Bach (1685-1750): Variações Goldberg – Zhu Xiao-Mei

J.S. Bach

Variações Goldberg

Zhu Xiao-Mei, piano

朱 晓 玫

 

Parem tudo o que estiverem fazendo. Deixem as compotas de figo descansarem um pouco mais em seus vidros. Esperem as mangas amadurecerem um pouco mais antes de colhê-las. As flores esperarão uma hora e meia mais antes de serem regradas, elas não se importarão. Simplesmente sente-se no batente da porta que dá para o quintal, aumente e aumente o som: Zhu Xiao-Mei vai tocar as Variações do Grande Bach.

Ouça, não se preocupe, o tempo passará sem que você se dê conta! Você poderá então retomar as coisas que tinha para fazer.

Eu não sei quantas versões destas variações já ouvi, algumas talvez melhores do que esta e ainda muitas outras virão. Mas, hoje, neste momento, esta interpretação soa-me como a mais urgente, mais intensa.

Ainda postarei outras gravações desta obra e então falarei das belezas de uma ou outra das variações, como aquela chamada ‘Pérola Negra’, e de como este nome me faz pensar nelas como em um colar, onde a ária no início e, de novo, no final, no derradeiro de todo o universo que passou, fazem o papel das duas metades do fecho.

Nestas outras postagens que farei falarei da variação de número 16, chamada ‘Ouverture’, como se o caprichoso mago compositor nos dissesse – ‘como isto é um círculo, o começo pode estar em qualquer parte…’

Hoje apenas vos peço que ouçam as Variações Goldberg, da Xiao-Mei (ouso chamá-la pelo primeiro nome), sem pensar nas outras que você conhece. Apenas deixe que ela conte como naqueles dias ela as interpretava. Será uma maravilhosa maneira de usar bem seu tempo.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Variações Goldberg

Zhu Xiao-Mei, piano

Gravado em 1990

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 217 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 141 MB

Aproveite bem de uma hora e meia de sua vida: ouça Zhu Xiao-Mei tocando as Variações Goldberg!

René Denon

4 comments / Add your comment below

    1. Olá, Luiz Alfredo!
      Obrigado por acessar o blog!
      Quanto aos arquivos das Variações Goldberg, acabei de testar e ambos, tanto os da versão flac quanto da versão mp3 estão completos, com as 32 faixas. Você observou que os arquivos estão ‘envelopados’? Isto é, há um pasta dentro de outra contendo todos os arquivos musicais. Por favor, verifique novamente. Caso você continue encontrando dificuldades, tentaremos descobrir qual descompactador você está usando (o 7-Zip parece ser bastante funcional) ou ajudá-lo a baixar todo o conteúdo das pastas.
      Abraços
      RD

  1. Caro René, obrigado por compartilhar esse álbum. Quando a Aria inicial invade o silêncio, o tempo é destituído de todo peso e transcorre suavemente. Achei a leitura bem intuitiva, nítida e poética. Há várias passagens que trazem ao instante verdadeira emoção e sensibilidade musicais, como o que ocorre na 21° variação. Passei a admirar Zhu Xiao-Mei.

  2. Olá, Otavio!
    Imaginar que uma postagem como esta tenha chegado a várias pessoas e as tenha tocado, de alguma forma, já me alegra. Uma mensagem como a sua, faz ainda mais.
    Valeu!
    Forte abraço!
    René Denon

Deixe uma resposta