BTHVN250 – A Obra Completa de Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas para piano, Opp. 53, 27 no. 2, 57 & 101 – Horowitz

E se Vladimir Horowitz, que não morria de amores por Beethoven, tivesse gravado a integral das sonatas do grão mestre de Bonn? E se então recorrêssemos ao já nosso manjado expediente, o de tirar a medida da série pela interpretação da “Waldstein”? Como ele se sairia?

Daremos uma oportunidade dupla ao velho Volodya para que o julguem os leitores-ouvintes: suas duas gravações em estúdio da “Waldstein”, realizadas com um intervalo de dezesseis anos e muitíssimo diferentes. A primeira, de 1956, ainda tem toda a sua estampa de jovem virtuose, com os contrastes dinâmicos pouco atentos às intenções do compositor, os crescendos a retumbarem nos graves, e toda a gama de truques que impressionaram as plateias da primeira metade daquele século, o que inclui a substituição do famoso glissando em oitavas prescrito pelo compositor por agilíssimas “oitavas Horowitz”, uma de suas marcas registradas. Muito estimulante, sem dúvidas, mas também repleta de evidências para aqueles que o acusam, com muito bons motivos, de ser um “mestre da distorção”, e que talvez sosseguem ao escutar a segunda gravação, de 1972, muito mais fiel às detalhadas indicações dinâmicas de Beethoven, e que é uma de minhas interpretações favoritas da obra.

Acompanhando as “Waldstein” estão duas gravações da Sonata Op. 27 no. 2, também muito diferentes (a de 1956, gravada na sala de estar do pianista em New York, é melhor, apesar do som), além de uma outra “Appassionata” (menos furiosa que a pregressa) e uma leitura muito colorida, gravada ao vivo, da Op. 101, que demora a deslanchar, mas encerra muito bem.

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)

VLADIMIR HOROWITZ – THE COMPLETE MASTERWORKS RECORDINGS, 1965-1972
BEETHOVEN


Sonata “quasi una fantasia” no. 2 em Dó sustenido menor, “Ao Luar”
Composta em 1801
Publicada em 1802
Dedicada à condessa Giulietta Guicciardi

01 – Adagio sostenuto
02 – Allegretto
03 – Presto agitato

Sonata para piano em Dó maior, Op. 53, “Waldstein”
Composta entre 1803-4
Publicada em 1805
Dedicada ao conde Ferdinand von Waldstein

04 – Allegro con brio
05 – Introduzione: Adagio molto
06 – Rondo: Allegretto moderato

Sonata para piano em Fá menor, Op. 57, “Appassionata”
Composta entre 1804-5
Publicada em 1807
Dedicada ao conde Franz von Brunsvik

07 – Allegro assai
08 – Andante con moto
09 – Allegro ma non troppo

Sonata para piano em Lá maior, Op. 101
Composta em 1816
Publicada em 1817
Dedicada à baronesa Dorothea Ertmann

10 – Etwas lebhaft, und mit der innigsten Empfindung. Allegretto, ma non troppo
11 – Lebhaft, marschmäßig. Vivace alla marcia
12 – Langsam und sehnsuchtsvoll. Adagio, ma non troppo, con affetto – Geschwind, doch nicht zu sehr, und mit Entschlossenheit. Allegro

Vladimir Horowitz, piano

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HOROWITZ | BEETHOVEN
MOONLIGHT AND WALDSTEIN
SONATAS (1956)

Sonata “quasi una fantasia” no. 2 em Dó sustenido menor, “Ao Luar”
01 – Adagio sostenuto
02 – Allegretto
03 – Presto agitato

Sonata para piano em Dó maior, Op. 53, “Waldstein”
04 – Allegro con brio
05 – Introduzione: Adagio molto
06 – Rondo: Allegretto moderato

Vladimir Horowitz, piano

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Mesmo que não entendam italiano e não tenham o menor interesse no problema de executar as oitavas em glissando do finale da Waldstein, o vídeo vale só pela demonstração da passagem em diferentes pianos e pela elegante voz do distinto cavalheiro, que leciona piano no Japão (o que se deduz pela reverência que faz no início e no final do vídeo). E “Beethoven Autentico”, o sítio que ele menciona, foi das melhores descobertas que fiz nos meus mergulhos beethovenianos para esta série.
Caso haja dificuldades para assistir ao vídeo aqui na página, sigam o link.

 

#BTHVN250, por René Denon

Vassily

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