Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Par Lui-Même (BOX 6 CDs) 6/6

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Sei que muita gente aguardava ansiosamente por esta postagem e é com muito orgulho que encerro esse ciclo de gravações históricas, intitulado Par Lui-Même, com a Orchestre de la Radiodiffusion Française na regência do próprio Villa-Lobos.
Para fechar com chave de ouro, três grandes obras do nosso Villa, que fará, em 17 de novembro, aniversário de 50 anos de morte.
O álbum começa com a famosa fantasia para piano e orquestra, Momoprecoce, composta em 1929 e estreiada na Holanda no mesmo ano com a regência de Pierre Monteaux e Magdalena Tagliaferro, que também, está ao piano nessa histórica gravação. Baseada em pequenos movimentos evocativos de jogos de crianças fantasiadas no carnaval, esta fantasia é uma clara alusão à figura do rei Momo.
A série se encerra com o Concerto para Piano e Orquestra Nº 5 e a épica e triunfante Sinfonia Nº 4 “A Vitória”, que faz uma rápida alusão a Marselhesa em seu segundo andamento.
Aproveito a oportunidade para agradecer mais uma vez a colaboração do nosso amigo Emerson Rodrigues, que nos cedeu gentilmente os arquivos para tornar possível esta série de postagens.

.oOo.

Villa-Lobos: Par Lui-Même (BOX 6 CDs) 6/6

01 Momoprecoce, Fantasia pour piano et orchestre (22:13)
sur le carnaval des enfants brésiliens

Concerto Nº 5, pour piano et orchestre
02 I. Allegro Non Troppo (5:35)
03 II. Poco Adagio (6:03)
04 III. Allegretto Scherzando (5:06)
05 IV. Allegro (2:04)

Symphonie Nº 4 “A Vitória”
06 I. Allegro Impetuoso (6:25)
07 II. Andante (5:35)
08 III. Lento (5:53)
09 IV. Allegro (avec fanfare)

01 Magdalena Tagliaferro, piano
02-05 Felicia Blumental, piano
Orchestre de la Radiodiffusion Française
Heitor Villa-Lobos, direction

BAIXE AQUI / DOWNLOAD HERE

Strava

5 comments / Add your comment below

  1. O concerto para piano e orquestra nº5, com seu traços melódicos tristes e ao mesmo tempo belíssimos, uma da obras que mais aprecio do imortal Villa-Lobos.

  2. Olha, queria aproveitar o espaço aqui pra fazer uma reclamação: na postagem das obras orquestrais de Bach, está faltando o concerto para cravo, bwv 1054. Já revirei o blog inteiro e revi as postagens, mas não encontrei o concerto. Ou será q o bwv 1054 só existe na memoria?

Deixe um comentário