Uma das melhores gravações do ano, talvez só superada pelo primoroso “Time Present and Time Past” de Mahan Esfahani (que, aliás, tem aqui uma discreta participação no baixo-contínuo da trio-sonata).
O bandolinista israelense Avi Avital é daqueles virtuoses de importância seminal, que não só granjeiam público e prestígio a seus instrumentos, como também ampliam seu repertório. Neste álbum, Avital não se restringiu às escolhas óbvias (os concertos para bandolim de Vivaldi, que ele chama de “Velho Testamento” de seu instrumento) e gravou também transcrições de sua lavra de concertos para outros instrumentos.
O bandolim de Avital vibra e canta lindamente. As transcrições são primorosas, e mesmo o batido “Verão” de “As Quatro Estações” ganha pujância e frescor. Não se deixem enganar pelo caprichado encarte, que se preocupa mais em explorar a estampa do bem-apessoado rapaz do que com o comentário às obras gravadas, e que se rende à tendência atual de representar os artistas em posições que variam do torpor ao êxtase psicodélico: este bonito frasco está repleto do melhor perfume.
VIVALDI – AVI AVITAL
Antonio Lucio VIVALDI (1678-1741)
Concerto em Lá menor para violino, orquestra de cordas e baixo-contínuo, RV 356
(transcrição de Avi Avital)
01 – Allegro
02 – Largo
03 – Presto
Concerto em Ré maior para alaúde, orquestra de cordas e baixo-contínuo, RV 93
(transcrição de Avi Avital)
04 – Allegro
05 – Largo
06 – Allegro
Concerto em Dó maior para bandolim, orquestra de cordas e baixo-contínuo, RV 425
07 – Allegro
08 – Largo
09 – Allegro
Concerto em Dó maior para flautim, orquestra de cordas e baixo-contínuo, RV 443
(transcrição de Avi Avital)
10 – Largo
Avi Avital, bandolim
Orchestra Barocca de Venezia
Trio-sonata em Dó maior para violino, alaúde e baixo-contínuo, RV 82
(transcrição de Avi Avital)
11 – Allegro non molto
12 – Larghetto
13 – Allegro
Avi Avital, bandolim
Ophira Zakai, alaúde
Mahan Esfahani, cravo
Patrick Sepec, violoncelo
Concerto em Sol menor para violino, orquestra de cordas e baixo-contínuo, RV 315
14 – Allegro non molto
15 – Adagio e piano. Presto e forte
16 – Presto
Avi Avital, bandolim
Orchestra Barocca de Venezia
17 – FOLCLORE VENEZIANO: La biondina in gondoleta
Juan Diego Flórez, tenor
Avi Avital, bandolim
Vassily Genrikhovich
Sobre o CD, excelente. Sobre a tendência do torpor ao êxtase nas fotos, é muito bom ler alguém apontando esses exageros. E tem ainda o drama das capas do Gergiev. Mas as do Lang Lang são as piores.
Obrigado pelo comentário!
Deve haver quem aprecie o exagero, mas não é o meu caso. “Drama” sintetiza bem as capas de Gergiev. Já aquelas do Lang Lang, que me parecem o cúmulo da afetação, acabam sendo até adequadas ao que o pianista nos apresenta em suas gravações – mais uma vez, se certamente há muitos apreciadores do exagero, este não é o meu caso.
O Lang Lang tem a vantagem de tornar o exibicionismo do Karajan quase discreto. E tem aquela série do Vivaldi lançada pela naïve com capas bem estranhas. Difícil dizer se são piores esses exageros ou a total falta de criatividade da Naxos, da Apex e da Elatus. Por outro lado, tem umas capas extraordinárias, como o disco do Kleiber regendo as sinfonias 5 e 7 de Beethoven – justa embalagem para uma gravação perfeita. Também da DG tem a capa do canhão com a Abertura 1812, fantástica. Mas sou suspeito para falar porque os discos da DG e da L’Oiseau-Lyre eram meus objetos de desejo nos anos 80 e chego a recriar capas mais recentes desses selos usando o modelo antigo…
Olá, Vassily!
Só para tentar não ser injusto, estou verificando aqui o disco de Vivaldi que você mencionou e estou ouvido o primeiro movimento do concerto para “mandolin”… O Avital é, definitivamente, bom…. mas sou mais Staier no Bach e Avital no Vivaldi.
Linda a última faixa deste disco aqui, não é?
Forte abraço
Mário
Ah, sim: essa faixa é linda e, nela, o bandolim está no seu próprio chão!
hahaha Vassily! restaura esse link também então, por favor:)
Hahahahahaha, feito – só não espere novos recordes de eficiência de nosso caprichoso S.A.C. 😉
Independentemente de ser tão rápido, vcs são THE BEST.