IM-PER-DÍ-VEL !!!!
Por incrível que pareça, nunca tínhamos postado este álbum antes. É um dos discos de jazz de que mais gosto. Na verdade, gosto dele desde a capa com um sugestivo, imenso e nada casual Turn Left. Se seus pontos altos são Au Lait e James, não podemos esquecer a merecida popularidade da sensacional bossanovista Are you Going with Me?, um dos poucos casos modernos onde a qualidade acompanhou as grandes vendas.
A guitarra sintetizada, marca registrada do Metheny dos primeiros anos está em todo o disco desde Barcarola e é decisiva em Are you Going with Me?. O pianista Lyle Mays dá tons aveludados a Au Lait, que traz Nana Vasconcelos percutindo, apitando e falando “Você é linda” e “Eu te amo tanto, tanto, tanto”, além de outras coisas. Poucos sabem que James é uma homenagem ao cantor e compositor James Taylor. Tema lindo, perfeito, relaxante, com novo show de Mays. Offramp é altamente melódico, mas, mesmo assim, nota-se aqui e ali a presença de um guitarrista que tem como mestres Ornette Coleman e o free jazz.
CD da ECM. Eu me entrego: Manfred Eicher, ich liebe dich.
Pat Metheny Group – Offramp
1. Barcarole [3:15]
(Metheny/Mays/Vasconcelos)
2. Are You Going With Me? [8:47]
(Metheny/Mays)
3. Au Lait [8:28]
(Metheny/Mays)
4. Eighteen [5:05]
(Metheny/Mays/Vasconcelos)
5. Offramp* [5:55]
(Metheny/Mays)
6. James [6:41]
(Metheny/Mays)
7. The Bat Part 2 [3:50]
(Metheny/Mays)
Pat Metheny – guitar synthesizer, guitar, synclavier guitar
Lyle Mays – piano, synthesizer, autoharp, organ, synclavier
Steve Rodby – acoustic & electric bass
Dan Gottlieb – drums
Nana Vansconcelos – percussion, voice, berimbau
Recorded October 1981 at Power Station, New York
Engineers: Jan Erik Kongshaug, *Gragg Lunsford
Assistant Engineer: Barry Bongiovi
Mixed at Talent Studio, Oslo
Mixing Engineer: Jan Erik Kongshaug
Produced by Manfred Eicher
PQP
Assino embaixo de tudo isso que escreveste. Este álbum rodando, um fim de tarde, uma taça de vinho e aquela pessoa perfeita ao lado…
Mais uma vez muito obrigada e, atrasadamente, bem sei e peço desculpas, desejo, de verdade, que o ano de todos vocês seja tão bom e encantado como a música que nos oferecem. Grande abraço !
Este es un album notable, como dices, desde la tapa. Barcarole es un comienzo ideal, recuerdo cuando lo escuché por primera vez en esos años que me pareció que Metheny tenía mucho mucho que dar al jazz. Are you going with me es parte de la banda sonora de mi vida, y Offramp es un bello homenaje que nos emociona cada vez que volvemos a él recordando al querido Ornette.
many thanks. -regards, a.v.
Como comentou o elguz acima, ‘Are You Going With Me’ também faz parte da trilha sonora da minha vida. Um clássico …