Barenboim – Live At La Scala – Franz Liszt e Giuseppe Verdi

Daniel Barenboim tem se insinuado como um dos grandes nomes da música na atualidade. Nascido na Argentina, Barenboim atualmente vive em Berlim. Possui nacionalidade espanhola, israelense e palestina, alem da cidadania argentina. No início da carreira, Daniel dedicou-se ao repertório pianístico, gravando obras de Beethoven, Mozart, Chopin e Mendelssohn. Em companhia da sua primeira esposa Jacqueline du Pré, a famosa celista britânica, também gravou significativos trabalhos com música de câmera. Vale destacar o seu trabalho como regente que, particularmente, eu tenho uma grande admiração. Em sua carreira brilhante já fez gravações dignas de respeito de obras de Beethoven, Schumann, Mahler, Richard Strauss entre outras gravações consideráveis. Neste post temos o polivalente músico executando o piano, instrumento para o qual o “cidadão do mundo” Daniel Barenboim, tem bastante habilidade e técnica. A gravação a é ao vivo no extraordinário Teatro La Scala em Milão, Itália, construído em 1778 pela imperatriz Maria Teresa da Áustria. É um CD maravilhoso. Traz grandes peças de Liszt e transcrições para o piano de obras de Verdi interpretadas com grande desenvoltura e habilidade incontestes pelo pianista. Boa apreciação!

Franz Liszt (1811-1886) – Liszt – Live at La Scala

Tre Sonetti del Petrarca
01. Sonetto 47: Benedetto sia’ l giorno
02. Sonetto 104: Pace non trovo
03. Sonetto 123: l’ vidi in terra angelici costume

St. François d’Assise: La Prédication aux oiseaux – Légendes (2), for piano, S.175
04. St. François d’Assise: La Prédication aux oiseaux – Légendes (2), for piano, S.175

Après une lecture du Dante (Fantasia quasi sonata)
05. Après une lecture du Dante (Fantasia quasi sonata)

Giuseppe Verdi (1813-1901) – Verdi transcriptions

06. Aida: Danza sacra e duetto finale, transcription for piano (after Verdi), S. 436 (LW A276)
07. Miserere du Trovatore, transcription for piano (after Verdi) , S. 433 (LW A199)
08. Rigoletto: paraphrase de concert (after Verdi), for piano, S. 434 (LW A187)

Daniel Barenboim, piano

*Recorded live at La Scala on 28 May 2007

BAIXAR AQUI

Carlinus

4 comments / Add your comment below

  1. Muito legal o Barenboim… Gosto muito também das Sonatas para Cello de Brahms com ele e a Jacqueline Du Pré… Preciso de uma ajuda! Algum de vocês aí do blog possui um versão decente (pode ser ótima também!) das Sonatas para Cello/Piano de Mendelssohn? Faz um tempão que eu não vejo um cd só do grande Felix aparecer por aqui… Postem algum! Por favor! Ou melhor: Postem as Sonatas para Cello dele, por favor!!! Abraço!

  2. É verdade, CVL. O cara vive “no mundo das nuvens”. Rrsss…

    Raphael, você está com sorte. Tenho seperado um material do Mendelssohn para postar. Com relação às sonatas para cello e piano do alemão, anotarei no SAC. Você terá que esperar um pouco – a não ser que alguém da equipe do PQP Bach poste antes.

    Abraços!

  3. Nossa, que legal Carlinus! Ok! Pode deixar que eu aguardarei o post! Mendelssohn não é o meu compositor favorito e nem o maior de todos pra mim, mas não sei o que diabo é que gosto demais das obras dele. E como eu amo o Cello, fico feito louco correndo atrás de tudo quanto é obra pra Cello… Desde já, obrigado! Saúde a todos! E um abraço!

    P.S: Valeu por postar mais Mravinsky também!

Deixe uma resposta