J. S. Bach (1685-1750): A Paixão Segundo Mateus, BWV 244 (Jacobs / AAM)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

A Paixão Segundo Mateus, de Bach, vai como uma Cantatona da mais alta qualidade até a ária Erbarme dich, quando a coisa se torna cósmica, inatingível, original, profunda. É como se a Erbarme fosse um portal para uma dimensão pisciana, em que estivéssemos submersos, ocupados não somente com o que acontece em nosso plano, mas também com o que há acima e embaixo. Isto pra quem crê que estamos no meio.

Então, esqueça o comércio, mande às favas os parentes e os presentes. Muito melhor do que sair fazendo compras neste dia 23 é ouvir esta estupenda versão da Paixão Segundo Mateus a cargo de um supertime: René Jacobs mais a Akademie für Alte Musik Berlin e solistas.

A Paixão Segundo Mateus BWV 244 (em latim: Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum; em alemão: Matthäus-Passion), mais conhecida em países católicos como A Paixão segundo Mateus, é um oratório de Johann Sebastian Bach, que representa o sofrimento e a morte de Cristo segundo o Evangelho de Mateus, com libreto de Picander (Christian Friedrich Henrici). Com uma duração de mais de duas horas e meia (em algumas interpretações, mais de três horas) é a obra mais extensa do compositor. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma das obras mais importantes de Bach e uma das obras-primas da música ocidental. Esta e A Paixão segundo João são as únicas Paixões autênticas do compositor conservadas em sua totalidade. A Paixão Segundo Mateus consta de duas grandes partes constituídas de 68 números, em que se alternam coros, corais, recitativos, ariosos e árias.

A obra foi escrita, provavelmente, em 1727 e foi apresentada pela primeira vez na Sexta-feira da Paixão de 1727 ou na Sexta-feira da Paixão de 1729 na Thomaskirche (Igreja de São Tomás) em Leipzig, onde Bach era o Kantor. Ele a revisou em 1736, apresentando-a novamente em março desse mesmo ano, incluindo dessa vez dois órgãos na instrumentação.

A Paixão Segundo Mateus não foi ouvida fora de Leipzig até 1829, quando Felix Mendelssohn apresentou uma versão abreviada em Berlim e foi vivamente aclamado. A redescoberta da Paixão Segundo Mateus através de Mendelssohn expôs a música de Bach — principalmente suas grandes obras — a uma atenção pública que persiste até hoje.

OK, há as duas versões de Gardiner (aqui e aqui), mas este registro está ali juntinho de ambas em qualidade. São as campeãs. Fantástico! Grande Jacobs!

J. S. Bach (1685-1750): A Paixão Segundo Mateus, BWV 244 (Jacobs / AAM)

Disk: 1
1. Chor: Kommt, Ihr Töchter, Helft Mir Klagen (1. Teil)
2. Rezitativ: Da Jesus Diese Rede Vollendet Hatte
3. Choral: Herzliebster Jesu, Was Hast Du Verbrochen
4. Rezitativ: Da Versammelten Sich Die Hohepriester – Chor: Ja Nicht Auf Das Fest – Rezitativ: Da Nun Jesus
5. Rezitativ: Du Lieber Heiland Du
6. Arie: Buß’ Und Reu’
7. Rezitativ: Da Ging Hin Der Zwölfen Einer
8. Arie: Blute Nur, Du Liebes Herz
9. Rezitativ: Aber Am Ersten Tage Der Süßen Brot – Chor: Wo Willst Du, Daß Wir Dir Bereiten Das Osterlamm Zu Essen?
10. Choral: Ich Bins, Ich Sollte Büßen
11. Rezitativ: Er Antwortete Und Sprach
12. Rezitativ: Wiewohl Mein Herz In Tränen Schwimmt
13. Arie: Ich Will Dir Mein Herze Schenken
14. Rezitativ: Und Da Sie Den Lobgesang Gesprochen Hatten
15. Choral: Erkenne Mich, Mein Hüter
16. Rezitativ: Petrus Aber Antwortete Und Sprach Zu Ihm
17. Choral: Ich Will Hier Bei Dir Stehen
18. Rezitativ: Da Kam Jesus Mit Ihnen Zu Einem Hofe
19. Rezitativ: O Schmerz! Hier Zittert Das Gequälte Herz
20. Arie: Ich Will Bei Meinem Jesu Wachen
21. Rezitativ: Und Ging Hin Ein Wenig
22. Rezitativ: Der Heiland Fällt Vor Seinem Vater Nieder
23. Arie: Gerne Will Ich Mich Bequemen
24. Rezitativ: Und Er Kam Zu Seinen Jüngern
25. Choral: Was Mein Gott Will, Das G’scheh’ Allzeit
26. Rezitativ: Und Er Kam Und Fand Sie Aber Schlafend
27. Arie: So Ist Mein Jesus Nun Gefangen – Chor: Sind Blitze Und Donner In Wolken Verschwunden
28. Rezitativ: Und Siehe, Einer Aus Denen
29. Choral: O Mensch, Bewein’ Dein’ Sünde Groß
30. Arie: Ach, Nun Ist Mein Jesus Hin! (2. Teil)
31. Rezitativ: Die Aber Jesum Gegriffen Hatten
32. Choral: Mit Hat Die Welt Trüglich Gericht’t
33. Rezitativ: Und Wiewohl Viel Falsche Zeugen Herzutraten
34. Rezitativ: Mein Jesus Schweigt Zu Falschen Lügen Stille
35. Arie: Geduld! Wenn Mich Falsche Zungen Stechen
36. Rezitativ: Und Der Hohepriester Antwortete – Chor: Er Ist Des Todes Schuldig
37. Choral: Wer Hat Dich So Geschlagen

