Um tremendo disco. Houve época em que Keith Jarrett tinha dois quartetos, um estadunidense e um escandinavo. Os dois eram fantásticos, mas sempre preferi o escandinavo. Talvez fosse o repertório, talvez fosse a presença do esplêndido saxofonista norueguês Jan Garbarek. Este concerto, gravado em Tóquio no dia de 16 de abril de 1979, traz algumas das melhores coisas do grupo escandinavo: a espetacular Personal Mountains — impossível de ouvir apenas uma vez — , a canção de Innocence, o quase pop de Chant Of The Soil e também New Dance. Um concerto absolutamente anormal.
Keith Jarrett e seu Quarteto Escandinavo: Sleeper
CD1:
1. Personal Mountains
2. Innocence
3. So Tender
CD2:
1. Oasis
2. Chant Of The Soil
3. Prism
4. New Dance
Personnel:
Keith Jarrett: piano, percussion
Jan Garbarek: tenor and soprano saxophones, flute, percussion
Palle Danielsson: double-bass
Jon Christensen: drums, percussion
PQP
Gosto muito dos seus comentários sobre música, os quais admiro e respeito. Mas, sobre a moda dos anos 1970, e seguinte, peço permissão para discordar, pois, da forma que cada época tem sua música, a moda é o reflexo da sociedade. Assim, penso que não foram medonhas, foram o gosto de uma geração. Permita-me discordar da seguinte legenda: “A moda em 1979 era bem diferente da de nossos dias e ficaria medonha nos horrendos anos 80”, embora entenda que você tem o direito de pensar assim.
Abraços e obrigado pelas expressivas informações sobre música, especialmente sobre a brasileira dos séculos XVII e XVIII, que admiro muito.
Agradeça ao Avicenna. Abraço!
Baita postagem e baixando. Faz tempo que não ouço Keith Jarrett.
Mas que era medonha, era mesmo.
Baita disco. Faz tempo que baixei por aqui mas perdi o o hd. Pena que o pqpshare já era. Pelo menos esse link.
Caro Nicteu,
Atualizei o link.
Na minha opinião é um dos melhores discos de jazz que já apareceram por aqui, e olha que a concorrência é pesada. Confere também um que postei do McCoy Tyner, acho que vai gostar. https://pqpbach.ars.blog.br/2020/12/30/interludio-mccoy-tyner-with-stanley-clarke-and-al-foster/
Valeu pelo feedback! Perdi a oportunidade de apreciar a música de Mccoy Tyner ao vivo quando ele veio pra a MIMO 2010 em Olinda. Baixando e conferindo.