Johannes Brahms (1833-1897): Symphonie nº 4 – Carlos Kleiber, Wiener Philharmoniker

Carlos Kleiber tinha o dom de transformar em ouro tudo o que tocava, tal qual um Rei Midas. Suas gravações, apesar de infelizmente não terem sido tantas, foram, em sua maioria, no mínimo excepcionais. Possuía uma personalidade muito forte, explorava à exaustão os músicos que trabalhavam consigo. Era filho de um importante maestro das primeiras décadas do século XX, Erich Kleiber, com o qual teve um relacionamento muito conturbado, o que, segundo biógrafos, influenciou tremendamente sua maneira de relacionar-se com outras pessoas. Músicos de orquestras famosas, como a própria Filarmônica de Viena contaram que Carlos Kleiber humilhava os músicos nos ensaios, tentando extrair deles o máximo de desempenho. Existem alguns documentários no youtube que valem a pena serem assistidos para os senhores conhecerem melhor esse excepcional maestro. Algumas de suas gravações são antológicas, como seu Beethoven, com a Quinta e Sétima Sinfonias, que já trouxemos aqui, e esta estupenda, histórica gravação da Quarta Sinfonia de Brahms, um dos maiores registros fonográficos do século XX. È para se ouvir de joelhos, diversas vezes.

Johannes Brahms (1833-1897): Symphonie nº 4 – Carlos Kleiber, Wiener Philharmoniker

01 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – I. Allegro non troppo
02 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – II. Andante moderato
03 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – III. Allegro giocoso – Poco meno presto – Tempo I
04 – Brahms – Symphonie No. 4 in E minor, Op. 98 – IV. Allegro energico e passionato – Piu allegro

Wiener Philharmoniker
Carlos Kleiber – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Restaurado por Vassily em 8/5/2020 e 29/1/2022

9 comments / Add your comment below

  1. Por culpa de vocês, especificamente de fdpbach com o texto acima, acabo de escutar a Sinf. 5 e ingresso na 7, com o Kleiber. Vocês não têm jeito mesmo: estou aqui de joelhos…
    E, óbvio, depois disso vem a 4a, do barbudo: incrível que é uma obra que ainda não me convenceu…

  2. Prezados PQP BACH,
    Muito obrigado por ter postado a que é, em meu gosto pessoal, a mais bonita sinfonia de Brahms, com a regência do genial Carlos Kleiber e, ainda, por ter chamado a atenção, nas notas acerca do post, para a gravação da 5ª e 7ª de Beethoven com o mesmo regente, que tenho em CD. Penso que só há uma interpretação de tais sinfonias de Beethoven que rivalize com a de Kleiber: a de Bruno Walter, a qual devo a vocês a dádiva de poder vir a conhecer.
    Um grande abraço deste fã assíduo do blog (e seu divulgador),
    Nilton Maia

  3. Dizem, as (más) línguas que o Carlos só se dispunha a entrar em estúdio de gravação se a geladeira estivesse vazia… Realmente, pena que haja poucas gravações desse espetacular músico. Eu tenho uma gravação feita ao vivo, da quarta sinfonia de Beethoven, com a Bayerische Staatsorkester, pelo selo Orfeo, que é uma coisa espetacular. Um cd com apenas a sinfonia, e nem a repetição de primeiro movimento ele faz… mas que CD! Há também uma outra gravação da sétima, no mesmo esquema. Há uma sexta também, mas o som desta última é realmente bem ruim. Eu disponho desses arquivos e poderia disponibilizá-los… Agora que aprendi a ripar em flac…. Só não sei como fazer.
    Abraços
    Mário

  4. Boa tarde, amigos, é possível atualizar o link para esta obra? Estou refazendo meu acervo de Brahms, que perdi aqui nos meus HD’s, e esta versão é indispensável. Grato desde já.

  5. Caro Vassily, muito obrigado! Estou me preparando para uma “jornada Brahms”, e vou ver se pelo caminho Kleiber consigo enfim mergulhar no universo desta sinfonia, ainda incompreendida para mim. Abraço.

  6. boa tarde!!! queria agradecer profundamente este post!!! que presente!!!! que belo!!!!
    eu aqui, aguardando o teste de covid, venho pedir um favor, seria possivel postar as obras para piano de brahms opp.116-119 com kempff. um cd belissimo da deutsche grammophon!!!
    não sabe como ficarei feliz!!!
    muito obrigado!!!!

Deixe um comentário