Mais simples e mais grave

Nos últimos dias, não tenho vindo aqui a fim de deletar ou aprovar comentários. Falta de vontade. Agora, li quase todos e aprovei 95%. Tenho (temos) liberdade para aprovar ou não. O blog é nosso. Só não faço editar. O grupo de comentários de hoje era até tranqüilo. Gosto dos comentários e mantenho as postagens por eles e pelo imenso feedback de músicos, alunos, professores e meros ouvintes como eu, que agradecem o acesso àquilo que temos.

Mas é óbvio que fiquei muito irritado com a falta de civilidade de vários deles — nunca com o debate. Posso ter deletado a mais ou a menos, não sou perfeito. Li coisas realmente muito agressivas. Como chamar outra comentarista de vaca, como dar detalhes sobre imaginadas preferências sexuais minhas, etc. É por este motivo que até pensei em me retirar. É muito ruim ser ofendido e não estamos aqui para isso.

Vocês não leram essas coisas, eu sim. Por isso, talvez vocês achem que estou dando uma repercussão exagerada a algo pouco grave. Não é um caso de censura, é de civilidade. Então, nem leio detalhadamente: se não simpatizar de cara, corto. O mesmo pode ser feito por qualquer outro dos 4 membros do PQP.

Por mim, o blog segue pelas 1500 visitas diárias, sempre crescentes, não pelos 4 ou 5 imbecis. Mas depois, outro dia. Postar música dá algum trabalho e ainda estou chateado.

Aos outros, peço desculpas.

27 comments / Add your comment below

  1. Dá prá acreditar nisso? Eu visito este blog com certa regularidade, nunca contribuí nada, mas admiro bastante o teu esforço e não consigo conceber que tenha gente com tão pouca dignidade a ponto de encher de lixo um blog como este. É fato: pode-se falar de qualquer coisa, mas SEMPRE haverá alguém no meio disposto a brigar e insultar. Certo estás de não aceitar comentários inadequados, afinal, o blog é teu, o trabalho é teu, o tempo é teu e o espaço é teu. Quem achar que é censura, reclamar da falta de “liberdade” e “democracia”, que faça o SEU próprio blog e divirta-se nele; ou aprenda a ser civilizado.

    No geral, parabéns pelo belo trabalho.

  2. É inevitável. Sempre há algum recalcado procurando uma brecha para expressar – anonimamente – as suas mágoas com a vida. Os blogs são o ambiente ideal para a sua proliferação.

    Liga não. Publique a Madama Butterfly e agüente as críticas. Aí então passe para “O Anel dos Nibelungos” completo. Quando estiverem todos xingando; “Hello Dolly” ou “A Noviça Rebelde”. Depois dos 4’33” não há mais regras a seguir.

  3. Ser humano é meio complicado mesmo, lido todo dia com isso, sou professor de duas escolas públicas de um nível um tanto quanto baixo. Mas posso te afirmar com certeza, os elogios também virão, e esse compensa o trabalho feito.

    Obrigado pelo blog que frenquento há muitíssimo tempo, mas nunca tinha comentado.

    Continue com este trabalho que me enriquece culturalmente.

    Abraços.

  4. Seu blog, além de inteligente, é muito divertido. Descobri-o a pouco.
    A internet é um terreno anárquico, mas a anarquia exige maturidade.
    Vai levar um tempo para as pessoas aprenderem a ser livres. A arte freqüenta essas paragens, por isso causa reações deste tipo.

    Liberdade tem dessas coisas: alguns escolhem a estupidez..

    P.S.: falo estas coisas, mas também fico muito puto!

  5. É impressionante como depois de quase 50 anos essa obra (4’33”) cause tanto furor. Estou muito impressionado. Não por esse furor existir, mas por ser o mesmo de quase 50 anos atrás. Talvez tenha sido isso relamente que Cage propusera. Mas partir pra agressões e ofensas é absurdo. Bom, só queria dar meu apoio e dizer, como estudante de regência, que este site é maravilhoso e tem me ajudado muito. É completo! Inclusive por sucitar tais discussões.

  6. Porra PQP ,4 ou 5 em um universo de 1500 o seu indice de descontentes está muito baixo eheheh….vou mandar os caras malharem mais….ahahah….
    Cara , um sucesso imenso,1500 entradas no blog por dia e meia dúzia de cafajestes, tá muito bom,ponha a mão para os céus.
    Ainda mais em um troço que o cara pode ficar tranquilamente anônimo.
    Parabéns e bola para frente, eu por mim estou ensaiando o Concerto do Cage, estou quase bom ,ainda mais que chamei o Augusto de Campos para me ajudar…eheheh

  7. PQP, FDP, CDF, Blue Dog, Clara,

    Vocês são demais! Não prestem ateção aos mal ditos, nem aos malditos que os dizem. Vocês são benditos. Ao quinteto, meu cumprimento reverente, com o ósculo especial nas mãos de Mme. Schumann…

    Adelante, con muchas gracias!

    Rameau

  8. Vou chover no molhado mas apenas gostaria de manifestar meu apoio ao pessoal do Blog. Vocês fazem um trabalho maravilhoso, seria terrível se, devido a um ou dois boçais, esse espaço fosse para o limbo.

  9. Este blog se trata do que há de melhor em termo de música erudita em língua portuguesa. Mas, infelizmente, ninguém é capaz de agradar a todo mundo. Sempre vão haver, meus queridos, imbecis neste mundo, cujo objetivo infelizmente não é outro a não ser aparecer-se ofendendo. Nâo liguem, bola pra frente neste trabalho que é fantástico.

    Ps.: gostaria de saber pq o blog está mais lento ultimamente, assim como pq não consigo baixar mais arquivos do rapdshared por programas aceledores de download, somenete pelos instrumentos mais lentos dos navegadores.

