24 comments / Add your comment below

  1. Muito obrigada pelos presentes que nos oferecem diariamente e um abraço grande a todos que fazem com que os dias sejam bem mais bonitos ! Força e todos os parabéns !

  2. Parabéns!!! Sigo vocês, diariamente, há anos, e só posso agradecer a quantidade de grandes músicos, obras e interpretes que conheci por seu intermédio!!! Vida longa e próspera ao PQP !!!!!!!!!

  3. Lá no cantinho da última fila dos barítonos eu me junto ao coro para parabenizar os 17 lindos anos do PQP Bach, orgulhoso de acompanhar (já nem lembro mais desde quando) essa históría que me empolga di-a-ri-a-men-te!
    Que viva o blog muito mais anos-luz, pois quero continuar aprendendo com vocês, seus estilos, seu bom gosto, seu humor impagável, sua generosidade musical!
    👏🏾👏🏾👏🏾

  4. Quando comecei a visitar este blog, me sentia intimidado pelos textos. Era, pensava, inapropriada minha presença. Com o tempo, vi que era um espaço que não reprimia, não esnobava — pelo contrário, se calca na generosidade, no entusiasmo e amor à música, neste sentimento genuíno que expulsa qualquer tipo de desejo de distinção, a manejar a arte como se esta fosse mero apetrecho e ferramenta para endossar as hierarquias sociais. E em tais primeiras semanas, para mim, PQP Bach era feito por um. Isto é, embora me parecesse que certo texto tivesse temperamento e estilo muito diferente ao de algum outro, pensava ser autor único. Até que, de repente, foi fácil compreender que FDP era diferente de PQP e que, além disso, havia outros colaboradores, alguns mais históricos, outros distantes, ou frequentes, cada um com seu gosto, estilo, temperamento etc. E esta diversidade é ótima! Pois bem. Me limito a agradecer a todos vocês por este espaço. Para muito além dos arquivos em si compartilhados, os textos, as histórias, as séries, as alegrias, os incidentes, os trágicos e tristes acontecimentos — poder acompanhar tudo isso passou a fazer parte da vida. E para além sobretudo do contexto frenético da internet, dessa relação que sempre soa impessoal, descartável e fraca, é até difícil representar o que este blog criou e estimulou a criar. De minha parte, não hesitaria em dizer se tratar de algo fundamental. Obrigado!  

  5. ¡Mil felicitaciones!

    Sigo con gran deleite este blog desde hace muchos años. Los interludios son maravillosos. Los textos y explicaciones de todo los publicado, así como el material gráfico que acompaña, son magníficos.

    Este blog es una muestra clarísima de que la cultura y la diversión van de la mano.

  6. Antes de mais nada: Parabéns!
    PQP Bach faz parte da minha rotina diária desde que o descobri, não me lembro bem há quanto tempo.
    Cheguei a sentir tristeza, angústia, quando caiu o endereço anterior e não sabia se tinha sido encerrado, pois não encontrava informações.
    Mas não desisti de procurar… Então estou aqui.
    Espero comemorar os 20, 40, 50 anos também.
    Obrigado por existirem!

  7. Gente, um bando de PQP, um bando de FDP, alguns CDF, gente com aquela fluidez de texto totalmente adequada ao contexto da situação musical de cada e qualquer postagem… isto eu diria que não existe em blogspot, site ou o diabo como queiram nomear nenhum do mundo, do sistema solar, lunar, da galáxia!
    E o que falar dos textos absurdamente corretos, detalhadíssimos, definitivos, na verdade, no tocante (tocante mesmo, carai!) à análise de gente generosa como Vassili, Ammiratore, Ranulfus, Avicenna, todos altamente conhecedores dos seus nichos musicais e detentores de opiniões baseadas em sólidos argumentos temperados com aquela ginga textual que, textualmente, reconheçamos, só o PQPBACH tem no mundo todo. É gratificante, emocionante, impossível de agradecer suficientemente a esta turma abnegada, devotada, faça sol, faça bolsonaro, digo, tempestade, faça-se e continue a se fazer a luz! Obrigado sempre!

Deixe um comentário