G. F. Handel (1685-1759) – Ode ao Dia de Santa Cecília

Um CD curto, de mais ou menos 40 minutos, com música de absurda beleza. Trevor Pinnock coloca-se à altura de uma das melhores obras vocais de Handel. A interpretação de Felicity Lott para a principal ária de Ode, What passion cannot Music raise and quell, é inesquecível dentro de um trabalho onde não há pontos baixos.

Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra. Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos.

Imperdível.

Handel – Ode for Saint Cecilia’s Day

1. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – Overture The English Concert 5:09
2. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – Recitative:”From harmony.. / When nature underneath..” Anthony Rolfe Johnson 3:25
3. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – Chorus: From Harmony, from heav’nly Harmony The English Concert 3:32
4. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – What passion cannot Music raise and quell Felicity Lott 8:18
5. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – The trumpet’s loud clangour Anthony Rolfe Johnson 3:33
6. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – March The English Concert 2:11
7. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – The soft complaining flute Felicity Lott 5:02
8. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – Sharp violins proclaim Anthony Rolfe Johnson 3:56
9. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – But oh! What Art can teach Felicity Lott 4:39
10. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – Orpheus could lead the savage race Felicity Lott 1:42
11. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – But bright Cecilia Felicity Lott 0:44
12. Ode for Saint Cecilia’s Day (HWV76) – As from pow’r of sacred lays

Lisa Beznosiuk
Felicity Lott
Anthony Rolfe Johnson
Crispian Steele-Perkins
Michael Laird

Trevor Pinnock
The English Concert

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

8 comments / Add your comment below

  1. Estou baixando este cd, sou fascinado por Handel e Bach, mas confesso que gostaria de encontrar neste magnífico blog os motetos de Bach. Ao andar pelo deserto deste mundo(bunyan) a musica barroca me faz sentir à beira de um oasis.

  2. Sobre a obra Zadok the Priest (HWV258) eis o texto bíblico no qual Handel se baseou: “Então, desceu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e a guarda real, fizeram montar Salomão a mula que era do rei Davi e o levaram a Giom.
    Zadoque, o sacerdote, tomou do tabernáculo o chifre do azeite e ungiu a Salomão; tocaram a trombeta, e todo o povo exclamou: Viva o rei Salomão!
    Após ele, subiu todo o povo, tocando gaitas e alegrando-se com grande alegria, de maneira que, com o seu clamor, parecia fender-se a terra.” INCRÍVEL por isso senti que minha casa quase se fendia.

  3. Gostei, não conhecia a obra. Baixei pela curiosidade e por ser um Handel. A curiosidade vem do fato de eu ter morado durante 12 anos em um bairro da períferia de Fortaleza – CE, cujo o nome é Santa Cecília. Lá, a festa para a padroeira é até hoje a mais movimentada da região e sempre começa com uma procissão que carrega uma grande imagem da santa, em sua pose óbvia, segurando e tocando uma harpa. Quanto à música, adorei a What passion cannot Music raise and quell, sem dúvida a mais bela.

  4. Olá,
    Preciso com certa urgência da partitura para canto da Ode ao dia de Santa Cecília, de Handel. Já fiz contato com amigos, conhecidos, comunidades no orkut e ninguém conseguiu me socorrer. Se alguém tiver esse material, estou disposta a arcar com as despesas de envio.
    Obrigada

Deixe uma resposta