Restaurado – Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Trio para piano, flauta e fagote, WoO 37, Sonata para piano e trompa, op. 17, Sexteto para 2 trompas, 2 violinos, viola e violoncelo, op. 81b

Mais três obras desconhecidas de Beethoven, com formações inusitadas, porém todas com momentos muito interessantes. Gosto muito do trio para flauta, fagote e piano. Solomon, em sua excelente biografia de Beethoven, nos informa que esta obra, claramente inspirada em Mozart, foi composta para entreter o Imperador, que sempre era entretido à mesa por uma pequena orquestra que consistia em dois oboés, duas clarinetas, duas trompas e dois fagotes. Ou seja, música para ajudar na digestão de Sua Majestade.

A Sonata para trompa e piano, op. 17, teria sido escrita em apenas um dia, para apresentação em um concerto no dia 18 de abril de 1800. O sexteto também foi escrito para entreter sua Majestade, mas desta vez era para a imperatriz Maria Thereza. CItando Solomon:

“(…) Também compostos durante esse período, mas só publicados em 1810 foram um Sexteto para Quarteto de Cordas e Trompas, op. 81b, e um Sexteto para clarinetas, trompas e fagotes, op 71. Rosen defendeu a interessante tese de que estas obras são mais “classicizantes” que ‘clássicas’ no estilo: ‘são reproduções de formas clássicas… baseadas nos modelos anteriores, os resultados do impulso clássico, e não no próprio impulso’.

(…) A música de câmara de Beethoven para instrumentos de sopro, ou para instrumentos de sopro apoiados por cordas ou piano, não sobreviveu ao século que adorou tais combinações, Em termos do desenvolvimento ulterior de Beethoven, essas obras podem ser consideradas como preparações para o seu longamente protelado ingresso na música sinfônica”.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Trio para piano, flauta e fagote, WoO 37, Sonata para piano e trompa, op. 17, Sexteto para 2 trompas, 2 violinos, viola e violoncelo, op. 81b

1. Trio para piano, flauta e fagote, WoO 37, 1- Allegro
2. Trio para piano, flauta e fagote, WoO 37 2. Adagio
3. Trio para piano, flauta e fagote, WoO 37 3. Tema andante con Variazioni

Daniel Baremboim – Piano
Michel Debost – Flauta
André Senedatt – Fagote

4. Sonata para Trompa e Piano em F, op. 17 1. Allegro moderato
5. Sonata para Trompa e Piano em F, op. 17 2. Poco Adagio, quasi Andante
6. Sonata para Trompa e Piano em F, op. 17 3. Rondo. Allegro moderato

Daniel Baremboim – Piano
Myron Bloom – Trompa

7. Sexteto para 2 trompas, 2 Violinos, Viola e Violoncelo, op. 81b 1. Allegro con brio
8. Sexteto para 2 trompas, 2 Violinos, Viola e Violoncelo, op. 81b 2. Adagio
9. Sexteto para 2 trompas, 2 Violinos, Viola e Violoncelo, op. 81b 3. Rondo. Allegro

Gerd Seifert, Manfred Klier – Trompas
Eduard Drolc, Jürgen Paarlman – Violinos
Stefano Passagio – Viola
Georg Donderer – Violoncelo

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

[restaurado por Vassily em 27/5/2020]

5 comments / Add your comment below

  1. É impressão minha ou estes dois CDs de música de câmara de Beethoven (este e o anterior, com os quartetos para piano) estão com o áudio bem ruinzinho, quase mono? A sensação é de que o som está “fritando”, quase chiando.

    Testei-os em outros players (uso o KMPlayer, que é excelente mas às vezes temperamental), verifiquei a ficha técnica do arquivo, tudo parece ok — menos o áudio.

    A não ser por isso, os dois CDs são excelentes. Não os conhecia.

  2. A propósito, uma questão off-topic:
    qual é o plugin que vocês usam para adicionar essa opção “reply” nos comentários?

    É bem interessante esse recurso que permite o comentarista responder a um comentário específico.

    Please, let me know.

    Obrigado.

  3. Christian,
    Com relação à qualidade do áudio, volto a repetir: já os baixei assim, em bitrate de 192 kbps. Existe na rede o mesmo material convertido em .ape, mas os arquivos tormam muito grandes.
    desconheço o plug in que você fala, podemos responder a comentários específicos porque somos os administradores do blog, e editamos os comentários diretamente do wordpress, que é o editor utilizado para as postagens.

  4. de fato, o som de ambos os cds da musica de camara de beethoven apresentam o mesmo artefato notado por christian. nao tem relaçao com o bit rate, os arquivos estao realmente comprometidos.

Deixe uma resposta