Disk: 2
1. Rezitativ: Petrus Aber Saß Draußen Im Palast
2. Chor: Wahrlich, Du Bist Auch Einer Von Denen
3. Arie: Erbarme Dich, Mein Gott
4. Choral: Bin Ich Gleich Von Dir Gewichen
5. Rezitativ: Des Morgens Aber Hielten Alle Hohepriester – Chor: Was Gehet Uns Das An
6. Rezitativ: Sie Hielten Aber Einen Rat
7. Choral: Befiehl Du Deine Wege
8. Auf Das Fest Aber Hatte Der Landpfleger Gewohnheit – Chor: Laß Ihn Kreuzigen
9. Choral: Wie Wunderbarlich Ist Doch Diese Strafe!
10. Rezitativ: Der Landpfleger Sagte
11. Rezitativ: Er Hat Uns Allen Wohlgetan
12. Arie: Aus Liebe Will Mein Heiland Sterben!
13. Rezitativ: Sie Schrieen Aber Noch Mehr – Chor: Laß Ihn Kreuzigen – Rezitativ: Da Aber Pilatus Sahe
14. Rezitativ: Erbarm’ Es Gott!
15. Arie: Können Tränen Meiner Wangen
16. Rezitativ: Da Nahmen Die Kriegsknechte – Chor: Gegrüßet Seist Du, Judenkönig – Rezitativ: Und Speieten Ihn An
17. Choral: O Haupt Voll Blut Und Wunden
18. Rezitativ: Und Da Sie Ihn Verspottet Hatten
19. Rezitativ: Ja! Freilich Will In Uns Das Fleisch Und Blut
20. Arie: Komm, Süßes Kreuz, So Will Ich Sagen
21. Rezitativ: Und Da Sie An Die Stätte Kamen – Chor: Der Du Den Tempel Gottes Zerbrichst – Rezitativ: Desgleichen Auch Die
22. Rezitativ: Ach Golgatha
23. Arie: Sehet, Jesus Hat Die Hand
24. Und Von Der Sechsten Stunde An – Chor: Der Rufet Den Elias – Und Bald Lief Einer Unter Ihnen – Chor: Halt! Laß Sehen
25. Choral: Wenn Ich Einmal Soll Scheiden
26. Rezitativ: Und Siehe Da, Der Vorhang Im Tempel Zerriß
27. Rezitativ: Am Abend, Da Es Kühle War
28. Arie: Mache Dich, Mein Herze, Rein
29. Rezitativ: Und Joseph Nahm Den Leib – Chor: Herr, Wir Haben Gedacht – Rezitativ: Pilatus Sprach Zu Ihnen
30. Rezitativ: Nun Ist Der Herr Zur Ruh’ Gebracht
31. Chor 1 Und 2: Wir Setzen Uns Mit Tränen Nieder

Extra:
32. Rezitativ: Ja! Freilich Will In Uns
33. Arie: Komm, Süßes Kreuz

Sunhae Im
Bernarda Fink
Werner Güra
Topi Lehtipuu
Johannes Weisser
Konstantin Wolff

RIAS Kammerchor
Akademie für Alte Musik Berlin
René Jacobs

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

O belga René Jacobs: sai de baixo!
O belga René Jacobs.

