PUBLICADO POR FDP BACH EM 12/6/2013, RESTAURADO POR VASSILY EM 16/1/2020, DENTRO DAS CELEBRAÇÕES DOS 250 ANOS DE LUDWIG VAN BEETHOVEN – o #BTHVN250
NOTA DE VASSILY: Lud Van merece, e por isso celebraremos seu jubileu de maneira que, até o dia de seu 250° aniversário, a integral de suas obras esteja disponível em nosso acervo – das obras de infância até os sublimes, derradeiros quartetos de cordas -, alcançando-lhes novas interpretações, particularmente do ciclo das sonatas para piano, bem como restaurando gravações importantes de suas obras que se perderam no “internéter”. Começamos por esta leitura do notável maluco-beleza vienense, repleta do inconfundível “toque Gulda”, talvez por demais frenética para alguns ouvidos, mas sem dúvidas indispensável a qualquer acervo fonográfico. A qualidade do som não é o forte do selo Amadeo, que também não se dá ao trabalho de separar os movimentos entre faixas, atochando-nos obras inteiras em faixas simples. Ainda assim, e particularmente nestas sonatas da juventude do compositor, Gulda faz a amolação valer a pena.
POSTAGEM ORIGINAL DE FDP BACH:
Em um primeiro momento pensei em postar a coleção toda de uma só vez, mas pensei melhor e decidir postar um por um, para ser melhor degustado, afinal trata-se de Friedrich Gulda tocando Beethoven, e isso definitivamente não é pouca coisa. Tenho essa coleção há algum tempo e a ouço também de vez em quando. Como se tratam-se de gravações da década de 60, esta caixa fica numa pasta chamada gravações históricas, à qual volto de vez em quando. Ultimamente tenho ouvindo os pianistas mais novos, como Lewis e Brautigam, ou Angela Hewitt, mas de vez em quando preciso ouvir esses caras da velha, pero non mucho, guarda.
Este primeiro cd traz, é claro, as três primeiras sonatas, de op. 2. Deleitem-se.
Sonata No.01 in F minor Op.2-1 (1795) – 1. Allegro
Sonata No.01 in F minor Op.2-1 (1795) – 2. Adagio
Sonata No.01 in F minor Op.2-1 (1795) – 3. Menuetto – Allegretto
Sonata No.01 in F minor Op.2-1 (1795) – 4. Prestissimo
Sonata No.02 in A major Op.2-2 (1795) – 1. Allegro vivace
Sonata No.02 in A major Op.2-2 (1795) – 2. Largo apassionato
Sonata No.02 in A major Op.2-2 (1795) – 3. Scherzo – Allegretto
Sonata No.02 in A major Op.2-2 (1795) – 4. Rondo – Grazioso
Sonata No.03 in C major Op.2-3 (1795) – 1. Allegreo con brio
Sonata No.03 in C major Op.2-3 (1795) – 2. Adagio
Sonata No.03 in C major Op.2-3 (1795) – 3. Scherzo – Allegro
Sonata No.03 in C major Op.2-3 (1795) – 4. Allegro assai
Friedrich Gulda – Piano
FDPBach
IM-PER-DÍ-VEL !!!
Mas não demora demais a postar o resto, please. 🙂
Obaaaaaaaaaa!!!
Morto de curiosidade, mas sobretudo pelas FINAIS…
Afinal, acreditem ou não, eu conheci Gulda através de seus discos de JAZZ. Só posso estar ansioso para ouvir como é que ele DIZ Beethoven!
Mais uma voz no coro.
Fantástico… aguardando os outros CDs.
Obrigado.
Nossa, tava caçando as sonatas com o Gulda há muito tempo. Muito obrigado.
Sr., as Sonatas de Beethoven dever ser revalidadas com urgência. Elas representam o novo testamento do piano, segundo Hans Von Buluw, o antigo é o Cravo Bem Temperado de Bach. Perdoem-me a intromissão. parabéns pelas belezas postadas.
Sr., as Sonatas de Beethoven dever ser revalidadas com urgência. Elas representam o novo testamento do piano, segundo Hans Von Bulow, o antigo é o Cravo Bem Temperado de Bach. Perdoem-me a intromissão. parabéns pelas belezas postadas.
Por favor, repostem a série.
Grata..
Maraviglia!!
Abração
Viva #BTHVN2020
MOlivero
Será que um dia teremos Wildor por aqui?
Esperando.
Olá, Edner. Widor já apareceu por aqui: https://pqpbach.ars.blog.br/category/widor/
Muito obrigado, senhor Vassily!