Gottfried August Homilius (1714-1785): A Paixão Segundo Mateus

Gottfried August Homilius foi um Konzertmeister, compositor e organista alemão. Gottfried August Homilius não tinha o talento de J. S. Bach nem de seus filhos. Então sua Mateus não se compara com esta aqui que postamos na última sexta-feira. Mas Gottfried August Homilius era bom. Ele é considerado um dos compositores de igrejas mais importantes da geração pós-Bach. Homilius nasceu em Rosenthal, na Saxônia, filho de um pastor luterano. Foi educado em Dresden. Ele estudou Direito na Universidade de Leipzig e órgão com APENAS Johann Sebastian Bach. Desde 1742, ele foi organista na Dresden Frauenkirche e, de 1755 até sua morte, cantor no Kreuzkirche em Dresden, com a responsabilidade associada do diretor de música na Kreuzkirche , na Sophienkirche e na Frauenkirche. Após a destruição do Kreuzkirche durante a Guerra dos Sete Anos, ele trabalhou principalmente na Frauenkirche.

Homilius compôs predominantemente música da igreja. Escreveu mais de 10 paixões. A Paixão Segundo  Mateus foi escrita em 1775 e é bem no estilo pré-clássico de CPE Bach. Mas Homilius é um sucessor digno da obra de JS Bach. Também escreveu um Oratório de Natal e um da Páscoa, mais de 60 motets, 150 cantatas, corais e prelúdios. Também compôs música para órgão. Suas composições vocais desfrutaram de grande popularidade até o século XIX, como testemunha o grande número de cópias ainda existentes.

Gottfried August Homilius (1714-1785): A Paixão Segundo Mateus

1-1-42 Part I (Compact Disc 1) 74:23
2-1-43 Part II (Compact Disc 2) 56:41

Alto Vocals – Ulla Groenewold
Bass Vocals – Hans-Georg Wimmer, Klaus Mertens
Chorus – Cappella Vocale Leverkusen
Chorus Master – Christoph Schoener
Composed By – Gottfried August Homilius
Concertmaster – Bernhard Forck
Conductor – René Jacobs
Ensemble – Akademie Für Alte Musik Berlin
Liner Notes – Henrike Koerth
Soprano Vocals – Ann Monoyios
Tenor Vocals – Gerd Türk

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

PQP

1 comment / Add your comment below

  1. Vamos aproveitar o aniversário de Beethovrn e postar a coleção completa dos quartetos de corda pelo Kodály quartet, que nunca foi postado integralmente aqui, Até hoje, depois de anos espero por isso. Vida longa e saúde a todos!

Deixe um comentário