    Abração a todos.

  10. Caros blogueiros,
    queiram desculpar-me caso eu tenha me mostrado demasiadamente irônico e malicioso em algumas de minhas recentes postagens… mas vejam, o meu problema é com algumas obras contemporâneas (em particular as produzidas pela corrente serialista), como a 4’33” do Cage, por exemplo; não com vocês ou com o blog – ou mesmo com a postagem dessas obras. Eu adoro esse blog, e acho importante a divulgação de obras modernas e polêmicas, inclusive aquelas que não são de meu grado.
    O meu foco é a discussão, não o totalitarismo :P.

    E não importem-se com bobagens que o povo escreve, o blog de vocês é D+.

  11. Só tenho a dizer que estou muito agradecido a vocês. Não imaginava que pudesse haver alguém capaz de ser agressivo em um espaço voltado à conciliação, à paz, à espiritualidade (porque música é tudo isso). É uma pena que gente tão feia venha se manifestar por aqui, quando há tantos lugares que lhes seriam assim próprios e receptivos – o que não falta na internet é vulgaridade e pobreza de espírito. Quanto a vocês, que nos encantam, continuem com esse lindo trabalho. Adoro ler tudo o que escrevem e ouvir o que nos oferecem.

  12. Eu também participei do debate sobre Cage, mas espero não ter ofendido ninguém. Peço desculpas, caso o tenha feito.
    A atitude do Gorgonzola2008 foi bastante honesta. O pedido de desculpas seria o mais indicado para todos aqueles que se excederam, seja partidário de Cage ou não.

  13. Infelizmente por causa de tapados como estes temos que conviver com as baixarias diárias que se vêem e ouvem nas mídias, graças ao santo que inventou a internet, se não não poderíamos conhecer blogs como o seu. Abraços.

  14. PQP! Você tem se constituido em um verdadeiro amigo virtual, muito mais pela postura de civilidade do que pelas preferências musicais semelhantes às minhas!

    Não valorize as agressões. Se renunciar ao seu projeto de difundir beleza por conta de dificuldades naturais, estará valorizando essas agressões.

  15. Continuemos como dantes. Sei que fere os seus brios de pessoa honesta. Mas por que valorizar o lado negativo e não olhar para as bençãos que este blog tem proporcionado? Nossa amizade por exemplo.

  16. Caros
    Clara, PQP, FDP, CDF e Blue Dog,

    o blog é de vocês, e cada um com um especializado em uma vertente da múcica “erudita”. Bem sei também que como “gente” também cometemos sandices por motivos variados. Talvez seja o caso de conversar com com participantes mais ativos para que atuem como moderadores no blog, editando e ou deletando comentários que não contribuem em nada. Sei que é chato “terceirzar’ esta atividade, porém lhes pouparia de alguns dissabores e lhes permitiriam concentrarem-se nas postagens e somente os comentários filtrados lhes chegariam a vista. Bom. o blog é muito freqüentado pelo que PQP escreveu, em torno de 1500 visitas diárias, e se 10% comentarem já será um trabalho e tanto para analisar. Por isso, é bom que tenha pessoas com disponibilidade de tempo para se dedicar. O meu, é parco.
    Grande abraço a vocês!
    Luciano

  17. As pessoas projetam suas frustrações naquilo que é bom. O que é bem feito revela a mediocridade de alguns. O trabalho de vocês é fantástico, por isso incomoda tanto.

  18. Infelizmente há esses tipos indignos que acabam conspurcando a civilidade de um espaço tão inteligente. Visito o seu blog diariamente! Sempre leio os texto,s que diga-se de passagem são inteligentes e detentores de um humor fino. Peço para vocês que possibilitaram a mim um tão grande achado desconsiderem a estupidez desses ogros oportunistas que surgem para tentar manchar o brilhantismo de um espaço tão rico como esse. Apesar de não conhecê-los, sinto-me profundamente integrado aos senhores pelo espiríto da música que rompe todas as barreiras e dilemas humanos. Um abraço!

    Brasília-DF

  19. Não consigo entender como essas situações se desenrolam em um espaço como este (isto não é uma frase retórica!). Vejo que é um fenômeno geral pois esses espaços se tornaram abertos ao descarrego de ódio em direções violentas e pouco civis. Penso que se tornaram espaços para a apresentação pública de ódios que anteriormente tinham outra canalização. A luta pela civilidade me parece algo digno, e levantar o tema sempre que incomodar a ação violenta de outros é algo que faz parte dessa luta. Solidariedade ao bom humor, à ironia e à civilidade!!!

  20. Impossível não deixar algumas palavras manifestando o apoio a este magnífico blog, que é muito mais do que um blog, é um legítimo espaço cultural da maior qualidade. O trabalho de vocês já seria ótimo se cobrassem por ele. Não cobrando, só posso classificar como algo sobre-humano. Os descontentes sempre existem, e os que se julgam acima da música ainda mais. Podem ter a certeza de que para cada membro descontente existem 500 outros muito satisfeitos e agradecidos. Parabéns por tudo! Abraços a todos.

  21. Parece que finalmente o site está restabelecido. Não faz idéia do meu medo quando abria a página no post de Haydn de 03/2008.

    Obs.: não foi apenas aqui no meu PC, foi?

  22. Seu trabalho é excelente… a qualidade,o fino humor e a pertinência dos comentários fazem deste espaço uma escola de iniciação e aprendizado raríssima em se tratando de Brasil. O aspecto negativo:…tudo que é público acaba exposto e abre-se a possibilidade de agressões e desrepeitos comuns a quem se expõe. Mas, vocês não podem escolher o público, infelizmente acabam, as vezes, atirando pérolas…

Deixe uma resposta