João Pires foram colocadas, substituindo algumas. E aparentemente trata-se sim da Obra Integral de Chopin.

  2. Bom Fdp…o começo do seu texo me fez lembrar de algo que tambem ocorreu comigo…escutei muito o Vinil da Coleção mestres da música, com Peter Frank…nem gostava de Chopin e isso eu conheci em mais ou menos 1998 quando os vinis ja estavam aposentados dando lugar aos cds que adentravam no mercado…digamos que existe um charme nessas melodias de Chopin que marcam demais em nossas mentes e nos obrigam a escutar a cada vez mais..Realmente chopin foi um gênio..imortalizou a música de sua pátria e acredito que se não fosse Chopin quase ninguem saberia muito sobre música Polonesa…

  3. Caro FDPBach, o link está corrompido é possível restabelece-lo?
    Obrigado e parabéns pelas belas peças que aqui são postadas. Abraço, Sergio

  4. Boa tarde FDP. Os arquivos infelizmente foram deletados. Seria possível atualiza-los? Sou frequentador assiduo deste site, e gostaria de agradecer a voce o tanto que tenho aprendido. Obrigado, Marcos.

    1. Marcos, infelizmente não é possível subir novamente os 17 cds da coleção. Sugiro procurares em torrent, que foi de onde consegui.

Deixe uma resposta