Karajan 100 Anos – Anton Bruckner (1824-1896) – Symphonie nº 7 E Dur

Sim, eu sei que meu irmão PQP Bach publicou uma integral das sinfonias de Bruckner, mas não creio que ele vá reclamar desta gravação da Sinfonia nº 7. Além disso, creio que tudo o que se precisasse escrever sobre ela já foi devidamente dito na postagem anterior.

Estou postando esta gravação por vários motivos, mas o que mais se destaca é que esta foi a última gravação realizada por von Karajan, ou seja, como se fosse sua despedida dos estúdios, onde viveu grande parte de sua vida. Os comentários no site da amazon são quase unânimes em afirmar que é uma das melhores gravações já realizadas desta sinfonia, e sabemos que quando se trata de Bruckner e Mahler as coisas se complicam, por que existem os fãs ardorosos de tal e qual intérprete, sem se admitir outras opções. Não sou um profundo conhecedor de Bruckner, mas o que esta interpretação de Karajan me passa é uma sensação de dever cumprido, e, por este motivo, creio, ela me passa uma sensação de serenidade. Ah, ela faz parte daquela famigerada coleção da DG, a Karajan Gold, já devidamente defenestrada por alguns comentários, mas esta gravação com certeza é superior às outras da série.

Anton Bruckner (1824-1896) – Symphonie nº 7 E Dur

1. Symphony No.7 in E major – 1. Allegro moderato
2. Symphony No.7 in E major – 2. Adagio. Sehr feierlich und sehr langsam
3. Symphony No.7 in E major – 3. Scherzo. Sehr schnell – Trio. Etwas langsamer
4. Symphony No.7 in E major – 4. Finale. Bewegt, doch nicht schnell

Herbert von Karajan
Berliner Philarmoniker

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

20 comments / Add your comment below

  1. Eu tenho muito amor pelas interpretações da sétima por Wand, Jochum e Haitink, que fez talvez na sétima sua melhor gravação com o Concertgebouw, em minha opinião.

    Mas Karajan me obriga a abrir um espaço para colocá-lo na lista acima. Ele conseguiu “cantar” o primeiro movimento da sétima e manteve-se no mesmo nível até o final.

    Não sabia que este tinha sido seu canto de cisne e – nossa! – que canto de cisne!

    Abraços.

  2. Vocês só podem estar brincando? hehehe.

    Parabéns pelo post. Karajan colocou uma dinâmica insuperável nesta música. Realmente ele fechou o ciclo com chave de ouro. Eu não quero parecer arrogante, mas já tinha sugerido esta gravação umas duas vezes. hehehe.

    Agora “devidamente defenestrada”!? Poxa! A coleção tem registros muito bons que eu já tinha citado antes, mas tudo bem, questão de opinião.

    Como eu também tinha dito que a IX de Mahler desta coleção, e imagino que será esta a ser postada, é excelente e foi bastante premiada.

    No mais, eu só tenho a parabenizar pela bela homenagem que é mais do que justa. Estou ansioso pelas próximas!

    Abraços.

  3. Ludwig, a série foi defenestrada pro outros comentaristas, não por mim.. na verdade, sou fã da 9ª de Dvorak que pertence a esta coleção, além da excelente versão do concerto para violino e cello de Brahms, também já aqui postada.

    PQP, com relação ao Mahler, relendo a frase, optei por retirá-la pois estava com um sentido meio dúbio. O que quis dizer foi que é uma gravação estupenda, inclusive premiada pela Gramophone.

  4. Gosto do Scherzo e do Finale desta 7ª. Já os 2 primeiros movimentos, estão muito rápidos.

    Jochum tem tempos melhores com a 7ª, Celibidache também

  5. Novamente ressalto que não acho a série ruim, só acho que boa parte dela é inferior as gravações de tempos anteriores.

    Reparei que não tem disponível a 8ª Sinfonia de Dvorak. FDP, se quiser, tenho ela com o Karajan na WPO, gravação de 61(se não me engano) da Decca.

    abraço

  6. Exigente, agradeço a oferta, e a aceito com prazer. Na verdade, tenho planos de postar a integral das sinfonias de Dvorak, numa excelente gravação do Istvan Kertesz , frente à Sinfônica de Londres, e coincidentemente também gravada pela DECCA. Também tenho a 8ª com o Giulini, mas confesso que prefiro a versão do Kertesz .

