Os livros de Nikolaus Harnoncourt devem ser lidos por todos que queiram entender a música barroca e o classissismo. O Diálogo Musical e O Discurso dos Sons são grandes lições. Mas, se Harnoncourt escreve maravilhosamente e é um teórico de peso — sendo um dos caras que criaram a interpretação por instrumentos originais — , nem sempre acerta como regente. Não é o caso este CD duplo. Aqui, ele faz um golaço, tanto que estes CDs têm sido sistematicamente reeditados.
Apesar de muito mais popular do que Bach, Telemann foi bem menor. A distância que o separa de meu pai não é tão grande quanto o abismo que há entre Michel Teló e Chico Buarque ou entre Philip Glass e Steve Reich, contudo os dois foram muito diferentes. O humor de Bach é muito sutil, o de Telemann é escancarado; Bach compunha às pressas, porém com extremo cuidado; enquanto Telemann publicava indiscriminadamente. Sua produção foi imensa — 3000 peças — e seus biógrafos gostam de elogiar este ponto, mas… vai lá ouvir! Não dá.
Aqui temos uma das várias exceções. Nas Aberturas (ou Suítes) Darmstadt, a música flui como poucas, dando razão à popularidade do moço. E, como dissemos, Harnoncourt dá seu show.
George Philipp Telemann (1681—1767) : Darmstadt Overtures (Completas)
Disc: 1
1. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4: Overture (Grave-Allegro-Grave)
2. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4: Rondeau (Gayement)
3. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4:Les Irresoluts (a discretion)
4. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4:Les Capricieux
5. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4:Loure
6. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4:Gasconnade
7. Ov in g for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: g 4:Menuet I alternativement Menuet II
8. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Overture (Grave-Allegro-Allegro)
9. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Harlequinade
10. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Espagnol
11. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Bouree en Trompette
12. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Sommeille
13. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Rondeau
14. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: MenuetI alternativement Menuett II
15. Ov in C for 3 ob, 2 vn, va, and bass bc, TWV 55: C 6: Gigue
16. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Overture (Grave-Allegro-Grave)
17. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Menuet I alternativement Menuet II
18. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Gavotte
19. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Courante
20. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Air
21. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Loure
22. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Hornpipe
23. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Canaries
24. Ov in d for 3 ob, bn, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: d 3: Gigue
Disc: 2
1. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Overture
2. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Prld (Tres vite)
3. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Gigue
4. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Menuet I-Menuet II
5. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Harlequinade
6. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Loure
7. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Rondeau
8. Ov in D for 3 ob, 2 vn, va and bass bc, TWV 55: D 15: Rejouissance
9. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Overture
10. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Les Plaisirs
11. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Air a l’Italien
12. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Menuet l Alternativement Menuet II
13. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Rejouissance
14. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Passepied I/II
15. Ov in a for solo recorder, 2 vn, va and bc, TWV 55: a 2: Polonaise
16. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Overture
17. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Menuet I alternativement Menuett II
18. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Rondeau
19. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Sarabande
20. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Passepied
21. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Plainte
22. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Allemande
23. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Chaconne
24. Ov in f for 2 vn, va, 2 recorders and bc, TWV 55: f 1: Gigue
Vienna Concentus Musicus
Nikolaus Harnoncourt
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PQP
São aberturas maravilhosas! Talvez por ter sido ofuscado pelo gênio do Grande Bach, Telemmann não seja tão conhecido. Mas sua música tem personalidade, identidade. Gosto muito.
Grato pela joia que guardarei com carinho. E ouvirei muitas vezes.
Em primeiro lugar, parabéns pelo novo visual!
Em segundo lugar, mais uma vez, obrigado por mais uma maravilhosa postagem.
Em terceiro lugar, Telemann, aliás ninguém, não iguala-se a Bach; entretanto é grande entre os grandes!
Quem quiser conhecer o gênio Telemann, escute a Brockes-Passion (regida por René Jacobs, selo Harmonia Mundi).
Infelizmente Telemann ficou no ostracismo por um longo tempo, e apenas recentemente foi reconhecido como o verdadeiro GÊNIO que é.
No EUTERPE publicaram um artigo excelente sobre Telemann, que recomendo com veemência.
Mais uma vez, muito obrigado.