Adriano Banchieri (1568-1634): Gemelli Armonico & Metamorfosi Musicale (Ensemble Hypothesis)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Adriano Banchieri é DIVERTIDO! Ele foi um compositor, organista, teórico e poeta italiano do Renascimento tardio e princípios do Barroco. Fundou a Accademia dei Floridi em Bolonha. Aliás, nasceu e morreu em Bolonha. Em 1587 tomou os hábitos da ordem beneditina e fez os seus votos em 1590, mudando o nome para Adriano. Um dos seus mestres no mosteiro foi Gioseffo Guami, que moldou o seu estilo. Sabe-se que conheceu Claudio Monteverdi e fez com ele trabalhos de teoria musical. Em sua obra, Banchieri procurou converter o madrigal para fins dramáticos. Especificamente, foi um dos criadores do gênero chamado “comédia madrigal” que, sem chegar a ser representada em cena, narrava uma história mediante o canto sequencial de uma coleção de madrigais. Muitas destas coleções foram compostas para divertir as reuniões dos círculos sociais de Bolonha. A comédia madrigal era considerada uma das percursoras da ópera, mas a maioria dos estudiosos considera-a uma coisa separada, consequência do interesse geral na Itália da época em criar formas músico-dramáticas. Banchieri foi ainda importante compositor de canzonettas, alternativa ligeira e popular aos madrigais nos finais do século XVI.

Adriano Banchieri (1568-1634): Gemelli Armonico & Metamorfosi Musicale (Ensemble Hypothesis)

1 Prologue: Su Rallegrate I Cuori 1:33
2 Primo Trattenimento: Passo A Mezzo Con Il Liuto 0:42
3 Part I: Primo Discorso: Non Piu Parol (Mich, Stef) 1:34
4 Part I: Primo Discorso: Sinfonia: Viri Sancti – In Convertendo Dominus – Vox Dilecti Mei – Sinfonia: Adversum Me 7:34
5 Part I: Secondo Discorso: Flavia Gentile, Adio! (Liv, Fla) 2:05
6 Part I: Terzo 1:57
7 Part I: Quarto Discorso: Ninetta, Bella Nitetta (Stef, Nin) 2:03
8 Secondo Trattenimento: Villotta Alla Contadinesca Nel Chitarrino 1:18
9 Hora Tertia: Sinfonia: Domine Audivi – Pastires Ad Pastores Inquirebant – Haec Loquutus Sum Vobis – Ibant Apostoli – Sinfonia: Domine, Dominus 9:08
10 Part II: Primo Discorso: Ahime, Come Faro? (Flo) 2:15
11 Part II: Secondo Discorso: Ascolta Pedrolin (Stef, Ped) 2:10
12 Part II: Terzo Discorso: Bondi, Sposo Dolcissimo (Stef, Ped, Mich) 1:28
13 Hora Sexta: Sinfonia: Equitatui Meo – Bonum Mihi Domie – Misericordias Domini – Qui Vult Venire Post Me 7:49
14 Part II: Quarto Discorso: Tic Toc! Signora Laura (Zan, Lau) 2:24
15 Hora Nona: Sinfonia: Exaude Domine Orationem – Sancta Cecilia Virgo – O, Vere Digan Ostia – O Quam Pulchra Es 7:14
16 Il Metamorfosi Musicale: Liquide Perle Amor Dagli Occhi Sparse 2:45
17 Part II: Quinto Discorso: Liquide Per L’amor Ranocchie Sparse (Stef, Ped) 3:11
18 Part II: Sesto Discorso: Deh, Laura, Che Farai (Lau) 2:46
19 Vesperae: Sinfonia: Beati Omnes – Deus Canticum Novum – Isti Sunt Triumphatores Qui Vivente – Estote Fortes In Bello 6:36
20 Terzo Trattinimento: Non E Esercizio In Terra (Mascherrata di Soldati) 1:07
21 Part III: Primo Discorso: Ahime! Chi Miro? (Lau, Flo) 2:58
22 Part III: Secondo Discorso: Fate Festa E Allegrezza! (Flo, Liv, Ped) 1:45
23 Bizzarria 1:13

Music Director – Leopoldo D’Agostino
Countertenor Vocals, Baritone Vocals – Bertrand Dazin
Ensemble – Ensemble Hypothesis
Organ, Spinet – Carole Parer
Percussion – Donato Sansone
Theorbo, Lute, Chitarrone – Ugo Nastrucci
Viola da Gamba – Cinzia Zotti
Violoncello – Gioele Gusberti

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Adriano Banchieri fotografado durante visita à sede bolonhesa do PQP Bach no ano de 1599, localizada na sala VIP da Torre dos Asinelli. Eu disse Asinelli, nada a ver com presidente asno que ora nos desgoverna.

PQP

Deixe um comentário