Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Symphonies – Abbado – Orchestra Mozart

4777598Postagem Original realizada em Julho de 2013, alguns meses antes da morte de Abbado. Links Atualizados !!!

Já deixei claro várias vezes aqui no PQPBach que admiro muito Claudio Abbado, tanto antes de assumir a Filarmônica de Berlim, quanto depois de deixá-la para encarar novos desafios e projetos. Um destes projetos, talvez o que mais tem se destacado, é esta Orchestra Mozart. Já postei, e outros colegas também, diversos cds deles, e uma gravação é melhor que outra.

4779792Nesta postagem tripla estou trazendo Sinfonias de Mozart nas mãos sempre competentes e hábeis de Abbado e sua Orchestra Mozart. Coisa finíssima, que só reforça aquilo que já sabemos há bastante tempo: Claudio Abbado é um dos maiores regentes de sua geração, que não tem medo de encarar novos desafios e projetos como se ainda fosse um garoto de vinte e poucos anos de idade e não um senhor de 80 anos recém completados no último dia 26 de junho.

Para se deliciar, sentado à frente de uma lareira, ainda mais neste frio desgraçado que está fazendo aqui no sul do Brasil, acompanhado de um bom vinho.

01 – Symphony No.35 – I. Allegro con spirito
02 – II. Andante
03 – III. Menuetto – Trio
04 – IV. Finale. Presto
05 – Symphony No.29 – I. Allegro moderato
06 – II. Andante
07 – III. Menuetto – Trio
08 – IV. Allegro con spirito
09 – Symphony No.33 – I. Allegro assai
10 – II. Andante moderato
11 – III. Menuetto – Trio
12 – IV. Allegro assai

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2

01 – Symphony No.38 – I. Adagio – Allegro
02 – II. Andante
03 – III. Presto
04 – Symphony No.41 – I. Allegro vivace
05 – II. Andante cantabile
06 – III. Menuetto. Allegretto – Trio
07 – IV. Molto allegro

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 3

01 – Symphony No. 39 – I. Adagio – Allegro
02 – II. Andante con moto
03 – III. Menuetto. Allegretto – Trio
04 – IV. Finale. Allegro
05 – Symphony No. 40 – I. Molto allegro
06 – II. Andante
07 – III. Menuetto. Allegretto – Trio
08 – IV. Allegro assai

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Orchestra Mozart
Claudio Abbado – Conductor

FDPBach

8 comments / Add your comment below

  1. Beleza, FDP! Também gosto do Abbado. Há quem não goste, e sinceramente não sei por quê. Mais uma vez temos dois gênios, Abbado e Mozart. Só uma coisinha: não acho que quem tem vinte e poucos anos possa ser chamado de garoto.

  2. Eu não acho Abbado ruim, mas vamos lá: que eu saiba, ele não saiu da BPO para “assumir novos projetos” – ele meio que foi expulso de lá pelos músicos.

    Por um lado, não vejo links a respeito, por outro, quase todo mundo que conheço ouviu falar dessa história.

    1. Admirava as atuações de Claudio Abbado bem antes de ele assumir a Berliner Philharmoniker. Na época ele já era altamente conceituado e por isso foi assumir a BPh como sucessor de Karajan. Não conheço os detalhes da convivência de Abbado com esta orquestra, mas, pelo que ouvi dizer, o problema foi o impacto chocante desta sucessão sobre a mesma. Karajan era um dirigente ‘ditador’, ele era ‘durão’, gritava com os músicos e impunha o que queria. Os pobres músicos estavam mal-acostumados e não souberam apreciar o jeito democrático, muito fino e musical de Abbado e começaram a agir imaturamente, não sendo atentos às instruções do grande maestro, chegando a ler durante os ensaios, tocarem desatentos etc. É claro que surgiu uma enorme tensão na orquestra, tensão que não cedeu como devia com o passar dos tempos. No final a orquestra se identificou muito com as atuações de Simon Rattle e queriam tê-lo como dirigente chefe. Daí forçaram mais a ‘barra’. Quem perdeu foi a orquestra!

  3. Peço-lhe um favor: você poderia postá-lo novamente? Os links rapidshare estão fora de serviço. Obrigado pela maravilhosa música que você compartilha, e desculpa tradutor automático do Google.

  4. comovente post em homenagem a abbado. e maravilhoso testemunho dele a respeito de mozart. uma proposta em pé de igualdade com esse magnifico post: os concertos de mozart com ingrid haebler sob a batuta de colin davis, galliera, minkus, nowicki. haebler talvez, junto com uchida, seja daquelas interpretes que tenham melhor compreendido todos, mas TODOS os concertos para piano.

Deixe um comentário