Schumann (1810-1856): Peças para Piano – Radu Lupu

Robert Schumann

Humoreske 

Kinderszenen 

Kreisleriana

 

Outro CD da série ‘Meus CDs Mais Queridos’! Com Robert Schumann estamos em pleno romantismo. O compositor hesitou entre a literatura e a música e foi também crítico musical.

Neste álbum temos três coleções de peças para piano típicas do romantismo. Elas não têm uma forma definida com uma sonata e mais parecem uma série de improvisações, sob diferentes inspirações. A palavra ‘sonhadoramente’ vem à nossa mente o tempo todo e inclusive um dos nomes das peças das Kinderszenen é Träumerein.

A literatura está presente na inspiração e no nome da última série do álbum – Kreisleriana – que faz referência a Johannes Kreisler, o nome de um personagem músico de alguns contos de E.T.A. Hoffmann.

Romantismo também paira sobre a vida do compositor, que escreveu estas peças enquanto estava apaixonado por Clara e sofria oposição ferrenha do pai dela.

A grande estrela do disco é certamente o pianista – Radu Lupu. Cada uma das faixas reserva um encanto especial para o ouvinte e ele, com suma maestria, revela este encanto sem pecar pelo excesso romântico, dando a exata medida em cada uma destas pérolas.

Veja o que disse deste álbum a Gramaphone de 2010: ‘Do ponto de vista de tocar piano, este disco tem uma distinção aristocrática remanescente de [Dinu] Lipatti’.

Robert Schumann (1810 – 1856)

Humoreske, Op. 20
Kinderszenen, Op. 15
Kreisleriana, Op. 16

Radu Lupu, piano

Gravado na Salle de Châtonneyre, Corseaux, Suiça, 1993
Produção: Michael Woolcock

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 225 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 172 MB

Radu em pose decididamente romântica…

Você poderá descobrir mais detalhes sobre a biografia e a música de Robert Schumann visitando esta página aqui.

Detalhes sobre o número de faixas do disco, assim como os nomes das peças, podem ser vistos aqui ou nos arquivos de música.

Aproveite!

René Denon

Deixe um comentário