Antonio Vivaldi (1678 – 1741) – Concertos para Bandolim e Diversos (mesmo!) Instrumentos

Faz um lindo dia em Porto Alegre, não está quente demais e Vivaldi é uma opção natural. Este é o primeiro de dois extraordinários CDs dedicados à música do veneziano que postarei aqui. O outro virá amanhã. Ambos têm o excelente conjunto Eutropa Galante com regência do violinista Fabio Biondi. Pode-se criticar alguns andamentos rapidíssimos adotados por Biondi, assim como algumas intervenções escandalosas da orquestra, porém nunca a qualidade da mesma e a criteriosa escolha do repertório. Passei anos procurando o Concerto in tromba marina, for 2 violins, 2 recorders, 2 mandolins, 2 chalumeaux, 2 theorbos, cello, strings & continuo in C, RV 558 e apenas vim encontrá-lo aqui. A gravação anterior que possuo é um antigo vinil de Claudio Scimone. É realmente raro encontrar um CD com obras instrumentais de Vivaldi que sejam de primeiríssima linha e desconhecidas, mas o de hoje e de amanhã serão assim e depois ainda virá a integral das sonatas para violoncelo e contínuo. Então, vocês poderão comprovar que Vivaldi é mesmo um compositor de rara riqueza, mas que há que procurar em meio às gravações redundantes das Quatro Estações e das Stravaganzi de sempre.

Double Mandolin Concerto, for 2 mandolins, strings & continuo in G major, RV 532
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
1. I. Allegro
2. II. Andante
3. III. Allegro

Concerto in tromba marina, for 2 violins, 2 recorders, 2 mandolins, 2 chalumeaux, 2 theorbos, cello, strings & continuo in C, RV 558
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
4. I. Allegro Molto
5. II. Andante Molto
6. III. Allegro

Concerto for violin, oboe, 2 recorders, 2 oboes, bassoon, strings & continuo in G minor, RV 576
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
7. I. [Allegro]
8. II. Larghetto
9. III. Allegro

Concerto for 2 violins, 2 cellos, strings & continuo in D major, RV 564
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
10. I. Allegro
11. II. Largo
12. III. Allegro

Violin Concerto, for violin, strings & continuo in G minor, RV 319
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
13. I. Allegro
14. II. [Lento]
15. III. Allegro

Mandolin Concerto, for mandolin, strings & continuo in C major, RV 425
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
16. I. [Allegro]
17. II. Largo
18. III. [Allegro]

Concerto for 3 violins, oboe, viola all’inglese, chalmeleau, 2 cellos, harpsichord, strings & continuo in C, RV 555
Composed by Antonio Vivaldi
with Fabio Biondi, Europa Galante
19. I. Allegro
20. II. Largo A Piacimento
21. III. Allegro

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11 comments / Add your comment below

  1. Vós estais a duelar para ver quem posta o melhor CD?

    Gostei muito dos concerto que fdp postou. Já fazia um bom tempo que não ouvia um Bach tão vivo e comovente nos concertos para violino.

    Poxa pqp, acho que temos o mesmo vinal de Claudio Scimone.
    Só que o meu está em péssimo estado!

    Obrigado pelo Vivaldi… será muito bom reouvir o RV 564 e o RV 558!
    R.

  2. rsrsrsrsrsrsrsrs

    O comentário feito por ti, PQP, naquele balé de Albinoni foi muito engraçado.
    Confesso que não os conheço e ainda não tive curiosidade para ouvi-los. (é vergonhoso, eu sei!)

    Continuai a duelar!
    Presenteai-nos com vosso santo e produtivo duelo!

    A gravação do Vivaldi………. está excelente.
    Entretanto concordo com você, PQP.
    Eles gostam de acelerar alguns andamentos, mas isso não diminui a magnitude de Vivaldi.

    Inté!
    R.

  3. Sinto muito se pareceu que eu estava reclamando do blog. Pelo contrário, só tenho a agradecer por dividirem tantas pérolas. Mas tem algo estranho nessa gravação. Não dá pra tocar tudo meio tom abaixo, seria loucura e praticamente uma impossibilidade do instrumento. Só se todos os instrumentos estivessem afinados meio tom abaixo, o que também não tem lógica.
    Só se foi gravado no tom normal e depois desacelerado para descer o tom mas é curioso, pq a gravação já está bem rápida. Só se acharam que estava rápida demais e puxaram pra baixo. Mas isso é um procedimento normal?

  4. Gostaria de saber q instrumentos são esses: “viola all’inglese” e “chalmeleau”. Sei que o último é um instrumento de sopro da familia da flauta, mas existe tradução para o português para esses intrumentos?

  5. tentei baixar vários arquivos e ao faze-lo (demorou em média 15 min) o windows diz que o arquivo está incomnpleto ao observar o tamanho do arquivo zipado, percebi que realmente não havia baixado todo o arquivo! pode me ajudar

  6. Prezados, sou amante primo e incondicional de Vivaldi.
    Tenho esse CD, e sempre observei o fato de todos os concertos serem gravados meio tom abaixo. E agora achei um comentário acerca disso neste blog e gostaria de ajudar a esclarecer. Sou pianista e cravista, e durante meus estudos de interpretação barroca, obtive um material historiográfico que consta que no renascimento e barroco, o tom das notas musicais era percebido pelo ouvido humano de meio a um tom abaixo do que é percebido hoje. Essa mudança na amplitude de vibração da onda se modificou com o tempo, devido também a implementação de novas sonoridades em nosso cotidiano, o que mudou a percepção dessa amplitude. Creio que Fabio Biondi fizera propositalmente essa modificação na tonalidade por este fato. É uma possibilidade.
    Parabéns pelo blog, é fantástico, o conheci há um dia e estou impressionado com a qualidade jamais vista por mim antes. Se eu puder contribuir com qualquer material ou estudo, sintam-se a vontade para solicitar!
    Aobrigado pelo excelentíssimo blog, atenciosamente,
    Felipe de Moraes.

    1. olá eu gostaria muito de saber aonde eu encontro as partituras de óperas de Vivaldi, especialmente Tito Manlio.Se você poder me ajudar serei grato.
      envie uma resposta.

      grato

  7. Não gostei!
    ritmo nervoso e agressivo. Carente do espírito barroco, é cerebral e frio demais.
    Vivaldi visto e interpretado por intelectuais do século XX…

    Ainda assim, agradeço muitíssimo a postagem e a oportunidade de conhecer mais.

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