Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) – Violin Concerto No.1 in A minor, BWV 1041, Violin Concerto No.2 in E, BWV 1042, Concerto for 2 Violins, Strings, and Continuo in D minor, BWV 1043

Mais uma obra para violino, juro que não foi proposital.. Mas depois que meu irmão PQP postou aquela maravilhosa gravação de Leonhardt para as suítes inglesas, FDP tinha de continuar a manter o nível. E a primeira coisa que lhe veio a mente foi essa gravação dos Concertos para Violino de nosso pai. 

Dentre as inúmeras gravações que possuo e que já ouvi desses concertos, confesso que sou viciado nessa versão da família Oistrach. Até consegui-la, a menina dos meus olhos era uma versão do Perlmann com o Zukermann, dirigidos pelo Baremboim, isso nos idos dos inícios dos anos 70.  Todos jovens, praticamente iniciando suas carreiras, mas já consolidados como excepcionais intérpretes.

Mas Oistrach é Oistrach.. o senso de tempo e ritmo imprimido nessa gravação se encaixa perfeitamente à música de nosso pai, e sua interpretação soa leve, sem muitos virtuosismos, tão característicos dele. Um mestre em sua maturidade.  Como diria um amigo, parece tão fácil tocar violino quando o ouvimos… e quando toca com o filho, Igor, parece mais fácil ainda.. imagino que os dois tenham praticado o concerto duplo juntos desde que Igor era uma criança, crescendo à sombra do gigantismo de seu pai, e não querendo fazer feio perante ele.

Meu concerto favorito é o de nº1, com um andante no segundo movimento que me comove cada vez que o ouço. Oistrach nos faz levitar, alcançando um grau de emotividade que não consegui encontrar em outras gravações. Ouçam, e depois me digam se não é uma das mais belas melodias  já compostas pelo ser humano… na verdade, trata-se de um trabalho sobre-humano, realizado por um gênio, e interpretada por outro.

A versão que possuo desses concertos não é a mesma da capa ao lado. Infelizmente trata-se de uma série da Deutsche Grammophon já fora de catálogo, e que a amazon não possui mais. A minha versão vem apenas com os concertos para violino de Bach e mais nada. Mas de qualquer forma, tratam-se das mesmas gravações.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) –  Violin Concerto No.1 in A minor, BWV 1041, Violin Concerto No.2 in E, BWV 1042, Concerto for 2 Violins, Strings, and Continuo in D minor, BWV 1043

 Violin Concerto No.1 in A minor, BWV 1041
1    1. (Allegro moderato) 
2    2. Andante
3    3. Allegro assai
 
Violin Concerto No.2 in E, BWV 1042
4    1. Allegro
5    2. Adagio
6    3. Allegro assai 

David Oistrach – violin
Wiener Philarmoniker
Georg Fischer – Direktor

Concerto for 2 Violins, Strings, and Continuo in D minor, BWV 1043
7    1. Vivace 
8    2. Largo ma non tanto
9    3. Allegro

David Oistrach, Ygor Oistrach – Violins
Royal Philarmonic Orchestra
George Malcolm – Direktor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

7 comments / Add your comment below

  1. Que espetáculo!
    Sexta-Feira de manhã, dia ensolarado (em POA), e agora com esses concertos de violino do Mestre para animar a alma.
    Obrigado fdp,
    Grande Abraço.

  2. Bach sempre foi e será a mola mestre do encantamento da alma. Suas composicões vão além da alma humana, um brilho magnifico de sutileza e nostagia, na essência espectral do espírito lúdico de quem buscou uma comunhão com a divindade patena com Deus. Estes concertos mostram claramente este sentimento, em especial de No.1, onde David Oistrach extrai a plenitude de um violino mágico e divino aos ouvidos dos mortais como nós.
    Bela escolha e obrigado por proporcionar mais uma vez a magia que Bach nos oferece.
    Grato e uma boa audição.

  3. Uma coisa é certa: Se mais pessoas escutassem a bwv1042, os psicológos lucrariam menos nesse mundo. Uma lição de força e perseverança… numa músca… sem palavras….

    Esse é poder da música, ou pelo menos da música de Bach.

  4. O Rubens está insistindo tanto com os links quebrados de postagens antigas que estou pensando em repostar este fenomenal cd do David Oistrakh.

Deixe uma resposta