Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Complete String Quartets – Amadeus Quartet

Tenho tido problemas de saúde que tem me mantido afastado do blog. E este problema atinge diretamente minhas articulações, atacando joelhos, cotovelos, braços, pulsos, etc. Estive em atestado médico por uma semana, afastado do computador, mas sempre acompanhando o que tem acontecido por aqui. Acompanhei preocupado a caça às bruxas realizada pelo FBI tirando do ar o meu servidor favorito, Megaupload, onde tinha aproximadamente uns 7 ou GB de material guardado, incluindo aí arquivos pessoais, trabalhos de aula de minha esposa, etc. Não tenho condições de reupar tudo aquilo, lamento. Quem conseguiu baixar, que bom. Quem não conseguiu, sinto muito. São três ou quatro anos de conta premium, dinheiro jogado pelo ralo do esgoto.

Já foi escrito tanta coisa sobre estes quartetos que prefiro não falar muito. Aqui mesmo no PQP já devem ter sido postadas umas duas ou três versões. Cada um tem sua versão favorita, e respeito  a opinião de todos, assim com o verdadeiro culto que é feito à estas obras.Alguns consideram o supra sumo das composições para esta formação. Outros consideram uns quartetos melhores que outros, enquanto alguns reconhecem não entender a complexa estrutura que Beethoven criou nos últimos quartetos, enfim, trata-se de obra para ser apreciada durante uma vida, no mínimo, analisando cada opus atentamente. Comparar versões é um exercício interessante e altamente recomendável. A revolução que estas obras causaram na história da música ainda está sendo estudada mas podemos dizer sem medo que existe um antes e um depois bem definidos na linguagem musical após a publicação destas obras.

A versão que trago para os senhores é, em minha humilde opinião, a melhor já gravada. Como falei antes, questão de gosto e opinião. O Quarteto Amadeus é o maior conjunto de cordas do século XX, me perdoem os fãs ardorosos de conjuntos excepcionais como o Melos, Emerson, Juliard Strings, o Quarteto Ittaliano, entre tantos outros. O Amadeus foi o primeiro Quarteto de Cordas que vi e ouvi, nos tempos do saudoso Concertos para a Juventude, que passava nos domingos de manhã, lá nos idos dos anos 70. Imaginem um adolescente de seus 11 ou 12 anos de idade vendo aqueles senhores muito bem vestidos, tocando uma música diferente, que enchia o ambiente com sua beleza. Já comentei que comecei a ouvir música clássica ainda em minha infância, e ela sempre me acompanhou, nunca me deixando na mão nos momentos em que dela precisei. E vai ser minha companhia até o fim de meus dias.

São sete cds, que virão um por um, dentro de minhas possibilidades.

CD 1

01- String Quartet 01, Op.18 No.1 – I. Allegro
02- String Quartet 01, Op.18 No.1 – II. Adagio
03- String Quartet 01, Op.18 No.1 – III. Scherzo
04- String Quartet 01, Op.18 No.1 – IV. Allegro
05- String Quartet 02, Op.18 No.2 – I. Allegro
06- String Quartet 02, Op.18 No.2 – II. Adagio
07- String Quartet 02, Op.18 No.2 – III. Scherzo
08- String Quartet 02, Op.18 No.2 – IV. Allegro
09- String Quartet 03, Op.18 No.3 – I. Allegro
10- String Quartet 03, Op.18 No.3 – II. Andante
11- String Quartet 03, Op.18 No.3 – III. Allegro
12- String Quartet 03, Op.18 No.3 – IV. Presto

Amadeus Quartet:
Norbert Brainin – Violino
Sigmund Nissel – Violino
Peter Schidlof – Viola
Martin Lovett – Cello

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

6 comments / Add your comment below

Deixe uma resposta