.: interlúdio :.

Ellington Trane

Sim, mais um interlúdio, mais momento de jazz nesse blog que preza antes de tudo a boa música.
Blue Dog veio de Miles, PQP veio de Gary Peacock/Ralph Towner, então FDP resolveu também jogar pesado, e vir com outro clássico, desta vez juntando dois gênios, dois dos maiores músicos da história do jazz, quiçá da história da música no século XX: Duke Ellington e John Coltrane.
Existem certos temores quando dois músicos deste nível se reunem, mas analisemos o seguinte: Ellington nessa época, 1962, já era o grande gênio da música americana, e Coltrane estava se estabelecendo em definitivo como o gênio que era. Verdade seja dita: quem se destaca no cd é o próprio Coltrane, seu sax soprano, e em alguns momentos, tenor, comanda, seus solos são altamente elaborados e detalhistas, porém extremamente controlado, e só a versão de “In the Sentimental Mood” já vale o disco. A formação é a seguinte:
Duke Ellington – Piano
John Coltrane – Saxophones
Jimmy Garrison – Bass
Elvin Jones – Drums
Sam Woodyard – Drums

Ou seja, o base clássica de Coltrane, adicionando simplesmente Ellington no piano e Sam Woodward, que era músico de Ellington. Não há como não concordar com o resenhista da amazon.com :
“Duke Ellington and John Coltrane are, individually, two tremendously influential and vital figures in the world of jazz who could do no wrong as far as I’m concerned. But when you combine their talents on record, then you have a recording that’s not only music, it’s also a piece of history.”

Enjoy it…

Duke Ellington & John Coltrane

1. In A Sentimental Mood
2. Take The Coltrane
3. Big Nick
4. Stevie
5. My Little Brown Book
6. Angelica
7. The Feeling Of Jazz

BAIXE AQUI

2 comments / Add your comment below

  1. Tava baixando outras coisas, mas cancelei só pra baixar esse!In a Sentimental Mood eu já conheço e é de fazer chorar mesmo. Se o nível do álbum for o mesmo dessa música, será um curso completo de interpretação; será nuances geniais a se descobrir até outro século!

Deixe uma resposta