Robert Schumann (1810-1856): Sinfonias Nos. 1 e 4 – Gürzenich-Orchester Köln – François-Xavier Roth

Robert Schumann

Sinfonias 1 & 4 (Versão 1841)

Gürzenich-Orchester Köln

François-Xavier Roth

 

A música de Schumann apareceu por aqui no período de seu aniversário de 210 anos, deu até trabalho apagar tantas velas sobre o imenso bolo e depois sumiu. Assim, pretendemos reparar tamanha falta com nosso romântico compositor. Minimizar também é uma palavra que poderia ser usada… Se bem que, por pouco, não era só Schumann que sumiria, foi-se por uns dias o blog todo.

François-Xavier fazendo sua imitação de Jack Nicholson para o pessoal do PQP Bach…

Este disco traz uma combinação bem típica dos álbuns atuais e, por isso, é tão bom desfrutá-lo. François-Xavier Roth é um maestro com experiência em reger orquestras que usam instrumentos e práticas de época. Aqui ele coloca esta experiência para dirigir uma orquestra tradicional, a Gürzenich-Orchester Köln, que leva este nome por apresentar-se no Gürzenich Concert Hall, em Colônia (sim, eu sei que Köln é Colônia) e é ativa desde 1827. François-Xavier Roth é o Gürzenith-Kapellmeister, o seu diretor, desde 2015.

Gurzenich, Colônia

Neste álbum eles tocam as Sinfonias Nos. 1 e 4 de Schumann, que são distantes apenas na numeração, pois foram ambas compostas em 1841. A Primeira Sinfonia, chamada ‘Primavera’, foi um sucesso, agradou até o sogro de Robert. Mas, a outra sinfonia, em ré menor, com seus aspectos mais inovadores, confundiu um pouco as audiências e Schumann a deixou um tempo na geladeira. Seu número de opus é mais alto devido a ter sido reapresentada em 1851, com algumas modificações. A versão de 1851 é que normalmente ouvimos, mas aqui Roth apresenta a versão original, que recebe um tratamento de primeira e as duas sinfonias vão muito bem juntas, assim. Os ritmos são vivos, os timbres da orquestra são leves e a agilidade está presente em todo o disco. A produção é excelente, apesar da gravação ter sido feita ao vivo. Eu notei mais as diferenças desta versão mais antiga da Quarta Sinfonia no último movimento. Espero que você aprecie o trabalho deste conjunto excelente e desfrute desta música tão cheia de vida do romântico Robert.

Robert Schumann (1810 – 1856)

Sinfonia No. 1 em si bemol maior, Op. 38 – ‘Primavera’

  1. Andante un poco maestoso – Allegro molto vivace
  2. Larghetto
  3. Scherzo. Molto vivace
  4. Allegro animato e grazioso

Sinfonia No. 4 em ré menor, Op. 120 (Versão Original – 1841)

  1. Andante con moto – Allegro di molto
  2. Romanza. Andante
  3. Scherzo. Presto
  4. Largo – Finale. Allegro vivace

Gürzenich-Orchester Köln

François-Xavier Roth

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 236 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 127 MB

O Reno e a Catedral de Colônia

No momento ‘The book is on the table’, um trecho de uma crítica do disco: ‘If it [Symphony Nr. 4] had received as persuasive a performance as this at its premiere, Schumann may well have left the score alone. Coupled with that joyous First, it adds up to one of the most exciting Schumann discs in years, a triumph for Roth and his musicians’.

Um triunfo! Aproveite!

René Denon

2 comments / Add your comment below

    1. Olá, Pleyel!
      Obrigado pela informação sobre o pai do François-Xavier Roth. Arquivo flac do disco do Sr. Daniel Roth baixado e pronto já escalado para o fim da semana, sábado ou domingo…
      Abração!
      R:D

Deixe uma resposta