Mozart – Concerto para Oboé
Haydn – Sinfonia Concertante
Lucas Macías Navarro
Mozart Orchestra
Claudio Abbado
Quando deitei os olhos neste disco, notei os nomes Mozart, Haydn, Abbado, mas notei também a ausência da cor amarela na capa. Um olhar mais detalhado revelou o nome do selo suíço – Claves, ótimo, mas que não costuma abrigar nomes assim estelares como o do maestro Abbado.
A história deste disco é interessante e está na net. O principal oboé da Concertgebouw Amsterdam ligou para um produtor do selo perguntando se haveria interesse de gravar o concerto de Mozart com a orquestra e o maestro. Certamente, foi a resposta. Mas, um pouco de cautela era necessário, pois ao que parece, o oboísta é dado a brincadeiras. Para nossa grande felicidade, desta vez a coisa era séria. Alguns anos passados na agenda de todo mundo e com a ajuda de algum gracioso patrocínio, o disco foi gravado na Espanha em 2013.
E como de um só concerto não se faz um disco, a Sinfonia Concertante de Haydn completou adoravelmente a empreitada, permitindo aos outros músicos da orquestra brilharem, assim como nos proporcionar ouvir Abbado regendo Haydn.
Noto que esta Sinfonia Concertante em si bemol maior, Hob. I/105, de Haydn, escapou da Grande Postagem do colega Ammiratore, com todas as Sinfonias de Haydn. Esta é ‘concertante’…
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Concerto para Oboé em dó maior, K. 314 (1777)
- Allegro aperto
- Adagio non troppo
- Allegretto
Joseph Haydn (1732 – 1809)
Sinfonia Concertante em si bemol maior, Hob. I/105 (1792)
- Allegro
- Andante
- Allegro con spirito
Lucas Macías Navarro, oboé
Gregory Ahss, violino
Konstantin Pfiz, violoncelo
Guilhaume Santana, fagote
Orchestra Mozart
Claudio Abbado
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 177 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 95 MB
Para nosso ‘Momento Babel’, duas críticas ao disco:
BBC Music Magazine on Mar 15, 2017
“The performance of the Mozart Oboe Concerto is admirably beautiful, with fine playing from Lucas Macias Navarro, and every orchestral phrase lovingly caressed by Abbado. At 40 minutes the disc isn’t generously filled, but few would want to measure the musical riches it offers by the clock.”
Grandiose!!!
George F. on Jan 18, 2016
Magnifique album et si étonnant qu’un petit label indépendant ai pu l’enregistrer! À écouter et ré-écouter sans limite, grandiose Claudio Abbado!!
Magnífico, grandioso! Você deve ter pego a ideia. Aproveite!
René Denon
Se você gostou deste álbum, poderá também gostar de:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Symphonies – Abbado – Orchestra Mozart
W. A. Mozart (1756-1791): Piano Concerto No.25 K.503 & Piano Concerto No.20 K.466
Escapou não, RD! A Concertante do mestre segue junto com as sinf.91-98 na “Grande Postagem” de Ammiratore! E vamos à escuta desta gravação com o saudoso Abbado, que não conheço. Abraços.
Tens toda a razão, meu caro Pedro! Já botei a carapuça e estou feliz em ter tomado apenas cartão amarelo do Board of Trustees da PQP Bach Corp. Realmente, a Sinfonia Concertante está lá, mas não depois da 104…
Assim, corrida a ‘nossa falha’, espero que goste também desta gravação!
Abraços do
René
Na verdade, meu caro, ela está junto, do ponto de vista cronológico, daquilo que a acompanha, ou seja, das primeiras sinfonias Londres e outras duas que antecederam em pouco a viagem à Inglaterra. Não poucas vezes o Hoboken induz ao engano.
Quanto à gravação…. bem, estou acabando de ouvir, e de pronto o que digo é que, a despeito de ser Abbado, a leitura me pareceu um tanto “raquítica”, sem maior potência, embora com o andar a coisa melhore bem. O terceiro movimento ultrapassa o satisfatório. Destaque também para a limpidez do som geral e dos timbres individuais. Mas ainda fico com as leituras historicamente orientadas (por exemplo, esta aqui: https://pqpbach.ars.blog.br/2015/08/23/franz-joseph-haydn-1732-1809-cello-konzerte-sinfonia-concertante/#comments) . Grande abraço!