  7. Tambpem tenho a integral do Kertesz, muito boa.
    Agora na 8ª , eu gosto mais do Karajan.

    Qual o seu e-mail para mandar os links?

    abraço

  8. Tenho Wand quase integral em DVD em Bruckner, mas KARAJAN está saindo na 8 º e 9º mais Te Deum e eu que não sou bobo nem nada já encomendei;Baremboim, que tenho, parece deixar a desejar; e Bruno Walter com a Columbia ,acho, foi o grande esquecido;mas Bruckner, para mim, ainda remete quase automaticamente a EUGEN JOCHUM
    Seu cds das TRÊS MISSAS de Bruckner são extraordinários.
    E falei mal da série Gold, mas tenho alguns cds dela, incluindo a oitava do Bruckner.
    Haitink em Mahler é top! Aliás sua nova série nas sinfonias de Beethoven também ,com a LSO, ao vivo;para quem tem dindim sobrando,em SACD!
    Karajan em MAHLER também é extraordinário , mas Mahler ficou impregnado com Bernstein.

  9. Exigente, pode mandar os links para fdpbach@gmail.com .

    Sander, assim vc vai magoar PQP Bach, que anda todo faceiro por ter encomendado a integral de Mahler com o Rattle. Confesso que também ando implicando com ele, talvez por estar tão em voga.

    Coim relação ao Bruckner, recém consegui a integral do Baremboim, que ainda não tive tempo de ouvir direito. Mas gostei do que ouvi. Claro que depois desta aula de Bruckner que meu irmão PQP Bach deu, as referências aumentaram.

    A integral de Mahler virá sim, só estou definindo em qual das versões que possuo: Bernstein da Sony, gravado ainda nos anos 60, ou a da DG, que traz gravações dos anos 70 e 80 ? Ah, também tenho a do Chailly, e está em ponto de entrega a do Abbado.

  10. Se possível, a do Bernstein. Se não me engano, FDP, a integral pela Sony é com a Filarmônica de NY, pertencente àquela coleção de encarte azul escuro com a foto do principe Charles atrás. Ou estarei enganado?? Bem, prefiro a da DG, em que cada sinfonia foi gravada com uma orquestra e que possui capas belissimas. A Quinta foi gravada com a Filarmônica de Viena, e a Quarta com a Concertgeboum de Amsterdan, só pra citar.
    Mas se vier a do Chaiily, beleza.

  11. Vou aproveitar este post sobre Bruckner e fazer uma sugestão a todos que participam e acessam este Blog, não para postar, mas para ouvir.
    Aí vai:
    00, 1 e 6 – Tintner (Naxos);
    0 e 2 – Chailly e a RSO Berlin
    3- Barenboim e BPO
    4 e 5- Wand e BPO
    7 e 8- Karajan e VPO
    9- Giulini e VPO

    Cadê Haitink, Jocchum e Celibidache?
    Acho que esses são Brucknerianos por demais consagrados, e aliás, isso não é uma lista para apurar qual a melhor versão, é apenas uma sugestão aos colegas.

    Sds.

  12. Celibidache altera demais os andamentos,acho eu,mas tenho en DVD as Missas de Bruckner com ele; Bernstein existe também em dvd , o ciclo completo. Bruno Walter , repito , é o grande ausente, quando se fala em Bruckner.Tenho também o ciclo com Barenboim , mas quando se confronta por exemplo a Romântica dele com a de Walter….

  13. já estou upando a 8ª
    se quiser para a série Karajan 10 anos, também tenho uma ótima 3ª de Brahms em Viena.

    Quanto a Bruckner Ludwig, todas as gravações de Jochum são boas, eu tiraria o Wand da lista, junto com Chailly e faria algumas trocas, mas ai, é puro gosto pessoal

  14. Exigente,

    Esta gravação da 8ª com Karajan e Viena que você está upando, é a minha favorita. Tenho tanto o CD quanto o DVD. É fantástica. Às vezes dá a impressão que Karajan e a VPO estão improvisando. Espontaneidade Pura!

    Curioso que as outras versões que eu mais gosto de Giulini e Haitink também é com Viena. Para mim, esta é a orquestra que melhor toca Bruckner.

    Aos amigos fãs de Bruckner, dou a sugestão do site: http://www.abruckner.com/

    Este site disponibiliza gratuitamente, todo mês, gravações raras muito boas das sinfonias de Bruckner

    Sds.

  15. Ludwig , o site do Bruckner é top! Muito Obrigado!Apesar de eu não baixar músicas,serve de referências,mais ou menos como PQP, menos em Gould…ahahah…

  16. Há pouco tempo tomei conhecimento da existência deste fabuloso site de música clássica ( p.q.p.bach )que para mim se tornou um tesouro além de poder ampliar em todos os sentidos essa música universal e atemporal.
    Todos os elogios e comentários já feitos por tantas pessoas ainda são poucas para agradecer este feito que engrandesse nossas almas e nos conecta com o universo e o divino.
    Gostaria de fazer um pedido particular e especial para REPOSTAR a 7 ( sétima ) sinfonia do Bruckner com a Filarmônica de Viena regida por Karajan em sua última gravação.
    Fico desde já imensamente grato.
    Um forte abraço do Dirceu.

Deixe uma resposta