PQP

13 comments / Add your comment below

  1. Quero desejar ao PQP e a todo o timaço de colaboradores uma excelente comemoração de natal. Superobrigados renovados por este magnífico acervo, com comentários esclarecedores, com overdoses de humor e deboche e, acima de tudo, muito bem escritos. Ah, e os mesmos votos aos que nesta fonte inesgotável vêm beber.

  2. PQP, FDP, Avicenna, Carlinus, Bisnaga e… (ai, memória desgraçada! Tomara que eu não tenha esquecido de ninguém!):
    Por mais um ano magnífico de música erudita bem proporcionada por vocês, meus sinceros agradecimentos e votos para felizes momentos nas festas!

    Aproveitem bem estes dias! Não há como presenteá-los à altura dos presentes que recebo(emos) todos os dias!

    Vosso fã musical,
    Rameau

  3. Desejo a todo o time do PQP boas festas e um ano novo repleto de felicidade, bom gosto nas postagens (como tem sido desde que os acompanho a partir de 2011) e muito bom humor e ironia fina que lhe são característicos.

  4. Um felicíssimo Natal e um baita agradecimento ao time do PQP Bach que tão eloquentemente nos presenteia de bom grado com o que há de melhor para se ouvir.

  5. Com votos de um Feliz Natal e de um belíssimo 2014, envio abraços a todos os membros do clã “Bach” e demais parceiros da “bella música”!
    Bons momentos musicais para todos nós!!!

  6. Os links do post “Johann Sebastian Bach (1685-1750) – A Paixão Segundo São Mateus – Gardiner 2” estão funcionando.
    Seria possivel revalidar os três links do post “Johann Sebastian Bach (1685-1750) – A Paixão Segundo São Mateus – Gardiner 1”? Em todos os três aparece a mensagem “O arquivo que você está tentando baixar já não está disponível.”.
    Muito obrigado.

  7. Nada como o tempo e a experiencia.
    Acho que no pasado eu já fui muito de tentar achar a melhor versão pra determinada obra. Esse realmente é um critério competitivo bem empobrecedor em muitos sentidos.
    Mais uma brilhante versão dessa paixão apenas me reforça essa impressão. Essa versão poderia ser pra alguém a melhor, mas a partir de um certo nível existem muitas melhores versões, e olha, os caras se superam a cada dia. Cada dia aparece uma novidade mais bem gravada que a anterior.
    Boníssima versão, acho que no mesmo nível de outras que eu amo, como Herreweghe e Gardiner.

  8. Ao ouvir mais atentamente eu notei algumas diferencas na orquestracao com relacao a outras versoes que eu conhecia.
    Por exemplo, na faixa 57 no segundo disco, uma aria pra baixo “Komm, susses Kreuz”, ao inves de viola da gamba o acompanhamento e feito com alaude. Alguem sabe de onde vem essa escolha? Ou a viola da gamba e apenas uma das versoes existentes em partituras? Eu sei que existe um manuscrito de Bach, que alias e muito comentado pela esmerada caligrafia, nao sabia que esse movimento em particular tinha diferentes versoes!

    1. Olá, Sal!
      Essa “Komm, süßes Kreuz” com o alaúde também me foi uma surpresa. Na partitura da nova edição das obras completas (Neue-Bach-Ausgabe), a prescrição é clara: baixo, viola da gamba solo e contínuo. No manuscrito que você mencionou, e que está disponível aqui, encontra-se a mesma indicação. Conseguia imaginar várias justificativas para a troca (especialmente o timbre do instrumento dedilhado, que se destaca do órgão do contínuo, e a pouca projeção do belíssimo som da gamba), mas nenhuma baseada nas partituras. Fui ver, e descobri que um alaúde foi usado na estreia na Thomaskirche em 1727, e Bach substituiu-o pela gamba na versão de 1736, talvez por dispor dum bom gambista para a ocasião, e que a versão original é catalogada como BWV 244b. Curiosamente, a versão com gamba aparece no breve apêndice (“Anh.”, “Anhang”) de duas faixas após o coro final (“Wir setzen uns mit Tränen nieder”). Infelizmente, não tenho o encarte, em que muito provavelmente o próprio Jacobs deve explicar sua opção.

      1. Eu notei a versao alternativa no final, depois que ja tinha mandado o comentario!
        Pra dizer a verdade, achei linda a versao com alaude. Mas a viola da gamba realmente atinge um ponto fraco no coracao de qualquer um!

Deixe um comentário